Destaques

O que vai fazer no Dia Mundial do Teatro?

O Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, está a chegar e, como tal, o Propagandista Social apresenta-lhe algumas propostas para aproveitar este dia indo ao Teatro de forma gratuita ou com descontos.

A partir do dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, os desempregados podem entrar de forma gratuita nos museus, monumentos e palácios pertencentes ao Governo e têm descontos para espetáculos nos Teatros Nacionais, Cinemateca e Companhia Nacional de Bailado.

A questão é: O que vai fazer no Dia Mundial do Teatro? É uma terça-feira, de facto, dia de trabalho, mas existem várias propostas, veja a que mais o satisfaz. Relativamente ao Teatro propomos que:

No Centro Cultural da Malaposta os espetáculos Soldadinho de Chumbo às 10:30h e às 14:30h, Carta com Resposta às 21:30h e Fantasia para Tr3s às 21:45h tudo com entrada livre mediante reserva.

No Teatro Nacional D. Maria II é possível assistir aos espetáculos, As Aventuras de João Sem Medo às 16:00h, A Morte de Danton às 21:00h e João Torto às 21:15h. Os bilhetes estão disponiveis a partir das 14:00h do próprio dia e o seu levantamente é limitado a 2 bilhetes por pessoa sujeito à lotação dos espetáculos.

Se é um apreciador de Teatro e gostaria de ter acesso aos bastidores do edifício teatral saiba que, neste dia o Teatro Maria Matos, vai ter duas visitas guiadas “Dentro de cena”, uma às 17:30h para pais e filhos (dos 3 aos 5 anos) e outra às 18:30h para o público em geral (a partir dos 18 anos), é preciso marcar previamente até dia 25 de Março para [email protected] e são admitidos um máximo de 30 participantes. Neste mesmo teatro poderá assistir à última sessão de Histórias do Bosque de Viena às 21:30h e com preço único de 7€.

Poderá também optar pelo Teatro da Politécnica, os Artistas Unidos apresentam-lhe O Rapaz da Última Fila às 19:00h com entrada livre.

[…] E entre redações horríveis descobre uma, inesperada pelo seu conteúdo e forma, que é a da outra personagem especial, o rapaz da última fila. Ninguém escolhe a última fila em vão. Nem sempre um rapaz a escolhe por ser o malandro, a última fila é aquela de onde se vê todos os outros sem se ser visto – é a fila do escritor, do artista.

Juan Mayorga in Artistas Unidos Revista nº 19

 O Chapitô a partir das 20:00h também vai ter muita animação, Teatro, Cinema, Circo, Performance, Comédia, o 2ºano de IAC e CenFA são os artistas e Ana Bola é a personalidade homenageada.

O Teatro A Barraca tem uma programação dedicada ao Dia Mundial do Teatro que conta com uma sessão do espetáculo D.Maria, A Louca às 20:30h na sala 1 e às 22:00h O Fantasma do Chico Morto na sala 2 com entrada livre.

No Teatro São Luiz é possível participar nas habituais leituras de Dom Quixote, Ler Dom Quixote especial Dia Mundial do Teatro às 21:00h no Jardim de Inverno e, assistir ao espetáculo Jôjô, o Reincidente às 10:30h e às 15:30h no palco da Sala Principal:

O Teatro é uma Oficina. Em plenas férias de Páscoa, as manhãs e as tardes do São Luiz transformam-se em espaços de descoberta das formas de fazer Teatro. Depois da apresentação de Jôjô, o Reincidente, um conjunto de oficinas, à volta da interpretação, da cenografia, da coreografia, da escrita, da expressão plástica, completam a experiência e mostram aos jovens públicos como se constrói um espetáculo de Teatro.

Jôjô, como todas as crianças, faz o seu mundo, fabrica-o, não aceitando o mundo que lhe põem à frente. Ao ser servido um mundo acabado, a imaginação, filha da ingenuidade e da atenção, da curiosidade e princípio das escritas, vai-se. Jôjô não consome, constrói e inventa outras coisas com os objetos da casa, é muito pequeno, não anda sozinho na rua. E está a crescer, a fazer-se grande. Faz da casa e em casa esse mundo que ele vê, agindo, manipulando tudo de modo artesão. Por vezes leva uma estalada da mãe: o que é isso de empilhar as cadeiras? E que é isso de um concerto musical com o desmembramento do aspirador? Jôjô é um vanguardista e faz lembrar um jovem Duchamp, pois converte os objetos de uso quotidiano em ações artísticas. Será Jôjô um performer, geneticamente falando?

SÃO LUIZ, Teatro Municipal, Dias do Teatro 2012, (http://www.teatrosaoluiz.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=283), 2012

No Teatro Municipal de Almada irá ser apresentado com entrada livre o espetáculo Dança de Roda às 21:30h.

E, como não podia deixar de ser, o Museu Nacional do Teatro comemora o dia com duas apresentações, às 10:30h Floresta e às 15:00h As mulheres de Gil Vicente. A entrada é mediante marcação prévia para o número 21 756 74 10/18.

Estas são as nossas sugestões para o Dia Mundial do Teatro, aproveite os descontos e veja Teatro;

Existem vários espetáculos e cada um com linguagens estéticas diferentes. A televisão alterou todos os comportamentos da sociedade e criou um ideal do formato de um programa, isso influenciou o Teatro, onde as programações mais populares são as que se aproximam de um ritmo e tempo dos programas televisivos. Estes ritmos impuseram também um tempo de respiração que é inadequado para as ações dramatúrgicas, musicais, operáticas e coreográficas, criando-se assim um “espectador-zapping”, ansioso, cada vez menos incapaz de aguentar o tempo lento do espectáculo ao vivo, ao contrário do “espectador-recetor” de ritmos diferentes. O Teatro não é para elites é um fator importante na Cultura da sociedade e não é tão caro assim, por isso, vamos contrariar este pensamento.

André Moreira

Portanto, deixe as ideias pré-feitas em casa e vá ao Teatro.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários