Resumos de Novelas

“Sol de Inverno”: resumo de 6 a 12 de Janeiro

[tps_title]Ep. 97[/tps_title]

Andreia descobre que Luís está a fazer chantagem com Margarida e destrói o material com que ele estava a extorquir à cunhada dela. Luís ameaça Andreia de morte e puxa-lhe os cabelos, usando de violência excessiva

Na recepção da Boheme, Sofia tenta digerir como pode os beijos que viu entre Manel e Laura, dizendo que só ali foi buscar uns documentos. A rival troça e diz que ela não deve matar-se a trabalhar. Sofia passa por Manel e olhos nos olhos diz-lhe que ele é mesmo uma desilusão, entrando irritada no gabinete, enquanto eles vão embora. À beira das lágrimas, Sofia cerra os dentes e decr3eta que quando acabar com Laura, o próximo da lista será Manel.

Beatriz chora enquanto põe a mesa e Adelino fica revoltado por ver o sofrimento em que ela se encontra. A filha confessa que está magoada por não conseguir que Joana a respeite, ao contrário do que sucede com Sofia. O pai faz-lhe ver que Joana respeita a tia por causa de tudo o que ela lhe dá, como o carro ou o emprego novo. Adelino compromete-se a falar com a neta e a dizer com dureza se for necessário, que ela é livre de se ir embora, se quiser. Beatriz teme que a filha tome essa opção e prefere aguardar com paciência que ela mude o seu comportamento.

Salvador e Matilde brincam e namoram durante a lua-de-mel, com pouca vontade de voltar aos problemas que deixaram em Lisboa.

Margarida chora ao consultar o seu correio no computador e apaga o vídeo que lhe enviaram. Nisto, recebe uma chamada de Inês que lhe diz estar ao portão à sua espera. Margarida repreende-a por não cumprir o que ela já lhe pediu várias vezes, ou seja, avisar quando a quiser ver.

Na cozinha, Rita pede conselhos a Dulce sobre a maneira de conservar a salada de frutas e agradar aos patrões. A governanta responde-lhe com frieza, dizendo que tem de descobrir sozinha e que Isabel bem a avisou mas só agora ele percebeu o seu jogo. Rita fica surpreendida com aquela resposta e vai servir Teresa. Margarida surge acompanhada por Inês e Dulce avisa-a que tem ordens de Laura para não permitir a entrada da amiga. As raparigas ficam por momentos a sós e Margarida volta a dizer a Inês que nunca mais a procure ali em casa. Falando da chantagem de que está a ser vitima, Margarida conta que conseguiu evitar que Laura visse o vídeo que lhe enviaram, pois conseguiu destruí-lo a tempo. Inês pede-lhe cem euros emprestados porque está numa situação difícil. Margarida lembra-lhe que também está praticamente sem dinheiro, pois teve de o gastar para pagar a quem tem estado a chantageá-la. Apesar disso, Margarida vai ver o que pode fazer por ela.

Lúcia deixa o palacete e Lé despede-se emocionada da amiga, confessando que vai morrer de saudades dela e também dos filhos, Matias e Violeta. Lé não se conforma com a nova gestão que Concha começou a praticar no hotel e Lúcia tem dúvidas se não está a cometer o mesmo erro duas vezes por ir viver de novo com Vicente. Até porque, se Violeta está agradada com a situação, já Matias acha que a reconciliação dos pais não vai resultar. Lúcia confirma que a polícia não descobriu quem lhe assaltou o bar, considerando que está em maré de azar. Lé entrega um amuleto à amiga que sorri agradecida.

Rita pede a Isabel que se encontre consigo no bar da praia para se desculpar por tudo o que fez de mal enquanto trabalhou na fábrica. Isabel fica surpreendida com esta prova de humildade e ainda mais desconfiada quando ela afirma que as desculpas são extensíveis às colegas, especialmente a Lurdes que quer ir visitar para pedir perdão. Isabel avisa que é melhor não chegar a tanto, pois deve ser a última pessoa que ela quer ver. Rita insiste em dar ideia de que está arrependida e garante que vai provar ser uma pessoa de confiança. Isabel não acredita que ela tenha mudado desta maneira.

Lurdes exige a Jacinto que colabore mais nas tarefas domésticas mas ele irrita-se com a conversa e sai porta fora a dizer que vai jantar ao café. A mulher fica chorosa com a sua atitude.

Ao jantar, Horácio conta que a fábrica vai arrancar com a nova colecção de sapatos que nem todos aprovam. Rosa insiste para que ele se reforme mas o marido reforça que esse é um assunto encerrado. Vasco corta o rumo da conversa e conta todo contente que falou com o pai. Ana fica incomodada e quer saber como, já que ele não tem telemóvel. O filho explica que Violeta lhe emprestou o seu. Rosa pergunta do que é que falaram e o neto responde que combinaram o que vão fazer no fim-de-semana. Ana intervém e acusa o miúdo de estar a inventar coisas só para a fazer sentir mal. Horácio sai em defesa do neto e chama a atenção de Ana, lembrando-lhe que está a falar com o filho. Ela fica ainda mais irritada e sente-se cercada por todos os lados quando Rosa diz que quando lhe ligou de tarde a despachou e que não lhe pareceu que estivesse em qualquer reunião. Ana sente-se acossada e, depois de responder mal à mãe, levanta-se da mesa sem sequer acabar o jantar. Vasco sente-se culpado mas os avós desculpam a atitude da mãe com o facto de ter passado um dia difícil.

