Televisão

2012: A Televisão em Revista – RTP retira Jorge Gabriel e Sónia Araújo das manhãs (dezembro)

LOgo parceria 5 propagandista

Estamos a poucas horas do final do ano e é agora tempo de perceber quais os assuntos que marcaram o mês de dezembro de 2012. Com o novo a chegar é da preocupação das estações de televisão encontrar novos formatos e personalizá-los à boa maneira portuguesa por forma a ficar sempre à frente da concorrência. As audiências serão sempre o ponto forte do sucesso de qualquer programa e a luta nesse sentido é cada vez maior. Apesar disso, as mudanças levadas a cabo pela RTP nos seus talk-show e a respetiva movimentação da Praça da Alegria para Lisboa levaram a uma incerteza quanto à permanência de alguns profissionais no primeiro canal. José Fragoso, diretor coordenador da TVI, demitiu-se por razões pessoais depois de se ter afastado do cargo. Luís Cunha Velho foi o sucessor.

[divide style=”2″]

Jorge Gabriel Sónia Araújo

Foi no meio do corrente mês que surgiu a notícia que os estúdios da Praça da Alegria seriam alterados para Lisboa fazendo prever assim uma mudança nos apresentadores. Jorge Gabriel mantém-se na frente do formato há quase sete anos e a Sónia Araújo há mais de quinze. Depois de muita especulação surgiu a confirmação: Hugo Andrade decidiu retirar estes dois profissionais das manhãs e recolocá-los nas tardes de sábado. Surgiu então a dúvida de quem iria comandar aquele horário, assim, o diretor de programas da estação pública anuncia que João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, a partir de 14 de janeiro, serão os novos anfitriões da Praça da Alegria. José Carlos Malato, que viu o seu programa de cultura geral terminado, tem agora lugar marcado na apresentação de Portugal no Coração, ao lado de Marta Leite Castro.

Estas mudanças repentinas, segundo vários comentadores, podem estar a colocar em causa a permanência de alguns importantes profissionais na RTP. Jorge Gabriel e Sónia Araújo viram, com estas alterações, as suas vidas completamente alteradas e do trabalho de um programa diário passam a um formato semanal que ainda não está, de todo, decidido. Será este novo desafio proporcional à qualidade da dupla?

[divide]

José Fragoso

José Fragoso afastou-se do cargo que ocupava na TVI devido a problemas de saúde, informava um comunicado no dia 26 de outubro. Dois meses depois é anunciado o despedimento do até então diretor coordenador do quarto canal que foi então substituído definitivamente por Luís Cunha Velho. O profissional demissionário deixou uma grande obra no que à ficção nacional diz respeito. Com o lançamento da TVI Ficção consumado e o projeto do + TVI fica agora nas mãos de Luís Cunha Velho o futuro das novelas e o ultrapassar de uma crise profunda nas audiências.

[divide style=”2″]

Este foi a última edição do 2012: A Televisão em Revista onde, ao longo dos últimos doze dias, foram destacados os assuntos que mais marcaram o mundo da televisão em Portugal. O que reservará o ano de 2013 para o panorama audiovisual?

Tenha uma ótima passagem de ano!

Categorias
Televisão

Comentários