Social

«Tipicidades Urbanas» leva chef farmacêutico ao Quénia com jantares de amigos

Tiago Dias tem 25 anos e juntando a sua paixão pelo voluntariado à sua paixão pela cozinha serve jantares em casa para angariar receitas para um missão de sensibilização no Quénia.

Tudo começou com um simples convite entre amigos, e daí até ter pessoas totalmente desconhecidas em sua casa para mais um dia de “Tipicidades Urbanas” foi uma questão de tempo. A receita é simples, cada convidado é incentivado a deixar o seu donativo após cada jantar, onde Tiago promete empenho e dedicação numa noite solidária: “Tem sido um sucesso imenso, vou às compras, preparo entrada, prato principal, sobremesa, e depois cada convidado contribui com a quantia que deseja. Com a recolha destes fundos já consegui comprar a vigem até ao Quénia. Neste momento o meu foco é servir cada vez mais refeições como forma de levar mais fundos para ajudar o maior número de crianças.”

Os jantares tornam-se verdadeiras tertúlias, onde convivem amigos, amigos de amigos e totais desconhecidos, resultando em situações peculiares: “Houve um jantar que jamais esquecerei. Uma festa de aniversário de umas raparigas que eram do Norte da Europa em que não conhecia nenhuma delas”

Nas redes sociais, divulga-se o projeto e angariam-se novos seguidores/apoiantes: “Espero atingir pelas plataformas digitais amigos e conhecidos de todo mundo: pessoas com quem trabalhei, participei em projectos sociais e voluntariado ou programas de intercâmbio que integro, família e através da minha página de facebook -Tipicidades Urbanas (www.facebook.com/tipicidadesurbanas).”

Uma vez no Quénia, Tiago vai passar 6 semanas em Kibera, aquela que é considerada a maior favela do mundo em  Nairobi (capital). A sua missão é essencialmente do campo prático, junto das comunidades locais, com vista a educar e informar sobre o perigo do sexo desprotegido e suas consequências.

Amanhã realiza-se o último jantar deste que é o segundo ciclo de “Tipicidades Urbanas”, no entanto, o regresso está já agendado para o mês de Setembro: “O meu objectivo é criar um restaurante como uma associação de solidariedade para ajudar os que mais necessitam, mas tentando sempre recolher fundos de uma forma que seja realmente útil a quem contribui, aproveitando para dar a conhecer as iguarias de Portugal ao maior número de pessoas”.

Categorias
Social

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários