Estado da TV

Televisão também é futebol

Escusado será dizer que a televisão é também feita de desporto, ou melhor, de futebol. Se por um lado mais de metade dos portugueses não pratica qualquer desporto regularmente, por outro lado, são poucos aqueles que faltam a um jogo de futebol da seleção nacional, na televisão.

As esplanadas enchem-se de gente, as ruas ficam paradas e, de quando em vez, ouvem-se gritos. Um uníssono que apela à alegria, à satisfação e, sobretudo, à união. Uma união em torno de uma televisão, seja ela a cada vez menos típica pequena televisão no centro da sala ou um grande ecrã plano num jardim.

As audiências são esmagadoras e por mais que eu considere inadequado parar o país para ver futebol, agrada-me que as pessoas se juntem, que se riam, que, por momentos, sejam felizes. E são estes momentos que revelam que nem tudo é decadente ou a caminho da decadência em televisão. É bom saber que a outrora grande tecnologia, que posteriormente ganha o papel de agente do sedentarismo, ainda serve para juntar as pessoas, fazê-las sorrir, mesmo que não tenham motivos para tal.

O futebol será, por ventura, a melhor parceria que a televisão tem. É o futebol que dá às televisões a oportunidade de conseguir reunir uma audiência superior a 3 milhões de pessoas e essa oportunidade não é, de todo, desaproveitada. Cada minuto, cada segundo, cada momento é uma oportunidade e cada uma das oportunidades é proveitosa ou, pelo menos, faz-se por isso.

Se há quem critique a quantidade de programas sobre futebol e a emissão dos grandes jogos em sinal aberto nos três canais de televisão generalista, peço que pensem um pouco antes de o fazer. Sim, talvez haja muitos pontos negativos e muitas críticas a tecer, mas porque não olhar para o lado positivo? As pessoas são como são e os portugueses são assim, apaixonados pelo futebol.

Categorias
Estado da TV

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários