Digital

Facebook apresenta motor de pesquisa inteligente para a rede social

 fbse

O “Gráfico Social” foi hoje (15) apresentado pelo Facebook ao público e à comunidade de jornalistas presentes no evento que teve lugar em Menlo Park, na Califórnia. A funcionalidade expande o leque de serviços oferecidos pelo gigante da rede social, com a inclusão de um motor de busca inteligente.

E se pudesse perguntar, através de linguagem escrita natural: “Quais os meus amigos que gostam de Dexter?”. Ou ainda propor: “Diz-me amigos de amigos meus que saibam Francês”?.

Com o novo Gráfico Social, apresentado pelo Facebook, estas e muitas questões passam a ser passíveis de obter resposta, e Mark Zuckerberg fez questão de o demonstrar.

O novo serviço aproveita o espólio de ligações sociais e conteúdos partilhados no Facebook (1 bilião de pessoas, 240 biliões de fotos e 1 trilião de ligações) que se sabe existirem na rede social, e organiza-os através de filtros de pesquisa. O utilizador pode assim encontrar informação bastante específica acerca de conteúdos e pessoas. Zuckerberg enfatizou o controlo da privacidade, para evitar constrangimentos semelhantes aos do passado ao lançar o novo motor.

Além da pesquisa interna, a nova pesquisa incorpora sugestões do motor Bing, para auxiliar o utilizador na obtenção de resultados que escapem a conteúdos da rede.

O criador salientou que o produto é novo e está ainda em fase Beta. Deverá ser disponibilizado faseadamente ao longo dos próximos meses.

Pode saber mais e experimentar a versão Beta aqui.

Categorias
DigitalRedes Sociais

Comentários