Destaques

Joana Vasconcelos representa Portugal em Veneza depois de expor em Versalhes

Joana Vasconcelos foi a eleita para representar Portugal na Bienal de Veneza 2013. A artista nunca havia sido convidada para expor no pavilhão português do evento.

Para Francisco José Viegas «está na altura de corrigir essa falha». Segundo o secretário de Estado da Cultura, a artista plástica «tem colocado o nome de Portugal ao mais alto nível no mercado mundial da arte».

Antes de viajar até Veneza, Joana Vasconcelos prepara-se para estrear no Palácio de Versalhes, na próxima terça-feira, dia 19, uma exposição de 17 obras, das quais 8 foram produzidas exclusivamente para a ocasião. A artista é a primeira mulher a expor no monumento.

“Sapatos Marilyn” de Joana Vasconcelos.

As peças mais emblemáticas de Joana Vasconcelos não faltarão. Entre elas estão os conhecidos sapatos Marilyn feitos com panelas e tampas e os Corações Independentes vermelho e preto compostos por garfos de plástico. Quanto a novas obras, a artista plástica vai surpreender os visitantes, entre outros, com um helicóptero de plumas douradas; um móvel em forma de Ovo Fabergée, decorado com postiços de cabelo, que será exposto no quarto de Maria Antonieta; três Valquírias, que serão suspensas na sala das Batalhas; e estatuetas de leões cobertos de renda dos Açores.

“A Noiva” de Joana Vasconcelos.

Contudo, nem todas as ideias de Joana Vasconcelos poderão ser colocadas em prática. “A Noiva”, o conhecido lustre feito com tampões, foi impedida de ser exposta em Versalhes. Segundo a artista plástica, a organização terá considerado desadequada a peça ao espaço. Para a portuguesa, esta “censura” é a prova de que «há ainda muita coisa para fazer» na nossa sociedade. Para Vasconcelos, a peça adequava-se bem à estética e ao ambiente luxuoso do Palácio.

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, e hoje é uma das artistas plásticas mais conceituadas a nível mundial, tendo já exposto as suas obras em cidades como Paris, Londres, Brasil, entre outras.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários