Destaques

Joana Vasconcelos é a primeira mulher a expor em Versalhes

Joana Vasconcelos é a primeira portuguesa e mulher a expor no Palácio de Versalhes. A exposição poderá ser vista de 19 de Junho a 30 de Setembro. 

A artista portuguesa nascida em Paris irá expor as suas peças nos apartamentos reais do palácio. O espaço foi já ocupado por reputados artistas como Jeff Koons, Xavier Veilhan e Takashi Murakami.

No total são 17 obras de arte, das quais 8 foram especialmente produzidas para esta exposição. A mostra é composta por têxteis e objetos do quotidiano mas, ainda assim, únicos no seu estilo. Um ataque de cores e humor transmitem uma mensagem subliminar, na utilização de simples materiais domésticos.

Joana Vasconcelos tem recebido elogios de prestigiantes fotógrafos e a sua carreira tem vindo a progredir a larga escala. Os napperons em crochet e os corações de Viana do Castelo foram um sucesso, em 2008, na Galeria Nthalie Obadia, ao som do fado de Amália Rodrigues. A artista já expôs na Fundação Gulbenkian em Paris, no ano passado, no Palazzo Grassi, aquando do Bienal de Veneza e já conquistou Moscovo e o Reino Unido.

Os visitantes serão acolhidos com a obra “Mary Poppins”, na Sala da Paz será apresentado o “Coração Independente Vermelho“, e no Salão da Guerra estará o “Coração Independente Preto“. O Quarto da Rainha ainda tem muito por desvendar mas a artista já referiu que nas Escadas da Rainha vai estar exposta uma peça de tapeçaria tradicional de Portalegre, a que deu o nome “Vitral“.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Comentários