Social

Lisboa entre os melhores destinos turísticos

Lisboa encontra-se entre as dez cidades mais votadas, no ranking da Lonely Planet, dos destinos turísticos para 2012. O Propagandista Social mostra-lhe o top, que tem a particularidade de ter sido feito pelos leitores, que parecem gostar da capital portuguesa.

1. Reiquejavique: O topo do ranking pertence à capital islandesa. Por se tratar de uma das cidades mais setentrionais do mundo, é caracterizada pelos curtos dias no inverno (aproximadamente quatro horas) e pela ausência de noite no verão. O seu clima proporciona momentos excepcionais, e a sua localização geográfica permite ver auroras boreais.

2. Lisboa:  É verdade! Parece que os britânicos gostam da capital lusa. Riqueza gastronómica, histórica, arquitetónica, natural, e social são alguns dos cartões de visita que a capital de Portugal oferece. Jeremy Irons, em visita ao país para promover o trabalho, disse em conferência de imprensa que «há qualquer coisa de mágico no vosso país». Veja o que melhor tem para nos dar Lisboa, afinal o que é nacional é bom!

3. Istambul: A quinta maior cidade do mundo tem a particularidade de estar separada pelo rio que a divide em dois, uma parte na Europa e outra na Ásia. A zona de Sultanahmet, centro do antigo império otomano, é paragem obrigatória, onde pode ver a Mesquita Azul, o Obelisco de Teodósio, trazido do Egipto, ou a Cisterna da Basílica.

4. Barcelona: É lá que se encontra o Templo Expiatório da Sagrada Família, arquitetado por Gaudí. O monumento ainda está em construção, com fim previsto para 2020. A Catedral de Barcelona é um dos monumentos góticos de destaque na cidade, bem como a fonte mágica de Montjuic. Pode também ver as estátuas vivas nas Ramblas.

5. Londres: O país dos museus e das galerias: o Museu de História Natural, o Museu de Ciências ou o Victor and Albert, localizados em South Kensington, são alguns dos mais conhecidos. O Big Ben e o Palácio de Buckingham são incontornáveis. Londres tem várias escolas de artes dramáticas, visto que a capital teve a presença de grandes nomes, como foi o caso de William Shakespeare. Um país marcado pela cultura mas igualmente com uma paixão pelo futebol, com clubes de renome internacional, tais como Arsenal ou o Chelsea. 

6. Berlim: A paisagens natural faz parte desta cidade. Florestas, jardins, rios e lagos são alguns dos muitos pontos que Berlim oferece aos seus turistas. Uma particularidade é o facto da cidade ter sido dividida após a Segunda Guerra Mundial, em Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Embora reunificadas desde 1990, um ano depois da Queda do Muro de Berlim, notam-se diferenças arquitectónicas significativas entre os dois lados. Os Palácios e parques de Potsdam e Berlim, considerados património mundial, são um destino a visitar, mas também o célebre Portão de Brademburgo ou o Reichstag, o parlamento alemão.

 

7. Bangkok: A capital tailandesa oferece-lhe cultura, monumentos atrativos e hábitos distintos dos nossos. Se for a esta cidade, visite o grande Palácio Real de Bangkok e os templos budistas de Wat Po e Wat Arun. O mercado é um lugar a ver, embora possa parecer desinteressante. Mas não é! Trata-se de uma zona de comércio com a particularidade de ser flutuante, ou seja, os clientes fazem as suas compras em balsas, ao longo do rio. Sem dúvida diferente do habitual. 

8. Rio de Janeiro: Música, dança, carnaval estão sempre presentes no espírito carioca da cidade. A natureza, composta pela praia, a lagoa Rodrigo de Freitas, ou a Pedra da Gávea, o ponto mais elevado da cidade, são os principais atrativos naturais da região. Em termos de património construídos, o Cristo Redentor é o símbolo do Rio de Janeiro. Pouco falados mas não menos interessantes são a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e os Arcos da Lapa. As favelas, os famosos bairros de lata do Brasil, têm vindo a receber cada vez mais visitantes, não só pelo conceito em si, mas também pela vista panorâmica sobre a cidade.

9. Nova Iorque: A cidade de sonho para muitas pessoa, que adoram a vida movimentada que ela proporciona. Times Square, com os famosos teatros da Broadway, é ponto de passagem obrigatória. O império dos aranha-céus em contraposição com o parque mais conhecido do mundo, o Central Park, faz desta cidade uma das mais votadas deste ranking. A Estátua da Liberdade, a Quinta Avenida ou o Empire State Building fazem parte do enredo de uma viagem completa. Um passeio com os táxis amarelos, que tantas vezes vemos nos filmes norte americanos, poderá também ser um passeio engraçado. 

10. Puebla: México! A cidade vulcânica, embora pouco conhecida mundialmente é um local que vale a pena visitar. A capela do Rosário é um dos monumentos de interessa, com grandes ornamentações, mas pode também ver a Catedral de Puebla. Ao ar livre, o Tzicatlacoyan é um belo local, a poucos quilómetros da cidade, onde pode fazer um passeio subterrâneo e ver grutas, cavernas e nascentes de rios. A gastronomia é típica não do país mas da própria cidade, com a toupeira como principal prato, com diferentes preparações, ou os produtos da padaria, pelas suas variadas cores, aromas e sabores.

Categorias
Social

Comentários