Digital

10 apps que não pode perder


Esteja ou não atento ao mundo da tecnologia, provavelmente apercebe-se de que hoje as aplicações estão em todo o lado: no browser, nas redes sociais, no ambiente de trabalho e mais fundamentalmente nos smartphones e tablets, que as colocam como parte integrante da sua experiência e do seu funcionamento.

Hoje destacamos as aplicações que são um must. Podem não ser propriamente as mais recentes, mas as que são difícil de ignorar pela sua utilidade.

1. Evernote (iOS/Mac/Android)

Este poderoso organizador de tarefas/notas/lembretes é verdadeiramente útil para compilar os pedaços de informação com que lidamos no dia-a-dia. Com acesso e sincronização possíveis entre plataformas, pode por exemplo criar uma nota com elementos multimédia em anexo no browser, e esta é automaticamente sincronizada com a conta, ficando disponível em todos os equipamentos onde tenha a aplicação instalada.

2. TuneIn Radio (iOS/Android)

Uma das melhores e mais robustas aplicações para ouvir estações de rádio. É possível escolher de uma lista a nível mundial, mas as nacionais são por norma automaticamente sugeridas. Permite gravar a emissão, pausar e programar para se desligar automaticamente. Algumas destas funcionalidades estão apenas disponíveis na versão PRO.

3. Bamboo Paper (iOS – iPad)

Por vezes escrever num teclado virtual no tablet não chega. Os stylus, que se julgavam ultrapassados e que faziam as delícias dos que tinham PDAs, conseguiram encontrar nova utilidade em aplicações como o Bamboo Paper. Ao deixar escrever como se num papel se tratasse, a aplicação torna-se um complemento fantástico para apontamentos na escola ou em reuniões, ou simples anotações de ideias. Inclui possibilidade de adicionar imagens, impressão, e de enviar cadernos ou notas por email.

4. Flipboard (iOS/Android)

Com cada vez mais locais onde é possível aceder à informação, pode tornar-se frustrante tentar ir a todo lado, e estar em todos os sites e redes sociais à procura das últimas novidades. Felizmente existe o Flipboard, um agregador de notícias bastante apelativo. O utilizador escolhe as fontes (seja nas listas disponibilizadas ou pesquisando o feed RSS) e a aplicação cria quadros, com os últimos conteúdos. O texto e as imagens ficam organizados de uma forma clean e que facilita a leitura dos conteúdos. Um must.

5.  Google Chrome (iOS/Android)

Fresquíssimo. Chegou há pouco tempo à App Store da Apple, mas já merece (pelo menos para já) figurar nesta seleção. Só o facto de permitir sincronizar os separadores com a versão desktop do Chrome, é uma mais valia. Além disso, a barra unificada de pesquisa/endereço colmata a falha do Safari no iOS, que apresenta dois campos diferentes. O próprio painel de acesso aos sites mais visitados foi transposto para a versão móvel, e é bastante útil.

6. GuidePal Offline City Guides (iOS)

A interface gráfica sobressai neste guia de cidades. Os pontos de interesse são salientados para quem queira viajar. É personalizável, e ao efetuar-se o download dos guias, evitam-se os constrangimentos de más ligações, com acesso a mapas offline.  Um óptimo aplicativo para conhecer os locais mais in de qualquer cidade.

7. Sparrow (iOS/Mac)

Esta pérola de cliente de email só mesmo experimentada. A facilidade de navegação e a organização do correio eletrónico é óptima, com arquivação e categorização inteligente. Funciona em Mac e iOS, e com os serviços do Gmail, Hotmail, iCloud e Yahoo!. Faltam as push notifications na versão móvel, mas é um mal menor quando se avalia a app no seu conjunto.

8. Clear (iOS)

O “Clear” apresenta uma lista de afazeres de forma inovadora, e diga-se, muito simples. Após concluir uma tarefa, basta passar o dedo para a desmarcar. O facto de não haverem distrações nem muitas opções tem contribuído para o seu sucesso.

9. iA Writer (iOS/Mac)

Uma app para quem escreve muito e que nos mantém focados no essencial – o texto. A facilidade de sincronizar o trabalho por equipamentos com iOS com Mac, e através do Dropbox, é um extra que foi muito bem-vindo. Os botões inteligentes de navegação saltam palavras e descomplicam o acto de escrita e correções.

10. Tap The Frog (iOS)

Este jogo promete ajudar a passar o tempo da forma mais divertida. Os diferentes níveis mostram diferentes formas de jogar: quer seja ‘apanhar’ o sapo o mais rápido possível, carregar em sapos por ordem numérica, ou lavar o sapo, este título promete entreter miúdos e graúdos. Viciante!

BÓNUS: 11. Instagram (iOS/Android)

A popular aplicação de fotografia móvel ficou disponível há relativamente pouco tempo para os sistemas Android. Os números não mentem: mais de 25 milhões de utilizadores fazem deste aplicativo um sucesso. A captura de fotografias e a aplicação de filtros às imagens salientam ou modificam motivos nas fotos, conferindo-lhes um feel ou vintage ou moderno, dependendo dos gostos de cada um.

Categorias
Digital

Comentários