Resumos de Novelas

“Destinos Cruzados”: Resumo dos episódios de 18 a 23 de março

[tabs class=””]

[tab title=”Ep. 49″]Moisés pergunta a Guida se ela acha que ele consegue escrever uma música e canta-la. No início Guida pensa que o sobrinho lhe vai tentar roubar o lugar de cantora da casa, mas Moisés revela que é para fazer uma surpresa a Fernanda.

Lourenço consegue provar que não sabia que Bárbara estava grávida, mostrando a Fernanda a SMS que Bárbara lhe enviara na noite anterior. Fernanda acredita no namorado e pede desculpa. No entanto, a mecânica mostra-se insegura com a situação e tenta pôr tudo em pratos limpos dizendo ao namorado que se ele quiser fica com Bárbara por causa do bebé, pode ficar, mas que a avise antes. Lourenço promete-lhe ser sempre honesto com ela mas ao aproximar-se da namorada, esta diz-lhe que o melhor é ele ir embora. Fernanda pede-lhe que organize as ideias com calma sem que ninguém o incomode. Apesar da tristeza de Lourenço, a mecânica mantém-se forte até ele sair da oficina.

Teté conta, feliz, a Vavá que Bárbara está grávida e o mordomo acaba por se descair dizendo-se feliz pela menina ter decidido continuar com a gravidez apesar do bebé ser do talhante. Vavá percebe que falou de mais e tenta disfarçar, mas Teté não acredita.

Lourenço vai a casa de Bárbara perguntar-lhe por que é que ela foi contar do bebé a Fernanda, mas a ex-namorada faz-se de sonsa dizendo que achou que a mecânica ia gostar de saber. O rapaz arrasa com todas as esperanças de Bárbara, afirmando que vai ser o melhor pai possível, mas que não é aquele bebé que o vai fazer voltar para ela. Bárbara joga com as armas que tem, dizendo que sendo assim, Lourenço só verá a criança quando ela quiser. Mas o rapaz não se deixa ficar, pois sabe que tem direitos enquanto pai e não pretende abdicar deles. Além disso, também quer estar presente durante todo o processo da gravidez. Lourenço sai de casa de Bárbara reforçando que será um bom pai e nada mais, deixando a rapariga num pranto. Teté tenta acalmar a filha, sem deixar de lhe dizer que ela tem de ter cuidado com as atitudes que toma para não afastar ainda mais Lourenço. Teté pergunta a Bárbara que história era aquela do bebé poder ser do talhante e ela confirma dizendo que foi só uma vez, mas que o bebé é de Lourenço. Teté reprova a atitude da filha com Moisés.

Moisés e João Pedro armam um plano para fazerem uma serenata a Fernanda e a Luana. No final da música, Moisés volta a pedir perdão pela traição, enquanto João Pedro tenta arrancar um pedido de desculpas por Luana supostamente o ter traído com Bernardo. Mas as duas raparigas mostram-se irredutíveis e vão embora, deixando-os desolados.

Guida conta a Moisés que Sónia lhe confessou que nunca foi para a cama com ele e que era tudo mentira. Fernanda entra no talho a tempo de ouvir a conversa e Moisés pede-lhe que voltem, agora que ela sabe que não houve traição nenhuma. A princípio, Fernanda fica confusa com o que ouviu, mas acaba por confessar a Moisés que agora está com Lourenço e gosta dele. Não há volta a dar.

No entanto, Moisés está determinado a recuperar Fernanda e a vingar-se de Sónia.

Lourenço vai ao ferro-velho esclarecer com Fernanda que deixou tudo em pratos limpos com Bárbara. Mas Fernanda continua fria e distante com o namorado sem lhe dar hipótese de se explicar bem.

Isadora aborda Sónia e pergunta-lhe o que ela acha do trabalho e de Victória. Sónia confessa que o trabalho não é o seu sonho e que detesta Victória.

Beatriz conversa com Jaime sobre os castings e revela-lhe que suspeita que Victória está a boicotar a escolha da nova joia rara da Diamantes sob a desculpa da exigência.

Laura vai ao bairro da Piedade e vê Humberto a conversar com uns amigos. Humberto também a vê mas Laura está disfarçada e vai embora sem lhe falar. No entanto, Humberto fica intrigado.[/tab]

[tab title=”Ep. 50″]Humberto não consegue esquecer a mulher que viu no bairro e tem quase a certeza de que era Laura. Apesar de fazer tudo para esconder, Humberto não consegue tirar a sósia da mulher da cabeça e sente-se magoado por ela ter ido embora.

 Moisés vai ter com Sónia e pede-lhe satisfações da mentira que ela andou a espalhar. Sónia desvaloriza, pois agora já está noutro meio e diz ao ex-cunhado que trabalha na Diamantes. Ao ouvir aquilo, Fernanda pede-lhe para repetir e Sónia goza com a irmã, diminuindo-a, mas a mecânica diz-lhe que namora com o filho do dono da empresa, deixando Sónia de queixo caído.

Para disfarçar a inveja, Sónia diz a Fernanda que nunca vão aceitar a mecânica do seio da família e que o melhor é ela esquecer Lourenço. Mas Fernanda mostra-se determinada e manda calar a irmã. Sónia afasta-se corroída pela inveja e Moisés aproveita para aconselhar Fernanda no mesmo sentido, dizendo-lhe que ela e Lourenço são de mundos diferentes. Embora Fernanda se mostre forte, a verdade é que fica algo apreensiva.

Érica vai à padaria e observa Ricardo sem ser vista. Triste, a rapariga chora enquanto se pergunta sobre os motivos dele para a abandonar. Ao vê-la assim, Emília leva Érica para a sociedade recreativa e tenta animá-la. Cúmplices, as duas conversam sobre a sua vida e sobre desgostos amorosos. Raimundo vê-as a conversar e estranha a proximidade.

Luciano vai a casa de Ricardo para falar com ele, mas Teté diz que ele não está e que tão pouco deve justificações a Luciano ou a Érica.

Enquanto Teté prepara tudo para receber a família de Lourenço para jantar, Bárbara vai ao talho falar com Moisés. Os dois provocam-se, até que Moisés a cala com um beijo e os dois se envolvem apaixonadamente. No final, as provocações e os insultos recomeçam entre os dois.

Jaime pressiona Victória para que tome medidas em relação à nova “joia rara”, mas a modelo defende-se dizendo que ainda não encontraram ninguém digno desse posto. No entanto, Jaime só quer ver o problema resolvido rapidamente.

Ricardo vai à sociedade recreativa onde Emília o trata mal e despreza por tudo o que ele fez a Érica. Ricardo desvaloriza as acusações de Emília e assume-se como um playboy que prefere gastar dinheiro sem ter de trabalhar para o ganhar. Ao ouvir isto, Justino fica com interesse no rapaz que parece gostar de dinheiro fácil. Ao regressar à padaria, Ricardo é abordado por um intimidante Luciano que lhe pergunta o que é que ele fez a Érica. O rapaz diz que Érica é que achou que eles iam ficar juntos a vida toda e que não fez nada de mal, além disso, Luciano não tem nada a ver com o assunto. O jardineiro fica alterado perante a rebeldia de Ricardo quando este lhe diz que Luciano também não ficou com a primeira mulher e que Érica nem sabe quem é a mãe. Descontrolado, Luciano dá-lhe um estalo violento deixando a cara do rapaz vermelha.

Érica regressa à sociedade para agradecer a Emília o apoio que esta lhe tem dado e acaba por confessar que Emília tem sido como uma mãe para ela. Emília fica emocionada e as duas abraçam-se. Luciano vê a cumplicidade entre as duas e fica nervoso.

Érica vê o pai e chama-o. Nesse momento, Emília percebe que a rapariga é sua filha. Érica, alegre, apresenta-os alheia ao desconforto dos dois. Antes de ir embora, Luciano diz a Emília para se afastar de Érica, deixando-a de rastos.

Isadora pergunta a Jaime como correm as investigações da tentativa de assalto ao cofre. O cunhado comunica-lhe as informações que o Inspetor Machado lhe transmitiu e insinua que Isadora poderá ter bloqueado o cofre de propósito para incriminar Laura. Isadora perde a compostura e diz-se ofendida, mas Jaime desvaloriza. Teté vai à Diamantes convidá-los para jantar e dá-lhes a novidade da gravidez de Bárbara, para surpresa de Jaime e Isadora.[/tab]

[tab title=”Ep. 51″]Bárbara fica desiludida quando Teté lhe conta que Lourenço ainda não tinha falado à família da gravidez dela. Mas a mãe tenta animá-la dizendo-lhe que o rapaz vai voltar para ela. Teté convida a amiga Vitória para o jantar acreditando que Lourenço não conseguirá rejeitar a filha perante estranhos.

Embora Teté esteja confiante, na mansão Veiga de Andrade o ambiente é tenso e Lourenço recusa-se a ir ao jantar. Jaime tenta obrigá-lo, mas o rapaz recusa-se reiterando que a obrigação é para com o bebé e não para com Bárbara ou a sua família.

Ainda nervosa com o aviso de Luciano, Emília encarrega Guida de fazer as compras do mês. Perante uma lista generosa, a cantora vê-se obrigada a pedir dinheiro aos sobrinho inventando que o banco não lhe disponibiliza verbas até a questão da herança do falecido marido se resolver.

Emília desabafa com Raimundo arrependida por, um dia, ter abandonado Érica. Raimundo diz-lhe que nunca é tarde demais para corrigir um erro, mas Emília está de rastos e não se acha no direito que estragar a vida da filha com a verdade. Embora Luciano tente arranjar justificações para afastar Érica da mãe, a rapariga revela-se determinada em manter uma amizade que a tem ajudado e não compreende as motivações do pai.

Determinado, Luciano procura Emília novamente para lhe dizer que fique longe de Érica. Apesar da mãe da rapariga mostrar grandes arrependimentos pelo que fez no passado, o jardineiro é duro nas ameaças que faz e não se comove perante as lágrimas de uma emocionada Emília.

Lourenço convida Fernanda para jantarem juntos nessa noite e Bárbara fica nervosa quando o ex-namorado lhe diz que não irá ao jantar organizado por ela e pela mãe porque já tem coisas combinadas. Ainda assim, depois de Jaime e Isadora chegarem, Bárbara tem esperança que Lourenço apareça. No entanto, o rapaz nunca chega nem atende o telemóvel deixando a ex-namorada desesperada. Bárbara faz-se de vítima pedindo a Jaime que fale com o filho para que este retome a relação que tinha com ela, deixando o magnata fique incomodado. Isadora afirma já ter tentado interceder por Bárbara e estar disposta a voltar a fazê-lo.

Nesse momento, chega Vitória, uma pouco tocada pela bebida e decidem que o melhor é iniciarem o jantar. Teté fala decididamente do futuro do neto, enquanto Raimundo contrapõem algumas ideias. Perante o desconforto de Jaime e Isadora, Vitória decide provocar a designer que promete dar cabo da modelo. As duas discutem até que Bárbara explode queixando-se de ninguém se preocupar com ela e sai da sala. Jaime decide ir embora, para desilusão de Teté.

No entanto, Lourenço está bem longe dos problemas do jantar e vai buscar Fernanda para jantar.

Também Eduardo cumpre com a sua palavra e leva Sónia a jantar fora. A aspirante a modelo arranja-se exageradamente e promete levar Humberto a um restaurante fino quando for rica e famosa.

Isadora e Jaime entram na mansão a discutir. Jaime diz à cunhada ser lamentável a atitude que ela teve com Victória e que ela não devia ter respondido às provocações da modelo. Isadora tenta defender-se e beija Jaime depois de lhe dizer que o ama. Mais uma vez, Jaime rejeita a cunhada e pede-lhe que não se humilhe.

Já Victória, em casa, totalmente alcoolizada e divertida, conta a Luciano que se pegou com Isadora durante o jantar. Percebendo o estado da mulher, o jardineiro tira-lhe o copo da mão e leva-a para a cama.

Na manhã seguinte, Bárbara vai à mansão perguntar a Lourenço por que é que ele não estava no jantar. O rapaz tenta ao máximo permanecer calmo perante uma nervosa Bárbara, mas acaba por ficar também nervoso dizendo-lhe que ela não o vai conseguir controlar com a gravidez. Bárbara declara-se com vontade de desistir de tudo e Lourenço desvaloriza as palavras da ex-namorada até que esta corre para o parapeito da janela com intenções de se atirar.[/tab]

[tab title=”Ep. 52″]Bárbara continua no parapeito da janela a chorar desesperadamente. Lourenço tenta convencê-la a descer para conversarem e a rapariga acaba por ceder. O rapaz consegue agarra-la, afastando-a da janela e colocando-a a salvo. Bárbara aproveita o momento para abraçar Lourenço e mostrar que precisa do seu apoio, mas ele afasta-a delicadamente reforçando-lhe que vai apoiá-la em tudo.

Luciano dá um sermão a Vitória pois ela anda a beber demais. A modelo desvaloriza e diz que tem mais em que pensar, já que terá de apresentar a Jaime a sua proposta para a nova “jóia rara” da Diamantes. Tal como Luciano esperava, Jaime faz duras críticas a Vitória pelo seu comportamento no jantar e pede-lhe o máximo profissionalismo e rapidez no seu trabalho.

Érica vai falar com Emília na tentativa de perceber a origem da implicância do pai com a amizade das duas. Emília fica surpreendida com a pergunta da filha mas consegue arranjar uma desculpa. Emília confessa que quando Luciano vivia no bairro não gostava de ouvir as verdades que ela lhe dizia e que, por ela, contava toda a verdade.

Guida vai ao talho pedir a Moisés que lhe dê a carne que estava na lista de comprar. Moisés faz-se rogado dizendo que não pode estar sempre a emprestar dinheiro e a dar carne de borla à tia. Mas Guida diz-lhe que assim que receber a herança lhe devolve tudo com juros e o sobrinho acaba por ajudá-la. Ao aproximar-se de Moisés, Guida apercebe-se do mau cheiro do sobrinho e aconselha-o a tirar a t-shirt de uma vez por todas. Para além de cheirar mal, não conseguirá conquistar Fernanda com uma atitude tão submissa. Guida avisa-o de que mulheres como Fernanda gostam de homens fortes e não de fracos que andam a chorar pelos cantos. Moisés fica a pensar nas palavras da tia.

Isadora apanha Vitória a trabalhar ao computador e decide vingar-se da modelo. A designer fala com Sónia e oferece-lhe a oportunidade de fazer o book para ser apresentado a Jaime. A rapariga fica completamente fora de si de felicidade. Apercebendo-se dos olhares entre Eduardo e Sónia, Isadora pede ao fotógrafo que faça a sessão fotográfica. No início, Eduardo recusa-se dizendo não querer arranjar problemas com Jaime e Beatriz, mas Isadora ameaça-o com o seu caso com Sónia forçando-o a aceitar.

Isadora prepara tudo para que a sessão seja de muito pouco gosto e que Sónia pareça quase uma atriz pornográfica. A designer incentiva Sónia a desinibir-se e a mostrar o seu lado mais sensual.

Emília desabafa com Raimundo confusa sobre o que fazer. Apesar de achar ser mais sensato contar a verdade a Érica, tal como o amigo sugeriu, sente que irá desiludir muito a rapariga ao contar-lhe que a abandonou. Raimundo tenta acalmar Emília e incentiva-a a contar a verdade, visto que as duas estão cada vez mais próximas e com o desenrolar do tempo a situação pode tornar-se mais complicada. Emília sente-se mais próxima da filha e não sabe o que fazer.

Humberto enquanto está à conversa com os mafiosos é observado por Emília. Eles querem o dinheiro que Humberto lhes está a dever, foram avisá-lo para pagar o que deve.

