Cinema

“Amour” – a excelência do cinema europeu

“Amour”, de Michael Haneke, chegou na passada quinta-feira às salas de cinema nacionais. Um brilhante ensaio sobre o envelhecimento e a demência que não deixará indiferente qualquer cinéfilo.

A história desenvolve-se à em torno de um casal idoso que de repente vê a sua vida seguir um rumo totalmente inesperado quando o estado de saúde de Anna se começa a deteriorar de dia para dia. Tudo o que é dado por adquirido pelo casal começa a ser questionado perante a iminência de uma mudança drástica nas suas vidas. O espectador é confrontado com uma história de amor que é interceptada por um turbilhão de acontecimentos com um desfecho que se adivinha triste.

De destacar a excelência das interpretações de Emmanuelle Riva (Anne) e Jean-Louis Trintignant (Georges) que desde o primeiro minuto em cena mostram a cumplicidade de um casal e todo o desgaste físico e psicológico que uma situação desta natureza origina. Estas não são simples interpretações que facilmente se perdem no meio de tantas outras, têm uma dignidade e sensibilidade digna de nota.

Haneke pretendeu retratar nesta película a temática do envelhecimento a dois e levantar o debate em torno das problemáticas que surgiram após o aumento drástico da esperança média de vida. Torna-se até difícil colocar em palavras tudo aquilo que se sente ao assistir a “Amor” levando-nos a reflectir sobre a importância da vida e o que o futuro nos poderá um dia vir a reservar. Ninguém fica indiferente a esta grande obra de Haneke e esse é, sem dúvida, o seu maior trunfo.

A película  arrecadou a Palm d’Or no festival de cinema de Cannes, venceu nos Prémios Europeus do Cinema as categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor actor e melhor actriz e recebeu oásis distinção de melhor filme pela Associação de Críticos de Los Angeles.

Classificação: [xrr rating=4.5/5]

Assista ao trailer:

httpv://www.youtube.com/watch?v=vrshKIuQyLk

Categorias
Cinema

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários