Música

Madonna em Portugal: o alinhamento, os looks… e a polémica

Madonna está de regresso a Portugal. A “rainha da Pop” atua esta noite no Estádio de Coimbra. O álbum “MDNA” serve de pretexto à “2012 World Tour”. Num espetáculo composto por quatro atos, quase 10 mudanças de look e com um palco recheado de tecnologia, Madonna promete aos seus admiradores mais um concerto inesquecível, onde a polémica também não faltará. Já está vestido a rigor? Já sabe as letras todas? Então respire fundo porque vamos contar-lhe tudo o que vai acontecer esta noite em palco!

Menos clássicos, mais música nova

“MDNA” serve de pretexto para a visita a Coimbra e preenche grande parte do alinhamento do concerto. O espetáculo está divido em quatro atos – cada um mais polémico que outro. A religião e a sexualidade servem de linha condutora ao alinhamento composto por 18 temas, dos quais 8 são do mais recente disco da cantora, editado a 26 de março.  A música provocante, a sonoridade eletrónia e as coreografias arrojadas são portanto mais que certas durante o espetáculo de quase 2 horas. Nesta aula de aeróbica, a pausa para respirar acontece apenas em “Masterpice”, música que venceu o Globo de Ouro para canção original no filme “W.E.”, assinado pela cantora. Veja o alinhamento completo em baixo.

Para mostrar que apesar da longa carreira ainda se mantem atual, a equipa de Madonna criou um palco altamente tecnológico, com ecrãs topo de gama e plataformas elevatórias que prometem encher os olhos a todos os presentes do primeiro ao último minuto.

Polémica vs. Desespero

Madonna sem escândalo não é Madonna. Mas na “2012 World Tour”, a cantora tem levado a polémica a outro nível.

Primeiro foi a polémica com a deputada francesa Marine Le Pen, do partido conservador Frente Nacional. A “rainha da Pop” exibiu no concerto imagens de uma cruz suástica sobre o rosto de Le Pen. Em resposta, a política afirmou que «cantoras mais velhas precisam de chegar a estes extremos para falarem delas». Estas críticas surgem na época em que o título de “rainha da Pop” de Madonna continua a ser colocado em causa, e as comparações com Lady Gaga se sucedem, e a cantora não faz por menos. Já são conhecidas as comparações entre “Born This Way” de Gaga e “Express Yourself” de Madge. Decidida a aumentar a polémica, a “rainha da Pop” mistura as duas músicas durante o espetáculo e termina dizendo “Ela não sou eu!” (vídeo em baixo).

As críticas sobre o desespero de Madonna perante a possibilidade de perder o protagonismo são também apontadas pelos críticos da indústria. É que Madge não se fica por aqui. No concerto em Roma durante a interpretação de “Human Nature”, a cantora de 53 anos baixou as calças pretas que vestia, e virou costas aos fãs que entraram em delírio (a imagem mostra porquê). Durante a apresentação da mesma música, mas na Turquia, a cantora mostrou outra parte do seu corpo. Baixou o sutiã e mostrou o seio a todos os fãs. A pergunta impõem-se: o que irá mostrar Madonna aos fãs portugueses?

Desfile de alta costura

Se Madonna é perita em despir, também já nos habituou a vestir como poucos o fazem. Na “2012 World Tour”, a cantora irá vestir aquele que é considerado o guarda-roupa mais grandioso de sempre. Segundo a estilista da cantora, Arianne Philips, Madge irá mudar de indumentária “sete ou oito vezes” durante o espetáculo.

Se há uma peça-chave para esta digressão, ela é o bustier recriado a partir daquele que foi concebido por Jean Paul Gaultier para a “Blond Ambition Tour”. Vinte anos depois, o estilista volta a criar esta espécie de espartilho em forma de gaiola. A peça feminina é combinada com um conjunto de calças, camisa e gravata, o que evidencia bem o estilo de Gaultier e a fusão entre o homem e a mulher – não estivéssemos no ato “Masculino / Feminino”.

Inspirado em Joana d’Arc, a cantora irá vestir uma espécie de armadura de cristais Swarovski, durante a interpretação de “Like A Prayer”, nos minutos finais do concerto. Há também um visual de cheerleader, bem apropriado à interpretação de “Give Me Alll Your Luvin’”. Este look é finalizado com umas botas Miu Miu propositadamente criadas para a tour.

Tudo é preparado ao milímetro e nem a lingerie fica fora deste dress code – afinal falamos de Madonna! A cantora usa peças de roupa interior idealizadas por sim própria para a marca Truth or Dare. Veja as fotos da indumentária da cantora em baixo.

Ainda há bilhetes!

Seria compreensível que o concerto de Madonna já estivesse esgotado… mas não está. Em Coimbra estarão cerca de 40 mil pessoas, mas ainda há lugares por preencher. O elevado preço dos bilhetes pode ser a justificação.

Para quem já tem presença assegurada, a organização do festival garantiu os meios de segurança e transportes necessários para o espetáculo. Oito parques de estacionamento, três circuitos de autocarro, comboio para Coimbra, 1500 agentes de segurança da PSP e de empresas privadas, 120 elementos da Cruz Vermelha e 6 ambulâncias são alguns dos indicadores que fazem antever uma grande noite.

Confira o alinhamento da “2012 World Tour”:

Trangressão
The prayer Ouverture: Act of Contrition
Girl Gone Wild
Revolver
Gang Bang
Papa Don’t Preach
Hung Up
I Don’t Give A

Profecia
Best Friend (vídeo introdutório)
Express Yourself (e Born This Way de Lady Gaga)
Give Me All Your Luvin’
Turning Up The Hits (vídeo introdutório)
Turn Up The Radio
Open Your Heart
Masterpiece

Masculino/Feminino
Justify My Love (vídeo introdutório)
Vogue
Candy Shop
Erotica
Human Nature
Like a Virgin

Redenção
Nobody Knows Me (vídeo introdutório)
I’m Addicted
I’m a Sinner
Like a Prayer
Celebration

Veja a galeria de fotos com os looks de Madonna e imagens do espetáculo:

Veja a interpretação de “Express Yourself” e de “Born This Way” por Madonna:

Categorias
Música

Media student, workaholic, tv-radio-web addicted, fashion victim, music lover. A life enjoyer.

Comentários