Música

Beyoncé criticada pela NASA

A cantora Beyoncé tem sido alvo de duras criticas na última semana por astronautas da NASA e familiares das vítimas do acidente com o space shuttle Challenger, que em 1986 se desintegrou momentos depois da descolagem, vitimando seis pessoas. No centro da polémica está o tema ‘XO’, do seu novo álbum, que  inicia com um sample da mensagem proferida por Steve Nesbitt (antigo porta-voz da NASA), na altura do acidente, dizendo que «os controladores de voo estão a observar atentamente a situação. Claramente há uma grande avaria».

As críticas surgiram da agência espacial norte-americana e das próprias famílias das vítimas, que alegam que o acidente está a ser trivializado.  A viúva do capitão do Challenger, disse, segundo a ABC: “ficámos frustrados quando percebemos que um clip áudio do dia em que perdemos a nossa heróica tripulação do Challenger tinha sido usado na canção ‘XO’. O momento incluído nesta canção é difícil, em termos emocionais, para as famílias Challenger, colegas e amigos. Sempre tentámos concentrar-nos na forma como eles viveram e no legado que deixaram e não na forma como os perdemos”. Outros funcionários da NASA também se referiram à utilização do sample como “inapropriada” e “insensível”.

Beyoncé reagiu às criticas e pediu desculpa, garantindo que se trata de uma homenagem aos astronautas que perderam a vida naquele dia. “A canção foi gravada com a sincera intenção de ajudar aqueles que perderam entes queridos, e para nos lembrar que acidente inesperados acontecem, pelo que devemos aproveitar e agradecer todos os minutos que passamos junto daqueles que amamos”, escreveu a cantora num comunicado divulgado esta semana. A cantora, de 32 anos, diz também que o sample foi incluído “como homenagem ao trabalho altruísta da tripulação do Challenger, esperando contribuir para que nunca sejam esquecidos. Os meus sentimentos vão para as famílias daqueles que morreram no desastre Challenger”  sublinhou Beyoncé perante a polémica.

Veja o vídeo da polémica:

Categorias
Música

Designer de profissão, apaixonada por tudo o que é visual e cultural. https://www.facebook.com/sarayall.design

Comentários