Cinema

Festa do Cinema Francês regressa ao São Jorge

FINAL_FCF_13A 13ª edição da Festa do Cinema Francês tem regresso agendado para o próximo dia 4 de Outubro no Cinema São Jorge. O festival segue de seguida para  Lisboa Almada, Faro, Porto, Coimbra e Guimarães, onde termina a 9 de novembro.

Este ano a programação conta com um total de 52 filmes francófonos e para a noite de abertura está agendada a antestreia mundial do filme «Paulette» de Jérôme Enrico.

Maria de Medeiros será a madrinha do da Festa do Cinema Francês estando presente na exibição de seis filmes que selecionou para uma categoria que apadrinhará entre 9 e 14 de outubro. Olivier Assayas foi a figura escolhida para a homenagem do festival, estando prevista uma programação especial com colaboração da Cinemateca Portuguesa.

Dentro da categoria de Antestreias serão exibidos 20 filmes, 10 dos quais com exibição já garantida em Portugal e que estarão em competição no «Prémio do Público»,.

O cinema de animação em língua francesa não será esquecido nesta edição e  Jean-François Laguionie estará em destaque na secção «O Universo da Animação».

Uma parceria importante foi estabelecida este ano no sentido de possibilitar a transmissão televisiva na RTP2 de 8 longas-metragens em «Sessão Dupla». No programa «Onda Curta» serão também exibidas várias curtas-metragens francófonas.

A Festa do Cinema Francês é uma iniciativa organizada pelo Institut Français du Portugal. Todas as informações do festival podem ser encontradas em http://www.festadocinemafrances.com/13a/.

Categorias
CinemaDestaques

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários