Televisão

“E o Tempo Passa” estreia quinta-feira, na RTP1

Na próxima 5.ª feira, não pode perder “E o Tempo Passa”, que a RTP1 exibirá pelas 23h30. Uma história apaixonante sobre a dura vida de uma modelo que sempre quis ser atriz.

Afinal, todos perguntam: onde está a felicidade?

Teresa Gaivão, modelo internacional em fim de carreira, é convidada para interpretar a diretora de uma escola de artes numa telenovela portuguesa. Teresa aceita porque quis sempre ser atriz. Os problemas surgem de imediato. Descobre depressa que a satisfação do seu desejo exige talento e capacidade de trabalho que ela julga não ter. O príncipe Gilles, seu antigo amante, propõe-lhe casamento, mas Teresa recusa. Não quer uma coroa, mas um palco. Torna‐se amiga da chefe de guarda‐roupa da novela, Renata, que a apoia e protege. Acontece apenas que Renata ama um morto e toda a gente a considera louca, menos Teresa. É sobre esta cumplicidade que se estabelece uma forte relação entre as duas mulheres.

Simão, talhante e apaixonado de novelas, assiste às gravações com grande entusiasmo. Para quem trabalha, todas as noites, no desmanche de animais no matadouro, as reviravoltas da intriga, as ações surpreendentes das personagens parecem‐lhe a verdadeira vida, vida fantasiosa sem dúvida, mas plena de emoções. No intervalo das gravações Teresa e Renata zangam‐se. No fim de uma gravação, Renata julga reconhecer, vindo da sombra de uma árvore, o namorado morto. Corre para ele e abraça-o. Nos dias seguintes falta ao trabalho. Desaparece para não mais voltar. Meses depois, dois amadores de pesca submarina retiram o seu corpo do mar. Graça, jovem atriz da novela, que desempenha também um papel numa peça de teatro que está em cena, conta a Teresa como é, a um tempo, fascinante e estranho o trabalho de construção das personagens. São explicações que estimulam a imaginação de Teresa. Apresenta‐se numa audição aberta para um papel teatral e, no fim, se tivesse ouvido o que o encenador disse à sua assistente, ficaria a saber que uma atriz “tem a mais bela profissão do mundo”.

Elenco: Sofia Aparício (Teresa Gaivão) Isabel Ruth (Renata) Christian Cloarec (Prince Gilles) Américo Silva (Simão) Rita Durão (Paula/Júlia) Joana Metrass (Rita) Miguel Nunes (Diogo) Pablo Malter (Camilo/Vítor) Sara Carinhas (Marisa) Pedro Górgia (Assistente de Realização) Cecília Henriques (Celestre/Filipa) Patrícia Resende (Clara) Ricardo Aibéo (Mário Proença) Atílio Riccó (Realizador) Lourenço Heniques (Alberto) Sérgio Gomes (Gaspar).

Ficha Técnica:
Duração: 111minutos
Produção: José Mazeda
Realização: Alberto Seixas Santos
Autoria: Alberto Seixas Santos e Catarina Ruivo
Origem: Portugal – 2010
Classific.: M/12

Categorias
Televisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários