Destaques

«Cenas da Vida Conjugal» em cena até ao fim de outubro no TNDMII

_MG_8591Cenas da vida conjugal é a nova peça da  Sala Garrett do Teatro Nacional Dona Maria II. Com Margarida marinho e Adriano luz nos principais papéis, este espetáculo coloca-nos dentro das fragilidade de uma relação aparentemente equilibrada.

O pano sobe e apresenta-se-nos uma sala de estar de um casal. Ele é João, professor universitário na Universidade de Psicologia e ela é Mariana, advogada num escritório. Têm dois filhos em comum e uma vida estável. A primeira cena trata-se de uma entrevista. O «casal ideal» tenta mostrar a sua «vida ideal» à jornalista, mas algumas perguntas mais íntimas dão a entender um certo desconforto na relação.

O casamento e a separação, o amor e o ódio, o sexo e a distância são apenas alguns dos ingredientes que fazem de «Cenas da Vida Conjugal» uma receita de sucesso. A grande encenação de Solveig Nordlund e as brilhantes prestações de Adriano Luz e Margarida Marinho fazem deste espetáculo uma verdadeira análise sociológica da vida a dois.

_MG_8584A série de Ingmar Bergman «Cenas da Vida  Conjugal» chegou à televisão sueca há mais de 40 anos. O sucesso foi tal que na Suécia deu-se uma verdadeira revolução no conceito de casamento e a sociedade passou a encarar as relações de uma forma completamente diferente de outrora.

Pela primeira vez em Portugal, Margarida Marinho e Adriano Luz fazem chegar ao espetador o desconforto de uma turbulenta e instável vida a dois que depressa passa do ideal para o totalmente desajustado. Mas de óbvio nada têm as relações e nenhum futuro é expectável para as vidas de Mariana e João. A mensagem é que o amor ou mesmo uma simples relação são muito mais complexos do que a instituição do casamento e a própria sociedade.

_MG_8661A encenadora Solveig Nordlund teve a oportunidade de passar um mês em casa de Bergman em Estocolmo para poder preparar este espetáculo. Para Solveig foi muito importante contactar com Bergman, tendo acedido à sua biblioteca pessoal onde se encontravam guiões originais com anotações que foram importantes para montar este espetáculo.

«Cenas da Vida Conjugal» estará em cena até ao dia 28 de outubro, de quarta a sábado às 21h e domingo às 16h. No dia 28 de outubro pelas 16h, o espetáculo terá uma sessão com interpretação em língua gestual portuguesa.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
de Ingmar Bergman
tradução e encenação Solveig Nordlund
com Adriano Luz, Margarida Marinho e Paula Mora
cenografia e figurinos Ana Paula Rocha
desenho de luz Carlos Gonçalves
musica original e pesquisa de sons Pedro Marques
desenho de som Sérgio Henriques
vídeo Acácio de Almeida
pós-produção vídeo Andreia Bertini
coreografia de luta David Chan
assistente de encenação Joana Bárcia
produção TNDM II
M/ 12

Fotografias: David Viegas

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários