Social

Windows 8.1 Preview – os detalhes que fazem a diferença

A Microsoft lançou ontem uma preview aberta ao público da sua mais recente versão do Windows, a versão 8.1. Esta atualização acaba por aplicar a nova intenção da Microsoft lançar atualizações anuais aos seus mais recentes sistemas operativos. As principais novidades nesta versão são pequenas melhorias da interface, bem como  aplicações novas e melhoradas  

Menu Start

As novas funcionalidades começam logo no menu Start, onde é possível personalizar as Live Tiles em diferentes e novos tamanhos, indo desde ícones bastante pequenos a grandes painéis dinâmicos com muita informação. Também agora é possível escolher a mesma imagem no fundo do ambiente de trabalho e no menu Start, o que torna a transição entre estes dois ecrãs muito mais integrada. Outra nova funcionalidade que seguramente será apreciada pelos grandes críticos do Windows 8 é a possibilidade de definir o iniciar do sistema operativo diretamente para o ambiente de trabalho.

O ecrã de bloqueio também foi melhorado, podendo agora apresentar uma moldura de fotos interativa tanto a partir de imagens locais como do SkyDrive, para além de permitir desbloquear diretamente para a câmara, caraterística fundamental para os tablets. Também já é possível atender chamadas do Skype a partir do próprio ecrã de bloqueio.

newstart

Botão Start está de volta

A Microsoft parece estar a ouvir os seus utilizadores e decidiu reimplementar o abolido botão Start, que tanta polémica criou na altura do lançamento do Windows 8. Mas engane-se quem ache que a Microsoft acha que o antigo botão era a melhor solução, já que a função deste é apenas abrir o menu Start e não o antigo menu que estava presente no Windows 7. No entanto, o utilizador pode clicar com o botão direito do rato no botão Start e aceder a importantes funções como terminar sessão, reniciar e desligar.

desktop_with_start_button_verge_super_wide

SnapView e funcionalidade multi-ecrã melhorada

A capacidade de ver e utilizar duas aplicações da interface Metro já era possível no Windows 8, mas agora com o 8.1 a personalização é muito maior, podendo manipular livremente as aplicações, dividindo-as em 50/50 ou até em 33/33/33. Outra grande melhoria é a capacidade de utilizar vários monitores de uma forma mais eficaz, podendo colocar várias aplicações em monitores diferentes.

3-screen-still_verge_super_wide

Novo menu de pesquisa

O menu de pesquisa do Windows 8.1 é outro grande trunfo desta atualização, já que utiliza não só a pesquisa nos ficheiros locais como a pesquisa Bing da Microsoft, tornando a pesquisa muito mais funcional e dinâmica, com base em algoritmos complexos. A maior funcionalidade será mesmo o Bing Heroes, onde a pesquisa por um artista, figura pública ou uma cidade abre todo um menu onde é apresentada informação com base no Wikipédia, notícias recentes, música, imagem e vídeos relacionados com a pesquisa.

Search_verge_super_wide

Novas aplicações e definições

As aplicações padrão do Windows 8 vão todas sofrer uma melhoria com o 8.1, bem como receber novas aplicações, como uma aplicação de Relógio e Alarmes, Calculadora e ainda Bing Food & Drink e Bing Health & Fitness, todas com interface Metro. Um grande destaque vai para o novo Internet Explorer 11, quee trará uma experiência de utilização da Internet ainda melhor para os utilizadores do Windows 8.1. Para além de melhorias na navegação e na apresentação de páginas, o IE 11 trará melhorias na personalização e a possibilidade de acederem aos separadores abertos noutros equipamentos com o Windows 8.1. Agora também deixará de haver a limitação de separadores na interface Metro do IE 11.

A nova aplicação de gestão do Windows (Definições do PC) dará acesso à quase totalidade de funções sem que tenham de aceder ao Painel de Controlo, o que garante que o utilizador típico não necessitará de andar a saltar entre Painel de Controlo e Definições do PC para realizar alterações relevantes das configurações do seu Windows.

Screenshot__2__verge_super_wide

 

Resumindo, o Windows 8.1 promete múltiplas e pequenas alterações que valem pelo todo, pela melhoria geral que fazem num sistema que tinha as suas falhas. A Microsoft decidiu ouvir os seus clientes e apostar numa tática que tem dado os seus frutos com a Apple e as suas ligeiras atualiazações ao OS X. A versão definitiva é esperada para o final do ano.

Categorias
Social

Comentários