Eventos

Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio

56 anos depois, Tóquio voltará a ser palco dos Jogos Olímpicos. A votação do Comité Olímpico Internacional atribuiu à capital japonesa a organização dos Jogos Olímpicos de 2020. Madrid ficou de fora devido a dúvidas em relação à política anti-doping espanhola, ditando um resultado muito negativo para a capital.

O maior evento desportivo do planeta vai regressar a Tóquio em 2020. A capital japonesa foi a escolhida pelos elementos do Comité Olímpico Internacional (COI) para organizar os Jogos Olímpicos, numa votação em que a liderança nunca esteve em questão superando a concorrência de Istambul. 2020 marca o regresso dos Jogos Olímpicos de Verão à Ásia, 12 anos depois de Pequim 2008.

Em 1964 acolheu os Jogos Olímpicos pela primeira vez (já fora escolhida para 1940, mas o evento foi cancelado por causa da II Guerra Mundial), sendo esta a segunda vez que vai receber a competição. Entre 2018 e 2020, a Ásia estará no centro do desporto mundial: Pyeongchang, na Coreia do Sul, acolhe os Jogos de Inverno, e Tóquio recebe os de Verão.

A vitória de Tóquio foi inquestionável (60-36). Os trunfos da candidatura japonesa residiam, principalmente, no aproveitamento das estruturas existentes, pois o projecto prevê ter 85% dos recintos num raio de oito quilómetros em redor da aldeia olímpica.

Istambul foi uma surpresa, ao vencer Madrid no desempate da primeira votação. Mas não teve argumentos para contrariar o favoritismo de Tóquio. Na apresentação final, a candidatura turca procurou afastar as desconfianças motivadas pelos incidentes na praça Taksim e também pela proximidade com a Síria. O primeiro-ministro Recep Erdogan sublinhou: «[Escolher Istambul] seria enviar uma mensagem forte ao resto do mundo e aos nossos vizinhos que precisam de paz». Porém, ainda não será em 2020 que uma cidade do mundo muçulmano acolhe os Jogos.

Depois do Brasil segue-se o Japão como anfitrião da maior competição desportiva do planeta. Tóquio será a cidade que estará no centro do desporto mundial em 2020.

Categorias
EventosSocial

Licenciada em Ciências da Comunicação e uma amante das artes! Sou actriz, adoro Reality Shows e não vivo sem um bom filme ou uma boa série. Preciso de um dia com 42 horas!