Digital

Windows 8 já saiu e promete agitar o mundo dos PC’s

O Windows 8 saiu na passada sexta-feira, dia 26 de Outubro e é a grande aposta da Microsoft na reconquista dos holofotes tecnológicos. 

Numa era onde o mundo tecnológico se tem virado cada vez mais para os smartphones e os tablets e onde a Apple e o Android têm somado cada vez mais adopção, a Microsoft decidiu apostar todos os seus trunfos num sistema operativo redesenhado de raiz, que responde às exigências do público ávido de apps e tecnologia touch.

Segundo os analistas tecnológicos, como o site The Verge, este é um produto cheio de potencial, sendo o Windows mais estável e rápido já feito, distanciando-se dos Windows com ecrãs azuis e bugs. Um dos maiores trunfos é o facto de o sistema tanto poder ser utilizado por tablets, smartphones e PC’s, o que garante uniformização e um ecossistema. Outro grande destaque vai para o menu Iniciar, que agora constitui a janela principal no mundo Windows. É a partir desta que acedemos às aplicações, ao ambiente de trabalho e onde também podemos pesquisar os nossos ficheiros. Esta nova interface, claramente pensada na interface touch, embora seja revolucionária e possa colocar dificuldades aos novos utilizadores, optimiza a longo prazo a facilidade de acesso a todas as nossas aplicações.

Outra grande novidade é a nova loja de aplicações da Windows, que conta já com milhares de aplicações, entre as quais algumas portuguesas, como o Público, EDP, Caixa Geral de Depósitos, Zon, Meo, Continente, TVI, RTP, entre muitas outras. A Windows afirma que tem todo um arsenal de programadores a desenvolver para o seu novo sistema operativo, pelo que o número de aplicações na loja deverá começar a aumentar substancialmente, sendo a grande maioria gratuita, à semelhança das aplicações existentes no Android e no iOs.

O software Windows 8 está disponível em diferentes versões. A Microsoft comercializa o sistema operativo numa caixa, independentemente de tudo o resto, por 69,99 euros. A partir de 26 de outubro, quem tiver comprado uma máquina (entre 2 de junho e janeiro de 2013) com o Windows 7, vai poder fazer a atualização para o Windows 8 Pro, por 14,99 euros. Quem tiver equipamentos com Windows XP, Vista ou 7 vai poder fazer o upgrade por 39,99 euros.

A FNAC, a Staples e a Worten estão entre os retalhistas que já estão a aceitar pré-reservas.

Saiba mais sobre o Windows 8 aqui.

Categorias
Digital

Comentários