Destaques

Portugal desiste do festival da Eurovisão 2013

Há semelhança da Polónia, Portugal optou por ficar fora da competição musical que decorrerá em Malmö, na Suécia.

Após 46 participações no Festival da Eurovisão da Canção, e com um historial de apenas 3 ausências no mesmo desde 1964, Portugal decide não integrar o grupo de países a concurso em 2013.

Segundo as declarações prestadas no site oficial do festival, a organização afirma:

«Portugal é o único país que participou na competição de 2012 em Baku cuja desistência para 2013 está, até à data, confirmada. A estação televisiva RTP afirma que pressões financeiras estão por detrás desta decisão. Muitas pessoas esperam que em 2014 Portugal consiga voltar à competição»

Além de Portugal, também a Polónia já confirmou a sua desistência pelos mesmos motivos, não tendo participado na competição de 2012. A decisão foi tomada pela rede televisiva TVP, emissora da Polónia, que apresentou como argumentos para a sua decisão: a co-organização do Campeonato Europeu de Futebol em 2012, assim como a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres.

Portugal nunca conseguiu ganhar nenhum festival da Eurovisão da Canção, sendo o país mais presente sem uma única vitória. A melhor classificação nacional foi em 1996, em Oslo, com a participação da cantora e atriz Lúcia Moniz, que interpretou o tema “O meu coração não tem cor”.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Zm-G4gHRKJU

Categorias
DestaquesMúsicaTelevisão

Comentários