Cinema

«Linhas de Wellington»: retratos da história de um Portugal que não queria ser francês

image18_big«Linhas de Wellington» foi o último projeto de Raúl Ruiz (Mistérios de Lisboa) e continuado pela sua viúva Valeria Sarmiento. O filme já chegou às salas de cinema e promete uma nova abordagem sobre a história das invasões francesas.

Retratos da história de um país talvez seja a melhor forma de descrever a nova produção que promete trazer os portugueses às salas de cinema. Todos sabemos que temos uma vasta e riquíssima história e poucas produções arriscaram-se a contá-la no grande ecrã.Sargento Francisco Xavier (Nuno Lopes) e Zé Maria (Afonso Pimentel)

A trama remete-nos para as invasões francesas, mais precisamente para a terceira e ultima invasão liderada pelo general Massená. Um exército inglês liderado pelo general Wellington veio para Portugal para tentar travar as tropas de Napoleão e devolver a paz ao nosso país. Para isso, e com um país já devastado por duas invasões, Wellington construiu três linhas de defesa com vários fortes para impedir os franceses de chegar a Lisboa, as Linhas de Wellington.Clarissa Warren (Victória Guerra) e Major Jonathan Foster (Marcello Urgeghe)

A película aborda transversalmente os efeitos da guerra acompanhando várias faixas etárias de portugueses, ingleses e também franceses. O retrato é arrepiantemente fiel e é impossível para um português não se identificar com os factos narrados. Arriscar-me-ia, sem desprimor para todos os outros, que é dos melhores filmes históricos alguma vez já concebidos para retratar um episódio da história portuguesa.

O elenco é recheado de estrelas internacionais como Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e Isabelle Huppert mas também atores nacionais onde se destacam Nuno Lopes, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Maria João Bastos, Afonso Pimentel e Joana de Verona.713018

«Linhas de Wellington» é mais uma vez uma prova incontestável do cinema de grande qualidade que se faz em Portugal e o reconhecimento chega-nos através da presença que o filme viu assegurada nos diversos festivais como Veneza, Toronto, San Sebastián e Nova Iorque.

Trailer:

Classificação:[xrr rating=4.25/5]

Categorias
CinemaDestaques

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários