Destaques

«Vésperas da Virgem Santíssima» no Clube Estefânia / Escola de Mulheres

_MG_7941«Vésperas da Virgem Santíssima», um texto de António Tarantino protagonizado por Figueira Cid e com direção de José Neves, está em cena a partir de 5 de julho no Clube Estefânia / Escola de Mulheres.

Em palco apresenta-se um pai que sofre com a perda de um filho. Um monólogo contemporâneo onde este personagem nos dá a conhecer a sua complexa relação de amor incondicional ao filho travesti apoiando-o mesmo contra todo o preconceito.

O texto de Tarantino apela-nos, através de uma linguagem metafórica e recorrendo à mitologia grega, a uma reflexão  sobre os caminhos dos personagens num tempo em que a linha entre passado e futuro não é clara aos olhos do espectador. O que torna interessante a complexidade do texto é que deixa em aberto a motivação deste personagem relativamente a todo o acompanhamento que dá ao filho após uma separação que lhe é muito dolorosa.

_MG_7980Para José Neves o trabalho criativo em teatro passa muito pelo texto: “todas as soluções para qualquer problema que se encontra numa peça estão no texto”. Neste espetáculo o processo passou por “trabalhar no sentido de provocar algo mais e encontra-lo sobretudo na pessoa do ator que aqui é o grande comunicador e é a pessoa que está mais em relevo”.

José Cid considera que este trabalho foi “difícil por uma questão de opção”. A escolha passou por decidir que caminho dramatúrgico seguir relativamente aos diálogos entre o seu personagens e todos os que vão sendo apresentados ao longo da peça.

O texto é rico em situações diversas que surgem da experiência de vida deste personagem e vão sendo abordadas em catadupa ao longo de 1h15m entre elas crime, prostituição, doença, suicídio, problemas económicos e homofobia.

«Vésperas da Virgem Santíssima» é uma produção da Associação Cultural «A Bruxa Teatro» nascida em Lisboa, em 2002, e com sede em Évora – dedicada à criação e produção teatral há 10 anos.

O espetáculo estará em cena até ao dia até ao dia 22 de julho de quinta a sábado às 21h30 e domingo às 16h.

[cincopa AQLAU4a_S_bv]

Ficha técnica

de Antonio Tarantino
direção José Neves
interpretação Figueira Cid
participação especial Ricardo Neves-Neves

assistência de encenação Mirró Pereira
cenografia e figurino Pedro Fazenda
ciclo de cinema Daniel Gorjão
ciclo de leitura de textos Mirró Pereira
sonoplastia Pedro Costa
desenho de luz Feliciano Branco

produção ‘A Bruxa Teatro’
M/12

Fotografias: David Viegas

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários