Música

No Doubt causam controvérsia com novo vídeo

O novo videoclip dos No Doubt está a criar polémica. “Looking Hot” foi considerado ofensivo para os nativos americanos. O vídeo foi retirado da Internet.

O vídeo de “Looking Hot” mostra o grupo num cenário do Oeste norte-americano selvagem. Nas imagens, os membros dos No Doubt surgem caracterizado com as vestes cliché do povo índio. Roupas de penas, sinais de fumo e tee-pees (tendas índias) são alguns elementos usados para representar o Oeste selvagem.

O vídeo não foi bem recebido pelos indivíduos representados no vídeo. Assim, a banda optou por, poucas horas depois de ter sido lançado, retirar o vídeo da Internet.

No passado sábado a banda pronunciou-se sobre o assunto no seu Website oficial. O grupo refere que não tinha intenção de provocar ou ofender os nativos americanos. Referem contudo que para consultaram amigos e vários estudos sobre a cultura dos nativos americanos, e agora estão arrependidos com a produção.

“Como uma banda multirracial que somos, construída por fundações sobre a diversidade e consideração pelas outras culturas. A nossa intenção nunca foi ofender, magoar ou trivializar os Nativo Americanos ou a sua história e cultura. No entanto, consultámos amigos e estudos Nativo Americanos e agora compreendemos que ofendemos as pessoas. Isto criou-nos uma grande preocupação e nós decidimos remover o vídeo imediatamente. A música que nos inspirou, quando começamos como banda, a comunidade de amigos, família e fãs que nos rodeia foi construída sobre respeito unidade e inclusão. Pedimos sinceramente desculpa à comunidade Nativo Americana e a todos os outros que possamos ter ofendido com este vídeo. Magoar as pessoas é simplesmente algo que nós não fazemos.”

Categorias
Música

Comentários