Destaques

Exposição de Joana Vasconcelos com enorme sucesso

A exposição da artista plástica portuguesa contou com mais de 1,6 milhões de visitantes, consagrando-se a primeira das cinco mais visitadas exposições em Versalhes nos últimos 50 anos, informa o jornal Le Figaro.

Joana Vasconcelos expôs quinze obras, entre 18 de Junho e 30 de Setembro de 2012, no Palácio de Versalhes e consagrou-se a mais visitada dos últimos 50 anos por um total de 1.679.000 pessoas. A artista plástica nascida em Paris foi a primeira mulher e a mais jovem artista a expor naquele espaço, onde já antes se tinham realizado mostras de arte contemporânea, nomeadamente dedicadas a Jeff Koons e ao japonês Takashi Murakami.

Na exposição mostrou-se, entre outras peças, os gigantes sapatos femininos intitulados Marilyn (2011), feitos a partir de tachos portugueses, e as obras Coração Independente Vermelho (2005) e Coração Independente Negro (2006), feitas com talheres de plástico.

A exposição de Joana Vasconcelos foi mais vista do que a exposição sobre o faraó Tutankamon, realizada no Petit Palais em 1967, com 1,2 milhões de visitantes, e do que a mostra da Coleção Barnes no Museu D’Orsay em 1993, com 1,15 milhões. Do top 5 faz também parte a exposição dedicada ao pintor Claude Monet, no Grand Pallais, em 2011, com cerca de 913 mil visitantes, e a mostra dedicada a Dali pelo Centro Georges Pompidou em 1979, com 840 mil visitantes.

Em 2010, a artista mostrou no Museu Colecção Berardo, em Belém, a sua primeira exposição antológica, intitulada Sem Rede, com 37 obras, conseguindo um total de 167 mil visitantes em dois meses e meio.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários