Social

O preconceito através do olhar

Durante a criação do portefólio «Something to weigh», a fotógrafa Haley Morris-Cafiero pretendeu retratar a sua própria solidão no meio do quotidiano apressado da população de Times Square. Contudo, durante a recolha de imagens, Haley apercebeu-se que, numa das suas fotografias, um homem olhava-a de forma indiscreta e discriminatória.

Mais tarde, o episódio repete-se, mas desta vez numa esplanada. Haley ao fotografar-se sozinha, repara que um homem se vira de costas rindo-se dela.

Sempre tive consciência de que as pessoas faziam caras feias, riam-se e faziam comentários sobre o meu tamanho”, disse Haley.

Face aos últimos acontecimentos, Haley decidiu criar um novo portefólio, o “Wait Watchers”. Esta coleção é constituída por várias fotografias que mostram o preconceito através do olhar.  As fotografias de “Wait Watchers” foram feitas enquanto Haley fazia a sua rotina diária em espaços públicos.

“Bastou apontar a câmara para mim e esperar por um grupo de pessoas”, afirmou Haley.

Haley cursou Cerâmica e Fotografia na Universidade do Norte da Florida, sendo mestre em Arte pela Universidade do Arizona. Atualmente é Professora Associada e Chefe do Departamento de Fotografia em Memphis College of Art.

É possível ver os seus trabalhos através: http://haleymorriscafiero.com/

 

VEJA O PORTEFÓLIO “WAIT WATCHERS”:

 

Categorias
Social

Comentários