Moisés segue o conselho da tia e despe a t-shirt. O talhante toma banho, pondo-se cheiroso e bonito para ir visitar Fernanda ao ferro-velho. Ao vê-lo, a mecânica felicita-o por ter tirado a t-shirt mal cheirosa. Moisés insiste na reconciliação, mas Fernanda diz-lhe, definitivamente, que não vão voltar a estar juntos. Pela primeira vez, Moisés aceita que é o fim da relação deles.[/tab]

[tab title=”Ep. 53″]Os resultados dos exames de Beatriz voltaram normais. Aliviada, Beatriz constata que, provavelmente, só ainda não conseguiu engravidar porque tem andado muito nervosa. Contente com a novidade, Eduardo seduz a mulher e os dois fazem amor apaixonadamente.

Victória descontrola-se em casa dizendo mal de Isadora e Jaime. Luciano tenta, a todo o custo, acalmar a mulher, mas esta não dá mostras de abrandar. Atraída pelos gritos, Érica vai à sala ver o que se passa e acaba por levar por tabela. Victória diz que Érica sempre foi um fardo na sua vida e que o melhor era ir para casa da mãe desconhecida. Luciano perde a cabeça e, pela primeira vez, é duro com Victória exigindo-lhe que respeite a sua filha. Apesar de se sentir acabrunhada pela firmeza do marido, a modelo não deixa de atacar a enteada que se recusa a ser ofendida e vai embora. Érica vai à sociedade recreativa ter com Emília que tenta contar-lhe a verdade. No entanto, quando Érica diz o que pensa da mãe que a abandonou, Emília retrai-se.

Eduardo diz a Laura que já têm o hacker para dar o golpe das contas de Jaime. Laura fica contente com a novidade, mas o fotógrafo avisa-a de que os lucros serão pra dividir entre os dois e para ela não pensar em passar-lhe a perna, pois não se vai safar.

Guida tenta animar um triste Moisés dizendo-lhe que ele é um homem muito bonito e que todas as mulheres veem isso. O rapaz não está muito convencido, então a tia coloca o hit “pancadinhas de amor” para que Moisés dance e se desiniba com a música.

Laura telefona para o hospital para saber o estado de Sílvia que continua em coma. Embora Laura continue a fazer o papel de esposa perfeita, não consegue tirar a cabeça de Humberto. No bairro na Piedade o mesmo se passa com o marido de Sílvia que recorda Laura com saudade.

No hospital, Sílvia dá pequenos sinais de melhorias.

Passados uns dias, Humberto tenta assaltar um camião de roupa. Humberto bloqueia a estrada obrigando o camionista a sair do veículo. Fora do camião, o ladrão agride o condutor, deixando-o inconsciente e começa a roubar a roupa. No entanto, passados uns momentos, surge a GNR e Humberto é preso.

Laura droga Jaime com um sonífero para que ele durma profundamente. Depois de confirmar que o marido não vai acordar, Laura vai ao computador munida de todas as informações que precisa para roubar o dinheiro das contas de Jaime. Praticamente no final da transferência, o telemóvel de Jaime recebe uma SMS com a confirmação do movimento. Sorridente, Laura pega no telemóvel para abrir a mensagem e proceder assim ao último passo. No entanto, ao tentar desbloquear o telemóvel, Laura apercebe-se de que este necessita de um código que ela não tem. Laura pensa em soluções para sair daquela embrulhada e vai deixar o telemóvel de Jaime ao quarto de Isadora.

Fernanda acorda a meio da noite com Inácio a deitar loiça ao chão na cozinha. Preocupada, a mecânica vai ter com o avô e percebe que o problema de visão se agravou. Apesar de Inácio a tentar acalmar, Fernanda já não consegue dormir mais e decide ir trabalhar.

Depois de levar um lanche a Fernanda, Inácio cruza-se com Maria Helena. A mendiga fica nervosa ao vê-lo, mas Inácio não a reconhece por causa dos seus problemas de visão. Embora Maria Helena fique com o coração apertada por ele não a ter reconhecido, mostra-se aliviada.

Devido ao grande volume de dívidas por pagar, grande parte da maquinaria de Fernanda é penhorada. A mecânica tenta ser forte, mas não consegue manter a compostura perante tamanha derrota.

