Cinema

A Monstra andará à solta por Lisboa

São 10 dias de homenagem ao Brasil e Espanha nesta que será a maior edição de sempre do Festival de Cinema de Animação de Lisboa. A Monstra já vai na 12ª edição e este ano decorre entre 7 e 17 de março.

Dentro da retrospetiva do Brasil, serão exibidos mais de 100 filmes deste país e homenageado o realizador Chico Liberato, que apresentará em Lisboa toda a sua obra, com destaque para a mais recente longa-metragem “Ritos de Passagem”, uma estreia europeia.

A partir do dia 11 de março, será a vez do cinema de animação espanhol, com programas do País Basco, Comunidade Autónoma de Madrid, Galiza, Valência, Catalunha e uma homenagem ao realizador espanhol Segundo de Chomón.

Os mais novos não são esquecidos. Como em anos anteriores, a Monstrinha volta a ter grande visibilidade no programa, com sessões durante a semana em várias escolas da cidade Lisboa e, com filmes ao fim de semana para pais e filhos. Deste lote fazem parte “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e “Os Brichos”, duas longas-metragens brasileiras.

Uma novidade nesta 12ª edição do festival é a criação do Prémio Produção, que irá galardoar o melhor projeto português. Este ano a competição é dedicada às longas-metragens, havendo também as habituais secções de competição de estudantes, curtíssimas e a competição Portuguesa, com o Prémio SPA | Vasco Granja.

Em dez dias, a Monstra vai exibir, em mais de 250 sessões, 500 obras de cinema de animação feitas um pouco por todo o mundo. O festival divide-se entre o Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Fnac, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu da Marioneta, entre outros. Os bilhetes custam 4€ e nas sessões Pais e Filhos as crianças não pagam.

 

Pode consultar o programa completo da MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa através do seguinte link.

Categorias
Cinema

Comentários