Música

Uma nova Deolinda já está nas prateleiras

O grupo musical Deolinda apresentou ontem (segunda-feira) o seu mais recente álbum, “Mundo Pequenino”, naquele que é o terceiro disco do conjunto. Este novo trabalho já conseguiu o Galardão de Ouro, pois apenas hoje já vendeu mais de 10 000 exemplares, conforme publicou a editora Universal Music. 

A Deolinda, personagem fitícia que dá o nome à banda, surge agora com uma sonoridade mais universal e multicultural, com um registo que pode ser verdadeiramente catalogado como “world music”. A presença das guitarras e do contrabaixo continua a liderar a sonoridade da Deolinda, embora tenham participado novos instrumentos a adornar as melodias. Já as letras (sempre brilhante, o Pedro da Silva Martins) revelam novas temáticas, bem mais contemporâneas e quotidianas, perdendo o registo tipicamente portugalizado, com histórias populares e tradicionais, bem ao jeito da Lisboa bairrista.

Este novo álbum continua a criar “água na boca” e a corresponder às expetativas dos críticos. “Não foi, de facto, o mundo que encolheu; foram os Deolinda que cresceram”, escreve o jornalista Gonçalo Frota a propósito do novo disco dos Deolinda. Com uma cotação de 4/5 no Ípsilon, na edição da passada sexta-feira do Público, “Mundo Pequenino” reforça uma certeza.  “Ultrapassada a estranheza, o que encontramos nestas 12 canções é uma banda a abraçar um mundo de possibilidades, melódicas e rítmicas (…)”, refere Lia Pereira, na Atual da edição do Expresso do passado sábado. “(…) deixa os Deolinda mais perto de uma ideia de world music sem passaporte (…)”, continua a jornalista que igualmente quota o disco com 4****, acabando a crítica ao disco com um “Longa vida à Deolinda!”

Também merece destaque o fato de o sucessor de “Dois Selos e um Carimbo” ter-se tornado durante a passada semana o recorde de streams na aplicação music box.

 Apontem ainda na agenda que, antes dos Coliseus de Lisboa e Porto, dias 3 e 4 de Maio, os Deolinda actuarão nas Fnacs do CC Colombo e do Chiado, no próximo dia 23 de Março, às 18h30 e 21h30 respectivamente.

Aqui fica o videoclip do primeiro single de “Mundo Pequenino”, “Seja Agora”:

[youtube link=”http://www.youtube.com/watch?v=pjACOG_loM0″ width=”590″ height=”315″]

Categorias
Música

Comentários