Cinema

Fantasporto arranca hoje

A 33ª edição do Fantasporto arranca hoje com a estreia do filme “Mamã”, protagonizado por Jéssica Chastain, e a cópia restaurada de “Os Sapatos Vermelhos”, de Michael Powell e Emeric Pressburger.

Depois do “Pré-Fantas” a decorrer desde segunda-feira, o evento abre hoje oficialmente e termina dia 10 de março. “Mamã” é realizado por Andrés Muschietti e produzido por Guillermo del Toro.

Este ano, o realizador português António de Macedo, vai receber o Prémio por uma Carreira no dia 6 de março, numa cerimónia que deverá contar com Manoel de Oliveira que celebra os 70 anos de “Aniki Bobó”, primeira longa do realizador.

A homenagem a António de Macedo vai contar ainda com a projeção de “Chá Forte com Limão”, “O Princípio da Sabedoria”, “Os Abismos da Meia-Noite” e “Os Emissários de Khalom”.

O Fantasporto vai também destacar algumas estrelas do cinema francês, projetando “A Cerimónia”, de Claude Chabrol, “O Último Ano em Marienbad”, de Alain Resnais e “A Princesa com Pele de Burro” de Jacques Demy.

Em competição na secção de Cinema Fantástico vão estar filmes como “Berberian Sound Studio”, de Peter Strickland, que foi considerado um dos melhores filmes de 2012 para a revista Sight & Sound, lista que também incluía o português “Tabu” de Miguel Gomes.

Na Semana dos Realizadores vai estar o Leão de Ouro de 2012 no festival de Veneza, “Pietà”, de Kim Ki-Duk, bem como o mais recente do britânico Terence Davies, “The Deep Blue Sea”, com a actriz Rachel Weisz.

Categorias
CinemaDestaques

Jornalista Estagiária numa publicação mensal e amante de Cinema e da Cultura nacionais

Comentários