Resumos de Novelas

“Dancin’ Days”: resumo de 18 a 24 de março

[tabs class=””]

[tab title=”Ep. 197″]Inês e Duarte discutem com violência. Ela impõe as suas regras e até aceita que ele mantenha uma relação paralela com Júlia, desde que no fim de cada dia regresse a casa como um bom marido. Duarte acusa Inês de não estar bem e de querer manter um casamento de fachada, usando o filho que está para nascer para o prender. Sem tolerar a chantagem emocional, Duarte sai de casa em fúria, dizendo-se enojado com o comportamento da mulher.

Bernardo visita Teresa e cumprimenta-a com um beijo nos lábios, ao mesmo tempo que se desculpa por não ter podido jantar com ela, por imperativos profissionais. O advogado fica admirado por saber que Lurdes continua a medir forças com Teresa, mas aconselha esta a fazer a sua vida e a não ceder a mais chantagens da empregada, garantindo que já falou com Lurdes e a avisou que só tem a perder se falar sobre o segredo da patroa. Bernardo oferece-se para passar a noite com Teresa, que reage com discrição, aceitando a sugestão com excitação moderada, sugerindo que subam ao quarto para não dar motivos a Lurdes para o falatório.

Duarte conduz em grande tensão e desespero depois do confronto com Inês. Dirige-se à beira do rio e quando para o carro é assaltado pelas conversas que teve com Júlia e Inês, dividido entre ficar com a mulher da sua vida, ou ceder à chantagem da mulher, para não perder o filho que ela espera. Duarte passa a noite em claro e, quando a manhã desponta, telefona a Júlia dizendo que vai a sua casa, pois precisa de falar com ela. Duarte está esgotado.

Inês telefona a Duarte e exige-lhe que volte para casa, ameaçando trocar as fechaduras da porta se ele não aparecer até ao fim do dia, avisando que pode esquecer que vai ser pai, se não aceder à sua ordem. Ele deixa-a furiosa, depois de lhe desligar o telefone na cara.

Teresa fica incomodada por Lurdes ter percebido que Bernardo passou a noite consigo. O advogado aceita manter a discrição sobre a relação que tem com Teresa, uma vez que ela se mostra preocupada com a reacção que os filhos possam ter, uma vez que Francisco morreu há pouco tempo.

Bruno fica contrariado por ter de dormir em casa dos avós, agora que não tem a companhia do amigo Paulo para se distrair. No entanto, diz a Áurea que compreende que ela queira passar alguns momentos a sós com Lourenço. A mãe fica feliz pela reacção de Bruno e diz que quando ele tiver uma namorada vai perceber melhor a situação. O filho sorri, algo malicioso. Áurea fica intrigada, mas ele não se descose, nem revela que namora com Tânia.

Amélia previne Vera, Ester e Alberto para não se descaírem sobre a gravidez de Inês, uma vez que ela não queria que se soubesse tão cedo. Vera conta a todos que foi interpelada por Hugo, contando que Sebastião acabou por afastá-lo. Ester e Alberto ficam preocupados com a situação e o tio diz de imediato que vai continuar a levá-la sempre que tiver de se deslocar, enquanto a tia insiste para que passe na fábrica o tempo livre, argumentando que fica mais descansada assim.

Júlia telefona a Mariana para lhe desejar um bom dia e a filha revela que só naquele momento vai sair para as aulas, porque a filha, Carolina, só agora adormeceu. Mariana não esconde o nervosismo por estar prestes a chegar atrasada ao primeiro dia no externato.

Depois de se despedir da filha, Júlia abre a porta a Duarte que lhe surge muito circunspecto e preocupado. Ele conta a discussão que teve com Inês para obter a separação e também a ameaça que sofreu de jamais ver o filho se persistir em acabar com o casamento. Júlia, à beira das lágrimas, assume que não estão destinados a ficar juntos e dá o seu exemplo, quando esteve afastada da filha durante dezasseis anos, para vincar que essa é uma situação inaceitável. Júlia pede a Duarte que nunca mais a procure, apesar de ele querer ficar para sempre com ela. Duarte acaba por ir embora, completamente destroçado, enquanto Júlia desaba num pranto incontrolável.

Raquel acaba de marcar um check-up ginecológico quando Zé Maria chega à clínica de estética, cumprimentando-a. Raquel aproveita para agradecer ao ex-marido por tê-la ajudado a refazer a vida, depois de ela lhe ter feito tanto mal.

Luísa procura Miguel na loja de lingerie e, depois de avanços e recuos, de provocações mútuas, seduzem-se e combinam encontrar-se em casa dela no dia seguinte.

Hernâni insiste com Nicole para que voltem a viver juntos, argumentando que se sente usado por ser uma espécie de pastilha elástica que ela mastiga e deita fora. A manicura mantém-se irredutível e proíbe o ex-marido de usar a filha para conseguir amolecer-lhe o coração. Hernâni estica a corda e vai embora zangado, dizendo que também tem a sua dignidade e que não aceita manter uma relação escondida. Nicole fica admirada com aquela reacção.

Hernâni vai ao café de Isabel e conta a conversa que teve com Nicole, assegurando que se ela não o quer por inteiro, nunca mais estará com ela. O segurança quer afogar as mágoas no álcool, mas o melhor que consegue é um café. Isabel fica espantada ao saber que Hernâni e Nicole voltarem a ter intimidade, apesar de estarem divorciados.

Raquel termina a conversa com Zé Maria, reconhecendo que foi feliz a seu lado e que se portou mal quando o traiu com Hugo. Ele mostra compreensão e até agradece veladamente o reconhecimento da ex-mulher, recomendando-lhe que tenha cuidado com Hugo, agora que ele saiu da prisão. Raquel, enigmática diz que vai estar sempre um passo à frente do traficante que lhe estragou a vida e convida Zé Maria para aparecer no Dancin’ Days, com Emília, numa noite próxima.

Duarte regressa a casa e depara-se com Inês à sua espera. Ela confronta-o por não ter dormido em casa e acusa-o de ter dormido com Júlia. O marido vota-a ao desprezo e atira que ela lhe mete nojo. Inês tenta agredi-lo e Duarte avisa que a paciência tem limites, aconselha-a a ir ao médico, dizendo que ela está doente, ou talvez seja apenas má pessoa. Duarte vira as costas e Inês fica de lágrimas nos olhos, cheia de raiva.

Enquanto arranja as unhas, Áurea conta a Nicole o jantar romântico que está a preparar a Lourenço, revelando que tenciona comprar roupa interior sexy na loja de lingerie. Nicole comenta que a loja tem coisas giras, só é pena o estafermo que as vende, pensando em Miguel. Áurea reconhece que a amiga não tem sido feliz com os homens, mas mostra-se feliz por ter encontrado um namorado decente.

Hernâni combina com Cristóvão uma corridinha depois do trabalho para manterem a forma. Ambos ficam incomodados com a chegada de Miguel que procura Sónia, e Hernâni quase esmaga a mão de Cristóvão quando selam o seu acordo.

Miguel previne Sónia de que tem de ir aos correios e ela comenta com Cristóvão que agora é que vai testar o GPS do telemóvel que lhe ofereceu, controlando todos os seus passos à distância, para saber se é traída novamente.

Duarte desabafa com Gui e assume perante o irmão que vai viver para um hotel, pois não suporta continuar o casamento com Inês.

Mariana é convocada por Artur e fica radiante quando ele a convida para fazer umas fotos de moda para o próximo número da Blondie. Mariana fica ainda mais feliz quando Artur lhe assegura que Júlia não teve qualquer influência na sua decisão.

Raquel pede a Hugo que se encontre consigo numa esplanada e propõe-lhe que em vez de criar uma associação que apoie a reintegração social de ex-reclusos, monte uma empresa em que os possa utilizar como mão-de-obra barata, sem gastar quase nada. Hugo fica estupefacto e intrigado com a proposta de Raquel, que lhe propõe sociedade, depois de assumir que nem ela nem ele, mudaram realmente. (conclusão)[/tab]
[tab title=”Ep. 198″]

Hugo ouve, espantado, a proposta de Raquel para que se tornem sócios num negócio de mão-de-obra barata, na venda de acessórios feitos à mão. Hugo agradece a ajuda que ela parece querer proporcionar-lhe, agora que saiu da cadeia, mas acaba por recusar, dizendo que não quer explorar ninguém e que não é o tipo de actividade que consiga exercer. Raquel não insiste e vai embora rapidamente, dizendo que se ele reconsiderar, a proposta está em aberto.

Carminho termina uma massagem a Júlia e percebe que a amiga está algo desanimada. Júlia não se abre e diz apenas que está num dia mau. A massagista tenta adivinhar a razão para o ar triste de Júlia e arrisca que o problema deve ser Duarte, reafirmando que está sempre disponível para ser sua confidente, apesar de ser tia de Inês. Júlia é salva pela chamada de Mariana, com quem combina encontrar-se mais tarde. Carminho fica desconfiada com o comportamento de Júlia.

Inês procura a ajuda de Teresa para ter Duarte de volta. Primeiro conta à sogra que o marido saiu de casa e foi viver para um hotel. Depois, veste a pele de vítima e diz que se ele a abandona, nem sabe o que fará. Teresa mostra-se horrorizada com o comportamento do filho e garante que vai falar com ele, para o chamar à razão. Inês teme que Duarte reaja mal, mas Teresa garante que agirá com a cautela necessária. Inês vinca que ele não pode fugir às responsabilidades, deixando-a sozinha com o filho que ainda está para nascer.

Nesse instante, na agência de viagens, Duarte brinca com Gui e pede-lhe que tire umas notas durante a conferência a que vai assistir na faculdade, pois está a precisar de aprender a gerir os seus relacionamentos. O irmão responde que se ele já brinca com a sua situação sentimental, é porque já está a encarar o problema com mais ligeireza. Duarte assegura que brinca para afastar a dor e desabafa que gostava de poder ter uma vida com Inês e o filho e outra com Júlia. Pragmático, Gui afirma que ele não pode ter o melhor dos dois mundos e que tem de optar entre ter o filho consigo, ou viver para sempre com a mulher que ama. Duarte tem de atender a chamada de Teresa e acena a Gui que aproveita para se ir embora. Teresa convence Duarte a aceitar o seu convite para jantar e conta a Inês que o filho nem quis continuar a conversa quando sugeriu que a trouxesse consigo. Depois de Inês ir embora, Lurdes surge na sala, interessada em saber se Bernardo vem jantar. Teresa responde que sim e informa a empregada que também convidou o filho mais velho. Lurdes esclarece que fez a pergunta para poder preparar tudo. Teresa fica agradada com a mudança de atitude que Lurdes revela.

Nicole chama Hernâni à loja e pede-lhe que passe por sua casa para arranjar a canalização do lava-loiça. Hernâni responde com altivez e frieza que sabe bem o que ela quer e deixa claro que só volta a cair nos seus braços quando ela assumir publicamente que voltaram a estar juntos. Nicole ainda desconversa, mas o ex-marido mantém-se firme e deixa-a a falar sozinha. Nicole fica pasmada com o seu comportamento.

Hernâni vai ter com Cristóvão, que já está equipado a rigor, à espera para irem correr. Isabel fica surpreendida quando eles confirmam que vão fazer exercício mas Cristóvão fica preocupado, quando Hernâni decreta que vão correr oito quilómetros. Depois dos dois “atletas” se fazerem ao treino, Hugo aparece para tomar um café e aproveita para contar que está empenhado em fundar uma associação que ajude a reintegrar as pessoas quando elas saem da prisão. Hugo esclarece Isabel que recebeu ajuda de Raquel, mas que recusou, pois percebeu que ela tinha segundas intenções. Hugo faz questão de dizer que não é parvo e que tem aprendido com a vida. Isabel fica admirada com o facto de Raquel ter querido ajudá-lo depois do que ele lhe fez e coloca-se rapidamente atrás do balcão.

