Televisão

Júlia Pinheiro multada em 4 mil euros por ter autorizado mostrar uma bebé no “Você na TV!”

A apresentadora e diretora de conteúdos da SIC foi condenada, pelo tribunal da Relação de Évora, a pagar 4 mil euros de indeminização pela exibição em televisão de uma bebé de dois anos, que teria sido abusada pela própria mãe. O crime terá sido cometido em maio de 2007, no programa “Você na TV!”, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, numa altura em que Júlia Pinheiro era responsável pelos conteúdos do programa.

Segundo o tribunal “foi exibida, durante, pelo menos, sete segundos uma fotografia da ofendida, a qual permitiu visualizar o seu corpo da cintura para cima, incluindo a face”. Os abusos não se confirmaram e a menina acabou por ser exposta na televisão como tal. O convidado do programa era o pai da menina, que acabara de perder a guarda da filha. A mãe da criança processou a então diretora de conteúdos da TVI.

“A assistente [progenitora] ficou transtornada do ponto de vista emocional, sentindo vergonha, angústia, tristeza e ansiedade, ficando com medo que lhe fosse retirada a guarda da menor, sentimentos que ainda hoje sente. A assistente ficou com medo de tocar na filha quando lhe dava banho”, refere o acórdão.

A condenação ao pagamento de quatro mil euros de indemnização surge depois de a defesa ter recorrido a uma sentença do tribunal de Setúbal que obrigava a apresentadora a pagar 12 500 euros, mas Júlia Pinheiro foi absolvida pela Relação de dois crimes de devassa da vida privada.

Categorias
Televisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários