Cinema

“Quarta Divisão” estreia amanhã

Estreia amanhã, dia 28, a primeira produção cinematográfica nacional de 2013. “Quarta Divisão” marca o regresso de Joaquim Leitão num policial protagonizado por Carla Chambel.

O novo filme conta a história de uma criança de 9 anos, Martim Cabral e Melo, que um dia desaparece do colégio privado onde estuda. A polícia monta uma grande operação de busca por toda a cidade para o encontrar. Todas as hipóteses são possíveis: Que aconteceu?

O realizador escreveu uma história inspirada em muitas faces da vida real, mas que se centra no desaparecimento desta criança e que vai colocar em campo a brigada de investigação criminal da Quarta Divisão que dá nome ao filme.

 É mais uma parceria do realizador com o produtor Tino Navarro, mas uma novidade na carreira de Joaquim Leitão, que experimenta o género policial, sem correr atrás da estética dos muitos filmes de Hollywood ou séries televisivas.

 Além disso, o filme mostra uma face menos visível da polícia, com o trabalho da brigada de investigação criminal, conhecida por BIC.

O filme foi rodado em Lisboa durante Maio e Junho, mas passou também por Óbidos e pelos Açores. Quanto ao que podemos esperar de “Quarta Divisão”, pouco se sabe até porque em histórias de investigação policial os segredos são bem geridos.

A atriz Carla Chambel ganha o lugar de protagonista à frente da brigada ao lado de Sabri Lucas, o polícia que completa a habitual dupla de agentes e que se estreia numa longa metragem. Do elenco fazem ainda parte Cristina Câmara, Paulo Pires, Adriano Luz, Martim Barbeiro, Filipe Vargas, Francisco Areosa e João Baptista.

O filme contou com 700 mil euros de apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual, no âmbito dos programas de 2010, tornando-se na sexta produção cinematográfica do realizador de 55 anos.

[youtube link=”http://www.youtube.com/watch?v=RhUWLAQyceA” width=”590″ height=”315″]

Categorias
Cinema

Comentários