Raquel conta a Babi que encontrou Zé Maria e que gostou bastante de voltar a conversar com o ex-marido, elogiando o facto de continuar a ser um excelente pai para Mariana. Em oposição, Babi fala mal do ex-marido, criticando-o por não ligar nenhuma à filha, embora reconheça que Nonô também não dá grande importância ao facto. Babi pergunta a Raquel se tem falado com Hugo, mas a amiga responde por meias palavras, reconhecendo que conversaram, mas sem querer aprofundar a questão, muda de assunto. Babi fica desconfiada mas acaba por desvalorizar.

Mariana conta a Júlia que Artur a convidou para fazer uma sessão fotográfica na Blondie. A mãe estranha que o ex-namorado não lhe tenha dito nada mas confessa estar orgulhosa dela. Avança contudo a hipótese de que ele tenha feito o convite como uma forma de as reconciliar, mas apressa-se logo a corrigir o tiro e afirma que não tem dúvidas sobre o talento da filha. Mariana e Júlia abraçam-se em clima de grande cumplicidade.

Urbano aprova a ideia de Isabel, que aceitou por eles o convite para se distraírem uns dias com Emília e Zé Maria no Algarve, aproveitando o facto de o empresário ter alguns negócios a resolver por lá. Isabel conta a Urbano que Raquel está muito amiguinha de Hugo e que lhe ofereceu ajuda para ele fundar a associação de ex-reclusos. Urbano fica desconfiado e afirma que é urgente avisar Júlia de que a irmã está novamente a fazer coisas nas suas costas.

Raquel insiste com Babi para que vá divertir-se um pouco no Dancin’ Days mas a amiga recusa o convite. Depois de Babi se ir embora, Raquel atende a chamada de Zé Maria e fica agradada por saber que ele planeia ir ao clube nessa noite na companhia de Emília. Raquel enche-se de simpatias e diz que vai deixar uma garrafa de champanhe no bar, em nome dele e da mulher.

Emília desafia Luísa para ir com ela e Zé Maria ao Dancin’ Days. No entanto, ela não aceita de imediato o convite com o argumento de que à noite pode estar muito cansada.

Nicole vai fazer umas compras à loja gourmet e Sónia mete conversa com ela para tentar a reconciliação. Depois de tanta insistência, Nicole fica com mau feitio e responde que não quer conversas com ela nem tenciona ser sua amiga. Pousa o cesto das compras e diz que volta quando Cristóvão estiver na loja. Sónia pouco se rala e concentra-se em Miguel que acaba de chegar. Quando ele lhe pergunta se foi maltratada, a namorada responde que Nicole ainda está um bocadinho ressabiada, mas que isso passa. De seguida confronta-o com o tempo que passou nos correios e Miguel queixa-se que tanto tempo na fila lhe provocou muitas dores nas costas. Ela afiança que tudo vai passar com uma massagem das suas.

Hernâni assume o papel de professor de educação física e orienta Cristóvão nalguns exercícios, ao mesmo tempo que se auto-elogia como grande atleta quando era mais jovem, garantindo que os Tigres, antiga equipa de pólo aquático vai voltar a dar que falar. A dada altura, põe-se em posição de pugilista e pede a Cristóvão que pense em alguém de quem não gosta e lhe dê um murro. Cristóvão fica receoso e diz que não o quer magoar. Como Hernâni insiste e desvaloriza a força de Cristóvão, acaba por se dar mal. Cristóvão pensa em Miguel e soca Hernâni com violência no estomago. O segurança finge que suportou o soco, mas esconde que está cheio de dores.

Isabel hesita em seguir o conselho de Urbano e contar a Júlia que Raquel ofereceu ajuda a Hugo. O médico insiste que é a decisão mais acertada mas Isabel teme que não se justifique abrir mais um desentendimento entre as irmãs.

Ester desespera porque o Alberto nunca mais chega para jantar. Bruno imagina que a lista do avô, candidata às eleições para a associação de estudantes, terá perdido e por isso ele não terá vontade de voltar para casa. Ester deseja que o neto tenha razão, pois acha que o marido já não tem idade para andar metido na política. Nesse instante, Alberto entra em casa com ar sério, deixando antever o pior. Puro engano, pois abre um sorriso e conta que ganhou a eleição, garantindo que estão cheios de ideias e que vão virar a faculdade do avesso. Entusiasmado, pergunta a Bruno que tal se sente por ir ser tio. O miúdo é apanhado de surpresa, pois não sabia de nada. Ester deita um olhar reprovador ao marido e Vera sussurra ao ouvido do tio que ele acabou de estragar a surpresa. Bruno fica confuso sem saber se já tem idade para ser tio. Alberto tranquiliza-o, explicando que a idade de cada pessoa não influencia o grau de parentesco. Amélia aparece descorçoada porque esteve a falar com Paulo e o neto confessou que as coisas não estão a correr bem no Luxemburgo, porque os colegas troçam dele por não saber falar francês. Bruno concorda que foi um disparate o amigo ter ido embora com os pais. Amélia concorda, mas também reconhece que não podia fazer nada para impedir.

Áurea e Lourenço jantam em clima de grande romantismo. Ela lamenta que ele vá embarcar novamente, inconformada com o facto de ficar mais duas semanas sem o ver. Po brincadeira, diz que era capaz de se candidatar a um lugar de ajudante de cozinha só para ir com ele. Sedutor ele reforça que seria cozinheira de primeira, mas logo ambos assumem que Isso nunca se concretizará por causa de Bruno. De repente, Lourenço lembra-se de que ainda não pagou a Áurea o dinheiro que ela lhe emprestou e prepara-se para ir ao multibanco levantá-lo. Ela trava-o, diz que paga quando regressar da viajem. O ambiente aquece e o casal prescinde da sobremesa, encaminhando-se para o quarto e levando consigo a garrafa de vinho que estão a beber.

Inês desespera em casa e decide ligar a Duarte. Pergunta-lhe se vai regressar nessa noite a casa e insiste que não faz sentido estar a dormir num hotel, convicta de que serão capazes de resolver os seus problemas. Duarte fala baixo para que não o ouçam na sala ao lado, mas muito irritado. Duarte repreende Inês por ter contado a Teresa as suas desavenças e afiança que só ainda lhe dirige palavra por causa da gravidez. Duarte pede que só volte a ligar-lhe se esse for o assunto. Quando Duarte regressa à sala, a mãe pergunta-lhe se esteve a falar com a mulher. O filho responde que sim, mas muda rapidamente de assunto, levando Teresa a não insistir na conversa. Duarte aproveita para saber mais sobre Bernardo e percebe que a mãe está embevecida com o advogado. Este, faz questão de frisar que estará sempre disponível para a ajudar.

Isabel visita Júlia e diz que tem de lhe contar uma coisa sobre Raquel e Hugo. A amiga diz saber que eles se falaram no centro comercial, mas Isabel atalha o discurso e revela que Raquel ofereceu ajuda a Hugo para ele fundar a associação de apoio a ex-reclusos. Júlia fica espantada e diz que a irmã lhe contou que tinha tido uma conversa bem diferente. Isabel conclui pesarosa que então, se assim foi, Raquel lhe mentiu. Júlia fica com uma expressão de desilusão na face. (conclusão)[/tab]

[tab title=”Ep. 199″]

Júlia esforça-se por arranjar uma justificação para que Raquel tenha oferecido ajuda a Hugo, mas não a encontra, descartando a possibilidade de ser ele quem está a mentir para fazer com que se zanguem de novo. Isabel levanta a possibilidade de Raquel ainda gostar dele, mas Júlia não acha que a irmã seja do tipo de mulher que continua apaixonada, depois de ter sido enganada ou maltratada. Num impulso, Júlia decide ligar a Raquel mas a irmã não a ouve, pois nesse momento está na discoteca a fazer as honras da casa a Zé Maria e Emília que acabaram de chegar.

Isabel começa a sentir uma ponta de remorso por ter contado a Júlia o que Raquel fez, mas a amiga deixa claro que não terá qualquer culpa se elas voltarem a discutir. Perante a preocupação de Isabel, Júlia assegura que não vai contar à irmã quem a avisou de que ela está disposta a ajudar Hugo.

Artur e Jorge acertam os últimos detalhes para o próximo número da revista. Artur ganha coragem e pergunta a Jorge se ele sabe se Júlia está sozinha, ou se se entendeu com Duarte. O jornalista confessa que quer ele, quer Carminho têm falado pouco com a amiga, mas acha que ela está mesmo sozinha. Artur confessa que ficou com o orgulho ferido por ter sido trocado, mas mostra-se disposto a tentar reconquistar Júlia. Jorge avisa-o de que a história que ele tem com Duarte é complicada, mas o director da Blondie está disposto a arriscar.

Duarte, Bernardo e Teresa conversam sobre viagens, quando ela propõe que passem à outra sala para continuarem o serão. Para Duarte é visível a cumplicidade entre a mãe e o advogado. Lurdes que está a levantar a mesa, aproveita o facto de Duarte ter esquecido o telemóvel para o chamar e insinuar que Teresa está a ter um caso com Bernardo. Este sente algum desconforto quando é confrontado com o facto de ser visita frequente de casa e decide regressar a Lisboa, com a desculpa de que ainda tem alguns quilómetros pela frente. Quando fica a sós com a mãe, Duarte confronta-a igualmente com a possibilidade de estar apaixonada por Bernardo. Teresa fica escandalizada e diz que não admite discutir esses assuntos com ele. Depois do filho sair, Teresa chama Lurdes e repreende-a por ter andado a contar a sua vida ao filho. A empregada responde que ela é que se denunciou porque basta ver como olha para o doutor para se perceber que está pelo beicinho. Teresa fica irritada, mas Lurdes deixa-a a falar sozinha.

Áurea despede-se de Lourenço completamente apaixonada e proíbe-o de olhar para as mulheres dos portos onde pararem. Lourenço deixa-a embevecida ao dizer que é marinheiro de um só porto.

Alberto deixa a família espantada com as ideias revolucionárias que pretende implementar na faculdade. Fica irritado com Amélia que faz troça de tudo o que ele diz. Ester diz que não gosta nada de o ouvir com aquele discurso inflamado. Alberto não liga e pede a Vera para também subverter o funcionamento da sua faculdade. A sobrinha diz logo que não se mete nisso e Ester dá-lhe razão.

Isabel conta a Nicole que já sabe que ela e Hernâni voltaram a namorar. Nicole diz que ele fala demais e que não tenciona meter mais nenhum homem lá em casa. A manicura está desiludida por não conseguir acertar, apesar de Isabel garantir que Hernâni está mudado.

Hernâni vai ter com Cristóvão e encontra-o quase sem se poder mexer, depois do treino que fizeram. O segurança também não está muito melhor, mas disfarça para não dar parte fraca. Cristóvão recusa acompanhá-lo em mais um treino.

Inês desabafa pelo telefone com Áurea e conta à mãe que Duarte não dorme em casa há duas noites. A mãe percebe que ela não está bem e diz que vai ter com ela, apesar de ter o trabalho na fábrica.

Gui confessa que não estava à espera que a mãe tivesse um namorado tão cedo. Duarte diz ao irmão que vai investigar Bernardo, para não serem apanhados de surpresa e conta que só soube do envolvimento da mãe porque Lurdes falou demais. Ingénuo, Duarte ainda revela que a empregada lhe pediu por tudo para ele não contar que foi ela quem avisou que Teresa estar a dar muita atenção ao advogado.

Artur faz uma visita a Júlia e justifica que contratou Mariana para fazer um trabalho para a revista, como modelo, porque entende que ela merece uma oportunidade. Artur intriga Júlia ao dizer que tem com ela um assunto que não pode ser tratado na revista.

Isabel ganha coragem e diz a Hugo que o facto de ele estar ali a conversar com ela é mau para o negócio, explicando que há muitos clientes que já não bebem café, porque o vêm ali. Hugo percebe a mensagem, mas vai embora melindrado a dizer que pensava que ela fosse diferente.

Artur tenta reconquistar Júlia mas ela reafirma que ele não merece estar com uma mulher que gosta de outro. Ambos saem magoados com a conversa. Quando Artur sai do prédio de Júlia é observado por Duarte, que acabou de chegar. Este abandona a deia de visitar Júlia e vai-se embora, desanimado.

Áurea consola Inês que está inconsolável desde que Duarte saiu de casa.

Perante a insistência de Isabel e Urbano, Carminho aceita ir almoçar com eles. Isabel acrescenta que está desejosa de saber novidades do sobrinho.

Júlia surpreende Raquel a falar com Hugo no interior do Dancin’ Days. Fora de si e depois de ele já ter ido embora, discute com Raquel e cega a vias de facto esbofeteando-a. Raquel também perde a calma e envolve-se numa luta corpo-a-corpo com a irmã, pelo chão da discoteca. (conclusão)[/tab]

[tab title=”Ep. 200″]

Júlia e Raquel lutam no chão, até que a irmã mais velha consegue libertar-se e pôr cobro às agressões. Raquel consegue acalmar Júlia e explica-lhe que jamais pretendeu enganá-la, revelando que tem mesmo um plano para devolver Hugo à cadeia. Júlia, mais tranquila, começa a acreditar nas boas intenções da irmã e adverte-a de que o facto de querer vingar-se do homem que a arruinou, comporta riscos. Raquel ergue-se do chão e ajuda Júlia a levantar-se, dizendo que precisa do seu apoio. As irmãs envolvem-se num abraço emotivo.

Duarte anda de um lado para o outro na agência, irritado por pensar que Júlia o trocou por Artur, depois de ter visto o jornalista sair de casa dela. Gui esforça-se por acalmar o irmão, dizendo que é melhor ele confirmar as suas suspeitas, em vez de se precipitar. Duarte, no entanto, continua convencido de que Júlia se cansou de dividi-lo com Inês e decidiu desistir dele. A tensão aumenta quando Inês aparece e pede a Duarte para almoçar com ela, para que conversem com calma. Gui fica a olhar para o irmão, que não consegue responder imediatamente à proposta de Inês.

A luta entre Júlia e Raquel deixou em cada uma delas as suas marcas. As irmãs curam as feridas, já mais descontraídas e sem acreditarem bem no que sucedeu. Júlia volta a advertir Raquel de que o seu plano para colocar Hugo atrás das grades vai provocar a indignação e afastamento das pessoas, incluindo Mariana. Raquel sugere que conversem ambas com ela, fazendo com que compreenda que a tia só está a aproximar-se de Hugo para se vingar dele, repondo a justiça.

Artur chama Jorge e começa por satisfazer a sua  curiosidade, revelando que tentou reconquistar Júlia, mas que ela se manteve irredutível e recusou reatar a relação. Mudando o assunto, Artur convida Jorge para chefe de redacção da Blondie, para substituir o anterior responsável, que não se portou à altura. Jorge teme que os outros jornalistas não o aceitem, mas Artur esclarece de imediato que quem melhor trabalha è que é promovido. Perante as reticencias de Jorge por não querer descurar o apoio à gravidez da mulher, Artur aconselha-o a ouvir a opinião de Carminho, marcando para dali a uns dias, nova conversa. Jorge fica radiante com a proposta e por saber que também vai ganhar mais.

Carminho e Urbano regressam do almoço e ela confessa que lhe soube bem variar e almoçar fora da clínica. Urbano entrega-lhe um livro de dieta para grávidas, que ela agradece. Isabel entra nesse instante no gabinete e, muito desanimada, conta que ainda não foi desta que engravidou. O namorado e a amiga consolam-na, argumentando que se quer tanto ser mãe, até pode adoptar uma criança. Isabel insiste que quer um filho mesmo seu e Urbano condescende, dizendo que tudo se fará como ela quiser. Isabel agradece ao companheiro por estar ao seu lado.

Raquel relembra o momento em que Hugo a escorraçou da sua própria casa. Tem o impulso de telefonar a Mariana mas acaba por perder a coragem.

Júlia encontra-se com Mariana no centro comercial e esconde-lhe o arrufo que teve com Raquel, limitando-se a dizer que teve uma conversa demorada com a irmã. João chega entretanto para dar a Júlia uns documentos para ela assinar, como tinham combinado. Mariana e o gestor de conta da mãe acabam por conversar com grande empatia. Ela desculpando-se de não ter sido simpática da última vez que se cruzaram, elogiando por outro lado, a simpatia de João. Este continua a espalhar o seu charme e diz que um dia destes lhe vai pedir conselho sobre uma máquina fotográfica que quer comprar. Depois do rapaz ir embora, Júlia brinca com a filha insinuando que devia ir ao balcão do banco abrir uma conta à filha e aproveitar para falar com João sobre máquinas fotográficas.

Inês tenta convencer Duarte a voltar para casa, reconhecendo que lhe deu razões para que ele esteja zangado, embora movida pelo medo de perdê-lo. Duarte diz abertamente que descobriu nela um lado de que não gostou, mostrando-se desagradado com a chantagem que ela lhe impôs. Inês pede ao marido que esqueça o que de mau aconteceu, que lembre apenas as coisas boas e que se esforce por manter o casamento, nem que seja pelo filho que vai nascer. Duarte duvida ser capaz de voltar a ter com ela um convívio normal e fica sem saber que decisão tomar. Inês diz que lhe vai conceder todo o espaço para que possa escolher o que fazer da vida.

Lurdes prepara-se para aspirar a sala, ignorando a presença de Teresa que está a ler. A patroa chama-lhe a atenção e ela resmunga baixinho que depois não se admire do chão estar sujo. Teresa reage e responde que não lhe admite tais comentários, levando Lurdes a desculpar-se. Teresa muda de assunto e pede a Lurdes que não comente com os filhos a sua relação com Bernardo. A empregada promete discrição e Teresa dá um tom de reconciliação dizendo que ela já pode aspirar, pois vai continuar a leitura no jardim-

Cristóvão abre a boca de sono e Cátia brinca dizendo que a mantenha fechada ou arrisca-se a que entre uma mosca. Sónia provoca Luísa, dizendo que também não pregou olho a noite inteira, porque Miguel esteve muito endiabrado. Luísa revira os olhos de tédio, mas troca um olhar cúmplice com o vendedor de lingerie, quando ele chega para beber um café. Cátia murmura que está a chegar o diabo, enquanto Cristóvão se queixa de dores musculares por causa do exercício e é alvo de troça. Farto de ser gozado, dá ordem a Sónia para regressarem ao trabalho na loja. Miguel fica sozinho com Cátia e lembra-lhe que têm um assunto pendente. Ela vira-lhe as costas e vai embora, dizendo que não será nesse momento que o vão resolver.

Gui chama Duarte à razão e diz que acha mal que ele volte para casa, cedendo ao desejo de Inês, por pensar que Júlia está com Artur. Duarte continua muito indeciso sem saber o que fazer.

Mariana faz a sessão fotográfica na Blondie e Júlia assiste ao trabalho da filha. Artur chega perto do final e coloca-se ao lado de Júlia, causando algum constrangimento. Artur quebra o gelo e pede-lhe que esqueça o encontro que tiveram de manhã. Mariana termina a sessão fotográfica e recebe elogios pelo trabalho. Feliz, abraça-se a Artur, agradecendo a oportunidade. Os três sorriem de satisfação.

Alberto resmunga por não conseguir pôr os assentos num documento que está a fazer no computador. Quando as mulheres da casa chegam vindas da fábrica, anuncia que está a fazer um manifesto de resposta, porque a outra lista que perdeu as eleições para a associação de estudantes quer impugnar o acto eleitoral. Alberto critica a direcção da faculdade por preferir outra lista, já que a sua vai causar incómodos. Ester brinca com o marido e diz que não sabe como é que a faculdade vai resistir a uma ano sem matraquilhos. Áurea diz achar bem que o pai se ocupe dessas brincadeiras mas ele afirma de pronto que se trata de uma questão muito séria. A filha alerta-o para que já está na hora de ir buscar Bruno à escola e Vera à faculdade.

Vera passeia com Sebastião e ambos brincam com o facto de ela ter telefonado a Alberto a dizer que afinal está no centro comercial, antecipando que o tio ainda vai acusar Sebastião de andar a desviá-la e também a Bruno. Este vem da loja de manicura com Tânia e Nicole. Despede-se de Tânia com um beijo na cara e Vera brinca afirmando que ele tem muito que lhe contar a caminho de casa. Nicole comenta com Isabel que agora os miúdos crescem muito depressa, incomodada por Tânia lhe ter contado que namora com Bruno. Sem contemplações, Isabel afirma que Tânia e Bruno têm mais juízo do qu ela e Hernâni, pois ao menos assumem que gostam um do outro. Nicole descai-se e refere que há muito que não gosta do marido. Atrapalhada, corrige para ex-marido, motivando o sorriso de Isabel.

Cristóvão tenta chegar a uma prateleira da loja mas geme de dor. Hernâni tenta ajudar mas está igualmente durido do último treino. Veiga diz a Cristóvão que tem de arranjar um plano de treino. Cátia dá uma pequena massagem a Cristóvão e deixa-a nas nuvens. Sónia aconselha a prima a não dar demasiada corda ao boneco, pois corre o risco de ele não mais a largar, porque gosta dela.

Raquel respira de alívio ao ver surgir o ginecologista que lhe vai fazer a consulta de rotina.

Zé Maria e Emília visitam Mariana, também na expectativa de verem Carolina antes de irem para o Algarve. Júlia confirma que a produção fotográfica da filha correu bem e Zé Maria confessa que nunca pensou que ela pudesse vie a ser modelo.

Entusiasmada por Urbano, Isabel aceita pensar e informar-se da possibilidade de adoptar uma criança, uma vez que ainda não conseguiu engravidar.

Amélia e Ester comentam com preocupação o facto do neto da empregada não ter ainda conseguido aprender francês, estando por isso em dificuldades com a adaptação à escola no Luxemburgo. Amélia gostava de ir visitar Paulo e Ester diz que podem pedir ajuda a Vera para comprar o bilhete na internet. Áurea pede à mãe para ficar a jantar com elas, pois Bruno está entretido a jogar com Sebastião e não quer ir para casa.

Inês trabalha em casa quando é surpreendida pelo rodar da chave na fechadura da porta. É Duarte que entra, trocando um cumprimento frio com a mulher. Inês fica ansiosa por saber que decisão ele tomou quanto ao futuro, mas acaba por respirar de alívio quando Duarte comunica que decidiu voltar para casa, pelo filho que ela espera. Inês fica radiante mas não demonstra a sua felicidade, limitando-se a abraçá-lo e prometendo que tudo será como ele quiser, em nome da estabilidade do casamento. Duarte corresponde ao abraço, mas nada contente com a situação.

Raquel fica em choque quando o ginecologista lhe diz que tem de fazer uma mamografia, pois ao examiná-la detectou a presença de um nódulo. Raquel pergunta a medo se o médico pensa que ela pode ter cancro da mama e fica ainda mais destroçada por não obter de imediato uma resposta. (conclusão)[/tab]

[tab title=”Ep. 201″]

O ginecologista de Raquel diz-lhe que não vale a pena ficar alarmada, pois só depois de fazer exames é que poderá saber se sofre de cancro da mama. O médico acrescenta que o facto de ela não ter sentido dores ao fazer a mamografia, já é motivo para estar optimista. No entanto, Raquel não consegue evitar a ansiedade, pois recorda o que sofreu quando teve de tirar o útero, confessando ao ginecologista que não consegue ver-se a passar pelo mesmo.

Mariana pergunta a Zé Maria e Emília como lhes correu a noite no Dancin’ Days. Júlia brinca com a situação e diz que conhece muito bem a dona do clube e que se tiverem reclamações, ela fará chegar a mensagem. Zé Maria e Emília respondem que tudo correu pelo melhor e que Raquel foi muito atenciosa com eles. Mariana reconhece que a tia tem tentado mudar e Júlia disfarça o seu comprometimento. O empresário lembra à filha que não pode deixar que a carreira de modelo atrapalhe os estudos e Mariana assegura que tem os pés bem assentes na terra. Júlia atesta que ele terá um grande futuro, faça o que fizer.

Duarte e Inês comprometem-se mutuamente em esforçar-se para que o casamento resulte, reconhecendo que ambos cometeram erros. Ele não garante conseguir que as coisas voltem a ser como dantes, pois ficou muito magoado com as ameaças que Inês lhe fez. No entanto promete que enquanto estiver com ela, não voltará a traí-la. Ela, por seu lado, assume que também exagerou, movida pelo medo de o perder, prometendo agora acabar com as desconfianças. Duarte mostra-se esperançado em que o nascimento do filho possa ajudar a terem uma relação calma e normal.

Teresa toma chá com Bernardo e desabafa as suas preocupações por causa do casamento de Duarte, que não está nada bem. Confessa que o filho mais velho é um romântico que interioriza os problemas, ao contrário de Gui que saiu mais ao pai. Bernardo aproveita a deixa para mais um galanteio, frisando que se Duarte sai mais à mãe, não vê como isso possa ser mau. Teresa fica agradada e ainda mais contente quando Bernardo se oferece para ter nova conversa com Lurdes, ameaçando-a com despedimento e processo, se a empregada voltar a importunar Teresa.

Isabel está reticente para avançar com o processo de candidatura à adopção de uma criança mas Urbano, depois de preencher o formulário electrónico, encoraja-a e convence-a a enviar o documento.

Carminho comenta com Jorge que lhe custou ver Isabel quase à beira das lágrimas por não ter conseguido engravidar, mais uma vez. Ele diz esparar que a irmã e Urbano estejam a considerar outras possibilidades para serem pais. Carminho confirma que a adopção já foi considerada pelo casal. De seguida muda de assunto e pergunta ao companheiro se já aceitou a proposta de Artur para ser o chefe de redacção da Blondie. Jorge assume que o cargo é de responsabilidade e que não quer falhar com ela nem com o filho que está para nascer. Carminho mostra-se convicta de que isso não acontecerá e incentivando-o a aceitar o lugar, porque o trabalho é importante e o dinheiro que vai ganhar a mais, também.

Alberto conversa com Sebastião depois do jantar e fica a saber que o rapaz pretende tirar o curso de Turismo. Aproveita logo para perguntar se a sua faculdade tinha associação de estudantes e decreta que as que pouco trabalham estão ligadas às juventudes partidárias. Vera vai em socorro do amigo, percebendo que o avô o está a monopolizar. Bruno quebra a monotonia e pergunta se ela e Sebastião são namorados. Vera responde que são apenas amigos, mas acusa Bruno de só pensar em namoros, obrigando-o a confessar que agora namora com Tânia. Áurea brinca com a situação e diz que tem de conversar com Nicole sobre o assunto, ao passo que Ester desabafa que o neto, pela forma como já fala, a faz velha. Áurea dá ordem de regresso a casa a Bruno e Sebastião aproveita a deixa para sair também. Alberto acaba por confessar que Sebastião n~eo é parvo de todo e Vera aproveita a oportunidade para reafirmar que, lá porque o amigo teve um problema com droga, não significa que seja um ignorante.

Cristóvão continua cheio de dores, depois do treino que fez com Hernâni e decide que vai continuar a treinar artes marciais, pois não envolvem tanto sacrifício. No entanto, Hernâni consegue convencê-lo a ir consigo para a piscina, prometendo que o vai ensinar a nadar, pois a natação é o desporto ideal para ele ganhar o musculo que ainda não tem-

Inês desafia Duarte para se deitarem em conjunto mas ele diz que ainda não tem sono. Ela fica desagradada mas não lhe demonstra isso, nem mesmo quando lhe dá u beijo de boas noites a que o marido não corresponde. O ambiente continua pesado e Inês fica a observá-lo da cama, sem que Duarte de aperceba.

Júlia estranha que Raquel se tenha trancado no escritório do Dancin’ Days. Quando abre a porta, Raquel justifica que pretendia descansar e se trancou para não ser incomodada, escondendo que estava no computador a pesquisar sobre o cancro da mama, que teme ter contraído. Júlia satisfaz a sua curiosidade e informa-a de que a produção fotográfica de Mariana correu muito bem e questiona o que é que a irmã pretende fazer com Hugo. Raquel diz que ainda não decidiu, mas que já tem uma ideia. Júlia fica na expectativa.

