Televisão

Factor X: Conheça o programa

O formato internacional que que já teve 36 versões e emitido em 205 território, chega agora à televisão portuguesa na antena da SIC. A apresentação estará a cargo de Bárbara Guimarães e João Manzarra. Conheça o Factor X.

Como se inscrever 

Para começar do início, os concorrentes que ainda queiram inscrever-se  no programa, assim como os que já se inscreveram, terão de ter as idades compreendidas entre os 16 e os 76 anos podendo participar tanto como cantores a solo como em grupos. Após recepção de confirmação de inscrição, os candidatos terão de se deslocar ao local de seleção indicado com três canções ensaiadas, inclusive, os portugueses ou descendentes de portugueses residentes no estrangeiro (desde que tenham ou possam vir a ter dupla nacionalidade) também se podem candidatar à versão portuguesa do formato. Para saber mais sobre esta fase do processo, aceda ao site do programa. Quando os concorrentes se deslocarem ao local de seleção, ou seja, a primeira fase do casting, têm de levar – num CD ou numa pendrive -um conjunto de três músicas de qualquer estilo bem ensaiadas, e uma delas tem de ser em português, podendo os próprios levarem instrumentos musicais (portáteis).

O programa

Depois das primeiras audições e dos jurados já terem escolhido os candidatos que entrarão na competição, estes serão separados em três categorias: Jovens, Adultos e Grupos.

A partir deste momento, cada jurado tornar-se-à mentor e responsável por uma das três categorias. No Factor X não são apenas os concorrentes que entrarão em jogo, também os jurados competem entre si. Nenhum jurado vai querer ficar sem concorrentes, mas só um concorrente ou grupo será consagrado como o grande vencedor. O júri da versão portuguesa ainda não está fechado, tendo Manuel Moura dos Santos e a cantora Aurea, apontados como jurados do programa.

A versão portuguesa contará com quatro diferentes fases de escrutínio até ao anúncio do grande vencedor, são elas: Audições, Bootcamp, Actuações ao Vivo e a Grande Final. Na primeira fase, as Audições, a atmosfera de concerto com público ao vivo, dá às atuações uma dimensão nunca antes vista, tendo os concorrentes a oportunidade de mostrar todo o seu talento a partir do momento em que pisam o palco. O Bootcamp, a fase intermédia, será recheada de riscos e emoções, pois esta é a fase antes das actuações ao vivo, e ser eliminado nesta fase é como “morrer na praia”, portanto, é aqui que os concorrentes que chegaram até aqui, terão de dar o seu máximo. Assim que cada jurado tenha escolhido os seus melhores cantores, os finalistas iniciam a verdadeira competição, as  Actuações ao Vivo, onde terão de cantar em directo e com votação do público. Os finalistas competem semanalmente no palco do Factor X para ganhar a preferência e os votos de Portugal. Semanalmente um concorrente é eliminado até ser revelado o grande vencedor na Grande Final.

Não perca a estreia a 6 de outubro na SIC.

Categorias
Televisão