Cinema

“Argo”, mais uma obra de arte de Ben Affleck (crítica)

 

[xrr rating=5/5]

Ben Affleck volta a mostrar que é mais que um simples ator. Desta vez o também realizador recria um dos episódios mais polémicos do final dos anos 70. “Argo” é um forte candidato aos Oscares e já está em exibição.

Estávamos em 1979 e a embaixada Americana no Irão foi tomada de assalto por revolucionários iranianos, que conseguiram fazer reféns vários americanos. Mas seis conseguem fugir, e refugiam-se na residência oficial do embaixador canadiano.

A CIA vê-se obrigada a intervir e a estudar um plano para conseguir retirar os seis diplomatas do Irão vivos, sem que ninguém se aperceba. Tony Mendez (Ben Affleck), especialista nestas questões, é o autor do plano que os deverá conseguir salvar.

Ben Affleck é o realizador desta película que conta a história verídica que apenas foi revelada alguns anos mais tarde, por ordem do então presidente, Bill Clinton.

Depois do sucesso do seu precedente, “A Cidade”, as expectativas para a realização do ator eram elevadas. Affleck consegue um filme brilhante a vários níveis. É bastante intrigante ver esta história mirabolante desenrolar-se diante dos nossos olhos.

A dinâmica entre o ator/realizador e Bryan Cranston é perfeita, assim como as cenas hilariantes com os atores John Goodman e Alan Arkin, que conseguem mostrar-nos os bastidores de Hollywood de forma hilariante, com apenas um expert consegue.

A importância dada aos detalhes também é notória, e sendo este um filme de época, é ainda mais valorizada. O guarda-roupa, a caracterização, o argumento e os diálogos foram inteligentemente estudados.

Para além disso, as referências aos filmes de ficção científica dos anos 80 e o suspense que Ben Affleck tão brilhantemente conseguiu conferir à película, fazem-me acreditar que este pode ser um dos nomeados para o Óscar de melhor filme.

Excelente realização, interpretação e argumento. Affleck provou, mais uma vez, que pode estar na lista dos melhores “realizadores-actores” de Hollywood.

Veja o trailer de “Argo”:

Categorias
CinemaDestaques

Jornalista Estagiária numa publicação mensal e amante de Cinema e da Cultura nacionais

Comentários