Simão e Nuno visitam Teresa, que está muito debilitada, por estar a gravar-se a sua insuficiência renal por via da infecção que contraiu. A gestora elogia as flores que lhe levaram e como Nuno já está a par da chantagem que estão a fazer com a irmã, conta que continuam a querer extorquir-lhe dinheiro e que a polícia ainda não conseguiu descobrir quem está por trás de tudo. Simão também não deixa a irmã sem novidades e conta a Teresa que Sofia ocupou o gabinete de Laura e que ela está agora no seu gabinete. Teresa não se rala por estar a dividir o espaço com a mãe, vincando para Simão que lhe têm de dar o máximo apoio nesta questão.

Laura e Manel terminam o jantar e ela vai direita ao assunto, tentando perceber se ele ficou muito incomodado com a o facto de se terem cruzado com Sofia na empresa. O encarregado de negócios da Boheme reconhece que a situação foi melindrosa e que Sofia tem todas as razões para o odiar. Laura vai abraçar Manel e afirma que ela é que é vingativa e lembra-lhe de quem ela o livrou.

Sofia comenta com Beatriz o facto de Manel estar agora junto com Laura e desabafa que acabam por estar bem um para o outro. Beatriz não acredita como é que Manel foi capaz de cair nos braços de Laura, depois de saber de tudo o que ela fez. Sofia assume que nunca devia ter caído na conversa dele. Para mudar de assunto, pergunta à irmã se o seu pretendente já se deixou conhecer em carne e osso. Beatriz confessa que, por enquanto, se estão a ficar pela troca de mensagens e Sofia aconselha a irmã a avançar para um conhecimento mais aprofundado quando estiver preparada com isso. Até lá que se desculpe e diga que está no Algarve.

Célia não quer assumir os louros da vitória no caso do avô de Mariano mas quer o livreiro, quer Fábio, insistem em dar-lhe os parabéns. Fátima também está presente e apaga fotos do telemóvel, onde aparece com Carlos ou ele sozinho. Mariano pergunta se ela está finalmente curada, mas a empregada do palacete começa a cantar um poema de Florbela Espanca, adulterado por Fábio. Mariano confessa que não estava à espera de os ver naquele registo e decide agradecer publicamente a Fátima por lhe ter tomado contra da livraria e ter aumentado as vendas. Mariano recebe uma mensagem e desilude Fátima ao dizer que afinal não se vai encontrar com Penélope, porque ela está no Algarve. Fátima diz que eles são uns atadinhos.

Rita conta a Dulce que se foi desculpar a Isabel pelo comportamento que teve com ela e também com as outras colegas da fábrica. Dulce não confia e afirma que vai confirmar a sua história junto da afilhada. Rita assume que nada tem a esconder.

Lurdes confessa a sua preocupação ao filho pelo facto de Jacinto ainda não estar em casa, temendo que ele se tenha excedido nos copos. Artur tranquiliza-a e diz que vai buscá-lo.

Concha descobre que Lé está a deixar Tomás de borla no palacete e faz um escândalo, zangando-se outra vez com a mãe. O surfista diz que vai embora para não arranjar problemas mas Lé diz que ela é que manda ali.

Artur regressa a casa com Jacinto, que vem alcoolizado e quase não se tem em pé. Lurdes fica num misto de fúria e desilusão, enquanto Artur força o pai a ir tomar um banho.

Lúcia dá o pequeno-almoço aos filhos no bar da praia e Violeta pergunta a Matias quanto mais tempo vai ficar amuado. O irmão diz apenas que preferia que as coisas entre a mãe e o pai continuassem como estão.

Noutra mesa estão sentados Inês e Luís. Ela conta que Margarida conseguiu destruir o DVD antes de Laura o ver. O bandido mostra-se incrédulo mas insiste em perseguir com a extorsão, convicto de que Margarida lhes vai entregar os vinte mil euros.

Andreia fala ao telefone quando repara que Luís se esqueceu do computador em casa. Assim que desliga, não resiste à curiosidade e vai espiolhar o que ele tem lá dentro. Para seu espanto, dá de caras com o vídeo da orgia em que aparece Margarida e com os emails que com ela foram trocados. Andreia percebe que Luís está a chantagear a ex-cunhada e chama-o dizendo que ele se esqueceu do computador em casa.

Manel visita Teresa e depois de se inteirar do seu estado de saúde comenta com a amiga o facto de Sofia ter tirado Laura do seu gabinete. Teresa afirma que têm de conseguir tirar Sofia da empresa e ambos concordam que só adquirindo os dois por cento da quota a Andreia, ou rezar para que Eduardo esteja vivo e ela seja obrigada a devolver esse património. Manel diz que Laura não acredita que Eduardo esteja vivo embora a investigação esteja a decorrer muito bem.

Sofia invade o gabinete de Teresa, onde Laura está instalada e leva a que ela lhe recorde as boas maneiras e da próxima vez bata à porta, pedindo a Benedita para a anunciar. Sofia irrita-se e comunica-lhe que decidiu acabar com a campanha publicitária para a nova colecção, pois não justifica gastar uma fortuna em publico. Laura protesta e chama-lhe maluca e Sofia contrapõe que se eles não têm fugido ao fisco e pago uma elevadíssima multa. Antes de sair da sala, Sofia provoca Laura, esperando que o jantar tenha corrido bem.

Andreia espera por Luís que chega vidrado ao bar da praia, vidrado no computador. Ela não perde tempo e afirma que descobriu a chantagem hedionda que ele está a fazer com Margarida e que destruiu todo o material que a possa comprometer. Luís fica tão desnorteado que a ameaça de morte, dizendo por várias vezes que precisa do dinheiro.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários