Cinema

Festival de Cannes começa hoje

Até ao próximo dia 26 de Maio, a 66ª edição do Festival de Cannes recebe os novos filmes de Steven Soderbergh, Roman Polanski, Sofia Coppola e dos irmãos Cohen.

A edição deste ano vai arrancar com a exibição de The Great Gatsby, uma adaptação do clássico da literatura de F.Scott Fitzgerald conduzida por Baz Luhrmann e com Leonardo DiCaprio como protagonista.

A seleção oficial inclui ainda filmes como  The Bling Ring, o filme que tem assinatura de Sofia Coppola e um elenco liderado por Emma Watson. Inicia-se também amanhã a Quinzena dos Realizadores com The Congress, realização de Ari Folman que, tal como o seu título anterior (A Valsa com Bashir), se anuncia como uma animação a partir de imagem real, com actores (Robin Wright, Harvey Keitel, Paul Giamatti, etc.).

Entre os cineastas estreantes na longa-metragem incluem-se o português Basil da Cunha (Até Ver a Luz, Quinzena) e a actriz italiana Valeria Golino (Miele, Un Certain Regard). Ao todo, são mais de duas dezenas de títulos que concorrem para a Câmara de Ouro, uma das distinções simbolicamente mais importantes do festival, em 2012 atribuída a Bestas do Sul Selvagem, de Benh Zeitlin. Este ano, o júri da Câmara de Ouro é presidido por Agnès Varda, autora lendária da história do cinema francês, ligada aos tempos heróicos da Nova Vaga.

Alguns dos momentos mais marcantes do festival poderão estar nas sessões especiais, fora de competição. Claude Lanzmann, o cineasta da memória do Holocausto que é Shoa(1985) regressa com mais um documentário, Le Dernier des Injustes, sobre os judeus presos em Theresienstadt. J. C. Chandor, que conhecemos através de O Dia antes do Fim (2011).

 

Categorias
CinemaDestaquesPalcos & Letras

Jornalista Estagiária numa publicação mensal e amante de Cinema e da Cultura nacionais

Comentários