Cinema

“Cinco Noites, Cinco Filmes” na RTP2

De 9 a 13 de abril, a RTP2 vai exibir cinco filmes sobre o mundo da política. São cinco filmes em registos cinematográficos diferentes que variam não só no seu género, como na nacionalidade. Dos EUA à Roménia, passando pelo Irão ou por França, os cinco filmes mostram o melhor e o pior da política em todo o mundo.

Se gosta de bom cinema marque encontro com a RTP2. De 9 a 13 de abril, às 23h30, sente-se em frente ao ecrã e veja filmes de qualidade.

9 de abril: FILME SOCIALISMO (Film Socialisme)

Filme Socialismo” é um ensaio em três movimentos. Um navio onde se entrelaçam histórias de viajantes de todas as partes do mundo. Um conflito familiar onde os progenitores são postos à prova. Um momento em que o realizador Jean-Luc Godard expõe as suas ideias sobre a Europa e o mundo contemporâneo.

Realização: Jean-Luc Godard
Intérpretes: Catherine Tanvier, Christian Sinniger, Jean-Marc Stehlé, Robert Maloubier
França e Suíça, 2010, 101 minutos

10 de abril: ISTO NÃO É UM FILME (This is not a film)

Impedido de filmar e estando a cumprir uma pena de prisão domiciliária, Jafar Panahi com a colaboração de Mojtaba Mirtahmasb, decide fazer um documentário sobre a sua situação de prisioneiro e, simultaneamente, uma reflexão sobre o cinema.

Realização: Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb
Intérpretes: Jafar Panahi
Irão, 2010, 75 minutos

11 de abril: BOA NOITE E BOA SORTE (Good Night, and Good Luck)

Estamos nos Estados Unidos durante a década de 50 do Séc. XX. Edward R. Murrow é um jornalista da CBS que desafia pressões da empresa e dos patrocinadores para analisar as mentiras e as táticas de McCarthy durante a sua célebre “caça às bruxas”. Murrow e a sua equipa tudo fazem para desmascarar o medo provocado pelo senador, e isso acaba por se pagar caro. Realizado por George Clooney numa homenagem a um naipe de jornalistas que conseguiram desafiar o medo e a prepotência de um poder cego e mesquinho.

Realização: George Clooney
Intérpretes: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr.
EUA, 2005, 89 minutos

12 de abril: AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAE CEAUSESCU(Autobiography of Nicolae Ceausescu)

Andrei Ujica vasculhou mais de mil horas de imagens de arquivo e trabalhou durante quatro anos para fazer este filme. A partir de vídeos oficiais e privados, idealizados pelo próprio ditador romeno, o realizador traça um fascinante percurso de ascensão e queda de Nicolae Ceausescu, usando como ponto de partida o julgamento a que este foi submetido.

Realização: Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180 minutos

13 de abril: HISTÓRIAS DA IDADE DE OURO 

Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a essa época como os anos de ouro… O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito. O filme combina várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante que o dinheiro, a liberdade mais importante que o amor e a sobrevivência mais importante que os princípios.

Realização: Ioana Uricaru, Hanno Höfer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu, Cristian Mungiu
Intérpretes: Diana Cavallioti, Radu Iacoban, Vlad Ivanov, Tania Popa, Liliana Mocanu
Roménia, 2009, minutos

Categorias
CinemaTelevisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários