Cinema

“Take Shelter” estreia a 17 de Maio

Depois de começar a ter visões apocalípticas, Curtis LaForche, não sabe se deve proteger a família da tempestade que se anuncia ou dele mesmo. Decidido a guardar as visões para si próprio começa a construir um abrigo para tornados no quintal, o que vai gerar uma enorme tensão entre si e os que lhe são mais próximos.

Este é um filme que fala de medo e de ansiedade. Medo de perdermos o que nos é mais querido. Neste filme Michael Shannon interpreta um homem que tem medo da “tempestade” que se aproxima e que acaba por deixar que este consuma a sua vida. Curtis enfrenta sobretudo uma batalha contra ele próprio ao tentar perceber se a tempestade é real ou se está a ter sintomas de esquizofrenia (doença diagnosticada à sua mãe). O resultado? Uma interpretação genial sem defeitos de um actor que já nos habituou à excelência.

Mas para fazer um papel principal tão brilhante quanto este são precisos outros actores igualmente brilhantes. Jessica Chastain, que faz de Samantha, a mulher de Michael, têm-nos dado mostras do seu talento, e não tem desapontado (pelo menos a mim)! Aqui, uma interpretação poderosa de uma mulher que tenta “aguentar o barco” quando este parece estar a afundar.

A banda sonora e a fotografia também são dignas de referência. Um filme muito bem executado.

O ritmo desta fita progride muito lentamente à medida que desenha um drama sombrio que nos deixa completamente arrebatados no final. Um filme inteligente, fantástico e brutalmente honesto que certamente não o vai deixar indiferente ao sair da sala de cinema. Absolutamente assombroso…

A ansiedade e o medo são-nos apresentados como a força motriz da sociedade. Ansiedade essa que provém do facto de termos algo a perder. E esta é cada vez mais palpável…

O filme de Jeff Nichols estreia nas salas de cinema portuguesas a 17 de Maio. Veja aqui o trailer.

[xrr rating=5/5]

                              httpv://www.youtube.com/watch?v=I5U4TtYpKIc

Categorias
CinemaDestaques

Jornalista Estagiária numa publicação mensal e amante de Cinema e da Cultura nacionais

Comentários