Jaime vai ao quarto de Isadora e descobre o seu telemóvel com a mensagem do banco. Jaime acusa a cunhada de tentativa de roubo e Isadora tenta defender-se acusando Laura, que se faz de sonsa. Cansado de desconfianças e acusações, Jaime expulsa Isadora da mansão.[/tab]

[tab title=”Ep. 54″]Victória enfrenta mais uma das suas crises. No seu quarto, com um gesto rápido, espalha o pequeno-almoço pelo chão. Fuma um cigarro e bebe um valente trago de whisky.

Jaime está determinado em pôr Isadora fora de casa. Por mais que a cunhada lhe diga que não o tentou roubar, o magnata mostra-se irredutível. Isadora acusa Laura de ter armado aquele plano para a prejudicar e esta faz-se de sonsa dizendo que não tem de ser ofendida. Jaime manda Isadora arrumar as suas coisas e sair até ao fim do dia. Isadora chora compulsivamente tentando provar a sua inocência.

Percebendo o esquema de Laura, Eduardo segue-a até à suite. Eduardo aconselha Laura a não tentar novamente atraiçoá-lo, pois ele fará o mesmo. Laura tenta explicar-lhe que apenas tentou aproveitar uma janela de oportunidade e que estão juntos naquele esquema. No entanto, o ambiente é tenso e Eduardo continua de pé atrás.

Isadora não desiste e fala com Jaime na Diamantes. Apensar do magnata reforçar a sua decisão, Isadora tem um argumento que deixa Jaime sem fala. A cunha persuade Jaime a mudar de ideias e a mantê-la na empresa e em casa, caso contrário ela terá de contar a Lourenço os verdadeiros motivos para a falta de afeto do pai. Jaime fica paralisado perante esta ameaça. Embora Isadora se sinta mal por usar o sobrinho como ameaça, consegue o que quer e Jaime não tem como negar a sua permanência na empresa e na mansão.

Lourenço chega à mansão e depara-se com uma chorosa Bárbara que lhe exige atenção. O rapaz tenta mostrar que está disposto a estar ao lado da ex-namorada em tudo o que ela precisar e Bárbara aproveita o momento para o tentar manipular. Lourenço não cede à chantagem emocional e, despeitada, a rapariga afirma que por Fernanda, Lourenço faria tudo. Para desespero de Bárbara, o designer confirma e diz que está com Fernanda e que é dela que gosta.

Fernanda vai à prisão ver o pai e dar-lhe um sermão. No entanto, Humberto não poderá sair porque só será apresentado ao juiz no dia seguinte. Apesar da curta estadia na prisão, Humberto recebe também a visita de Vavá que o deixa bastante envergonhado. Carinhoso, Vavá leva-lhe comida e outros objetos que pensa confortarem Humberto.

Lourenço desabafa com Laura sobre os problemas da namorada e a madrasta aproveita para tirar nabos da púcara. Laura tenta mostrar-se compreensiva, mas Lourenço fica intrigado com a sua frieza perante os problemas dramáticos de uma família.

Érica mostra recordações da sua infância a Emília que fica muito emocionada. A rapariga partilha alegremente alguns dos momentos mais importantes da sua vida, enquanto Emília se sente progressivamente culpada por não ter feito parte da vida da filha. Não conseguindo resistir, Emília chora emocionada e tentar dar uma desculpa para que Érica não se aperceba do verdadeiro motivo.

Jaime e Isadora chegam a casa juntos e a designer diz que veio para ficar. Laura fica furiosa não percebendo a atitude do marido. Perante tanta pressão, Jaime explode e diz-lhe que também ninguém entendeu quando resolveu manter Laura naquela casa, por isso ela só tem de respeitar a sua decisão.

Raimundo apanha Ricardo e Vanessa numa situação comprometedora no forno da padaria e fica chocado com o que vê.

Vavá sugere a Bárbara que pressione Fernanda e a faça sentir-se culpada do mal-estar do bebé. Dessa forma, a mecânica acabará por abandonar Lourenço e Bárbara terá a sua oportunidade de o reconquistar. A rapariga gosta do plano do mordomo e apressa-se a pô-lo em prática.[/tab][/tabs]

Categorias
Resumos de NovelasTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários