Televisão

Morreu Luís Andrade, antigo diretor de programas da RTP

Luís Andrade, responsável por alguns dos programas mais marcantes da história da televisão nacional, esteve na RTP durante mais de quatro décadas. O Antigo diretor de programas da RTP, morreu neste sábado aos 77 anos.

Segundo a Antena 1, Luís Andrade estava hospitalizado há cerca de uma semana. Já em Fevereiro tinha estado internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de um acidente vascular cerebral.

Era pai de duas figuras televisivas, também ligadas à estação pública: Hugo Andrade, atual diretor de programas na RTP e da apresentadora Serenella Andrade.

Luís Andrade nasceu a 24 de Outubro de 1935, começou por cantar ópera nos principais palcos do mundo mas não tardou a ser convidado para realizador na RTP, onde esteve 46 anos. Assinou a realização de programas marcantes como o ZIP-ZIP, a Visita da Cornélia e os Jogos Sem Fronteiras, realizou 12 Festivais da Canção e trabalhou com vários artistas famosos, de diferentes géneros musicais.

Deixou a RTP em 2007, depois de ter chefiado as comemorações dos 50 anos da estação. Um ano depois foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários