Televisão

2012: A Televisão em Revista – O adeus a Margarida Marante e Bruno Simões (outubro)

LOgo parceria 5 propagandista

O mês de outubro ficou marcado pelo desaparecimento de dois nomes sonantes do jornalismo e da representação em Portugal. Apesar disso, o décimo mês do ano marcou o final de Video Pop e ainda o lançamento do novo canal por cabo ligado à TVI – a TVI Ficção. Foi ainda anunciado o corte dos salários na Plural que é a produtora da maior parte das novelas da estação de Queluz de Baixo. Estes foram os assuntos mais falados de todo o mês, no entanto, é impossível não frisar o desempenho em audiências do reality-show da TVI, bem como da ficção dos dois canais privados em Portugal.

Reveja connosco, a partir de agora, todo o mês de outubro de 2012! Seja bem-vindo a mais um A Televisão em Revista!

[divide style=”2″]

Margarida MaranteO mês de outubro começou com uma notícia que abalou o mundo do jornalismo em Portugal. Margarida Marante foi uma das profissionais de maior destaque na década de 90 na estação de Carnaxide tendo mesmo ajudado a fundar o canal, e acabou por falecer na véspera do vigésimo aniversário da SIC. Foi a protagonista de grandes entrevistas a personalidades da política nacional e internacional e apresentou formatos como Ajuste de Contas, Hora da Verdade ou Crossfire ao lado de Miguel Sousa Tavares. A sua frontalidade e firmeza fizeram com que se revelasse desde cedo no mundo da televisão. No entanto, em 2001 que disse adeus às câmaras de televisão e, a partir desse momento, nunca mais foi vista em funções. Quase três meses depois da sua morte foi lançado, pela família, um livro póstumo de homenagem à jornalista intitulado como Portugueses da América.

Reveja agora, em poucos minutos, o percurso televisivo da profissional:

Sete dias depois chegava-nos a notícia de que também Bruno Simões havia sido vítima de um forte ataque cardíaco que, surpreendentemente, lhe tirou a vida. O choque apoderou-se de todos os que com ele trabalhavam e chegaram a repartir a cena de um a novela ou até mesmo o palco. Destacou-se junto dos mais jovens depois de interpretar Jorge Cunha na série Morangos Com Açúcar durante mais de um ano. Apesar disso, protagonizou várias peças de teatro e desenvolveu também participações especiais em novelas como O Teu Olhar, Floribella ou na série Inspetor Max.

Aos 41 anos desapareceu um grande profissional e foram divulgadas bastantes mensagens de consternação para com a morte de Bruno Simões. Sílvia Rizzo foi das primeiras a reagir à triste notícia: «Estamos todos em estado de choque! Difícil de acreditar que o Bruno Simões nos deixou! Com muita tristeza e saudade nos deixas!! Descansa em Paz meu amigo!». Dalila Carmo manifestou também a sua surpresa perante a notícia: «Mais uma triste notícia a acrescentar ao ano horribilis. Não tenho palavras para a cascata de desgraças de 2012! Saudades muitas Bruno. E obrigada por teres sempre palavras tão boas para todos.».

Bruno Simões

O panorama audiovisual em Portugal está a atravessar uma forte crise a vários níveis e foi ainda no decorrer do mês de outubro que a Plural anunciou o corte de salários dos seus trabalhadores e alguns colaboradores. Atores conhecidos como Sofia Ribeiro ou Patrícia Tavares foram chamadas para uma renegociação do contrato de trabalho e alguns profissionais viram a sua remuneração mensal cortada em 50%. Mais uma prova de que a crise nas audiências da ficção da TVI influencia alguns a continuação de alguns contratos de exclusividade.

Também o quarto canal já anunciou cortes nos salários e até mesmo o fim de contratos com alguns pesos pesados da estação. A notícia mais recente dá conta do final dos vínculos com Iva Domingues e Leonor Poeiras. Pode ler mais detalhes, clicando aqui.

[divide]

Um mês de grandes mudanças que refletiu também uma instabilidade bem visivel nas audiências dos diários da Casa dos Segredos que se mantiveram sempre próximas de Dancin’ Days e Gabriela. Muitos foram os dias em que o resumo do dia do reaity-show da TVI ficou atrás da concorrência. Irão os cortes salariais anunciados neste mês influenciar a qualidade das novelas no ano que se avizinha?

Categorias
Televisão

Comentários