Bernardo convida Teresa para assistir a uma exposição de pintura. Ela mostra-se reticente e pergunta ao advogado se gosta de barcos. A ideia seria passear com ele, mas como o advogado se mostra pouco conhecedor da matéria, Teresa equaciona a possibilidade de vender o veleiro, cujas chaves encontrou no escritório. Porém, afirma que só avançará com a venda se os filhos permitirem, uma vez que adoram o mar e o barco os liga ao pai. Já na despedida, Bernardo consegue convencer Teresa a acompanhá-lo na abertura da exposição do colega da ordem dos advogados. Ela fica agradada com o beijo que ele lhe dá ao sair.

Cátia abre a boca de sono e Gui lembra-lhe que já sabia que ia dançar e que, por isso, devia ter trocado o turno no centro comercial. Por seu lado, queixa-se de estudar de noite e trabalhar de dia. Cátia diz que ele fala de barriga cheia, pois é de uma família rica. Gui lamenta que o dinheiro familiar esteja empatado em propriedades e espera que o namorado da mãe os ajude a equilibrar as finanças. Cátia apressa-se a dizer que a sogra é fresca, enquanto Gui se mostra agradado por a mãe ter um namorado, pois assim está ocupada.

Inês não esconde a sua tristeza por Duarte ter dormido no sofá. Ele desculpa-se, assegurando que não teve essa intensão e que apenas adormeceu a ver um filme. Pede inclusivamente à mulher que, da próxima vez o arraste para a cama.

Júlia conversa com Urbano e dá-lhe conta da necessidade de contratar mais uma manicura para a loja Nails da clínica de estética. Urbano comenta que Lúcia já o tinha avisado de que estavam a rejeitar marcações. O médico pergunta depois, como está a história de Raquel com Hugo. Júlia garante que já desligou do assunto porque não se julga no direito de questionar a irmã sobre com quem ela conversa. Urbano diz que só alertou para o facto por estar preocupado com ela e Júlia garante que não levou a mal o facto de Isabel a ter avisado.

Raquel faz exames exaustivos para avaliar se tem ou não cancro da mama. O radiologista diz que só pode pronunciar-se quando tiver os resultados e Raquel, tomada por uma grande ansiedade fica à beira das lágrimas. O radiologista conforta-a, lembrando que nem todos os nódulos são malignos e que, mesmo que este seja, a taxa de cura é muito elevada.

Gui não poupa nas palavras e diz a Duarte que dormir no sofá é o fim da linha. O irmão lembra que ainda agora regressou a casa e que para si significa o princípio, embora reconheça que a sua relação com Inês não voltará a ser a mesma. Gui insiste que ele não está feliz e decreta que uma relação sem sexo não tem futuro. Duarte tenta convencer-se que o filho que está para nascer pode reaproximá-lo de Inês, convicto de que essa união não vive apenas de sexo.

Miguel vai à loja de doces meter-se com Cátia, pedindo um doce. Ela pergunta qual e ele responde que o seu doce é ela. De seguida avisa que vai passar pelo clube de striptease brevemente e que já comprou uma lingerie especial da sua loja, para ela usar. Cátia chama-lhe nojento, depois de Miguel ir embora.

Hernâni empurra Cristóvão para dentro da piscina, porque ele nunca mais se decide a entrar. Surpreendido, Cristóvão esperneia e pede socorro mas nem sequer vai ao fundo. Hernâni ri a bom rir e atira-se à água, pegando Cristóvão pelo pescoço.

Mariana fica perplexa ao saber que Raquel tenciona associar-se a Hugo para o devolver à cadeia, denunciando-o quando ele cometer um erro. Júlia concorda que a irmã vai correr demasiados riscos, mas Raquel pede o apoio de ambas, pois está a fazer o que está a fazer, pelas três. Nesse instante, Raquel recebe um telefonema e fica muito perturbada, balbuciando apenas que está a caminho. À irmã e à sobrinha diz que se trata de um assunto do condomínio que tem de resolver e pede desculpa por não poder almoçar com elas. Júlia e Mariana estranham a sua atitude.

Isabel conta a Emília que decidiu com Urbano inscreverem-se para adoptarem uma criança. Emília fica feliz pela amiga e dispara que agora já não há desculpa para não irem com ele e Zé Maria para o algarve, avisando que vão fazer a viajem de avioneta. Isabel concorda que está mesmo a precisar de uma aventura dessas.

Hernâni pede a Isabel que meta uma cunha a Urbano para lhe dar uma consulta de nutrição, com urgência. O segurança justifica o pedido com a proximidade do torneio de polo aquático em que os Tigres de Odivelas vão competir de novo. Isabel não cai na patranha e insinua que ele quer emagrecer por causa de Nicole. Altivo, Hernâni garante que a ex-mulher não leva mais nada dele, pois não é animal de estimação de ninguém. Nesse preciso momento, Nicole chama-o e é de imediato seguida por ele. Isabel brinca e diz a Hernâni que só lhe falta ladrar. Já dentro da sua loja, Nicole surpreende o ex-marido afirmando que aceita as suas condições e que vai assumir a relação que têm. Hernâni fica eufórico e abraça-a até a levantar do chão. Depois confessa as saudades que tinha de a tratar por mulher e começa a chorar emocionado. Nicole faz-lhe festas, mas deixa a recomendação que Tânia tem de ser a primeira a saber que os pais estão de novo juntos.

Depois de almoçarem Mariana e Júlia comentam ainda a intenção de Raquel em meter Hugo outra vez atrás das grades. Mariana não entende como é que a tia suporta olhar para ele.

Raquel está desesperada para saber se tem ou não um tumor na mama. O ginecologista confessa não saber se a massa que encontraram, é ou não maligna, pois só poderá ter uma certeza, depois de analisados os fragmentos recolhidos na citologia. Raquel está cada vez mais ansiosa e pior fica quando o médico lhe sugere avançar para a cirurgia, mesmo sem saber se ela tem ou não cancro da mama. Raquel fica sem saber o que responder. (conclusão)[/tab]

[/tabs]

Categorias
Resumos de NovelasTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários