Palcos & Letras

Siza Vieira premiado em Veneza

O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai receber o Leão de Ouro na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, no dia 29 de Agosto. 

Esta é já a segunda vez que Siza arrecada este prémio. A primeira vez aconteceu em 2002.

O nome do português foi avançado por David Chipperfield, diretor artístico. O arquiteto foi escolhido por um júri dirigido por Paolo Baratta. A decisão dever-se-á ao percurso profissional do arquiteto, ultimamente em voga após três dos seus projetos terem entrado na coleção do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Além disso, o grupo de jurados salienta o elevado nível do trabalho de Siza, a sua “confiança do conhecimento e sabedoria da dúvida.”

“Desenvolvendo uma linguagem arquitectónica que é unicamente sua, parece falar para todos nós.”

Júri do Bienal Internacional de Aquitetura de Veneza

Siza Vieira é um dos arquitetos portugueses mais premiados e recebeu o grau de Honoris Causa, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 2010. Entre os muitos galardões encontram-se o prémio Pritzker, a medalha de ouro da União Internacional dos Arquitectos, e o prémio Prince of Wales da Universidade de Harvard.

Siza é o autor de edifícios como o  Museu de Serralves, o Pavilhão de Portugal na Expo 98, o projecto para o Centro Meteorológico da Vila Olímpica, em Barcelona, entre outros.

O Leão de Ouro será recebido na abertura da 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza.

Veja algumas das obras do arquiteto:

 

 

Categorias
Palcos & Letras

Comentários