Resumos de Novelas

“Sol de Inverno”: resumo de 13 a 19 de Janeiro

[tps_title]Ep. 104[/tps_title]

Luís tenta envenenar um cavalo e é descoberto por Matilde. Ao tentar matá-la, a rapariga defende-se e derruba-o com um ferro de marcar animais. Na fuga cruza-se com Laura e conta-lhe o que aconteceu. A sogra vai às cavalariças e aproveita o facto de o antigo treinador estar por terra para soltar um cavalo e fazer com que o animal o pise repetidas vezes. Rita assiste chocada à cena e Laura repara que ela está a ver.

 

A discussão entre Sofia e Matilde sobe de tom e nem Adelino consegue atenuar o peso das palavras. Sofia continua a gritar que Matilde escolheu ficar ao lado de Laura e que quando perceber o erro que cometeu ela já não estará disposta a fazer parte da sua vida. Matilde incorpora um sentimento de tristeza e indignação e diz que também não precisa dela para nada, saindo do cemitério, insensível à censura do avô, que também repreende a filha por ter sido tão dura. Sofia assume que não conseguiu controlar-se.

Manuel toma um café no bar da praia e está feliz depois de ter participado no treino de surf de Vasco, confidenciando que teve de ficar mais um pouco a brincar com o filho antes de poder descansar. Depois de ficar sozinho telefona a Laura, contando que encontrou Margarida na praia e que viu Luís a provocá-la. Laura agradece o aviso e convida Manuel e Vasco para jantarem lá em casa, mas fica algo desapontada com o namorado que prefere ficar a desfrutar sozinho a companhia do filho. Sem se deter, assim que desliga a chamada vai procurar Margarida. Esta conversa com Teresa no quarto da irmã, justamente por se ter cruzado com o antigo treinador na praia. Teresa é de opinião de que devem contar tudo á mãe e, assim que ela aparece compele a irmã a contar-lhe toda a verdade. A medo, Margarida confessa que foi vítima de chantagem, num esquema montado por Luís com a ajuda de Inês. Teresa acrescenta que a chantagem foi exercida por causa de um vídeo íntimo em que Margarida é a protagonista. Laura fica furiosa e repreende Margarida com violência, pedindo-lhe que saia, para falar a sós com Teresa, a quem se mostra indignada por, afinal, ser a única da família que não sabia do problema. Laura está tão irritada que assegura que se Margarida fosse mais nova, ia para um colégio interno.

Beatriz está à procura de mensagens do seu amigo secreto quando é surpreendida pela entrada do pai e da irmã, que chegam a discutir. Adelino diz que Sofia foi longe demais ao expulsar Matilde do cemitério, quando a filha soo pretendia visitar a campa do pai no dia em que ele faria anos se fosse vivo. Sofia afirma que não está arrependida, levando o pai a perder a cabeça e a sugerir que a família foi bem mais feliz quando ela esteve fora. Ao perceber o que disse, Adelino vai cuidar do pássaro e Beatriz tenta amenizar o ambiente, vincando que o pai não quis dizer aquilo. Sofia, ainda em tensão, balbucia que foi mesmo aquilo que ele quis dizer.

Nuno comenta com Simão a frequência com que Laura os convida para jantar. Simão brinca com o namorado e diz que da próxima vez pedirá à mãe que ligue para ele para o convidar directamente. Nuno percebe a piada e muda de assunto, dizendo que a assistência social vai visitá-los no dia seguinte para avaliarem mais uma vez se existem condições para a adopção de uma criança. Acabam por concordar que precisam de contratar alguém que cuide da casa. Simão confessa que Dulce lhe faz muita falta e pede a Nuno que o leve ao colo para o banho. Ele despe a camisola e atira-lha à cara, depois de dizer que os tempos de principezinho acabaram.

Lé ajuda Mariano a organizar a livraria para iniciar o curso de escrita criativa e recebe uma chamada de um amigo que revela terem encontrado Jacinto. Lé conta ao livreiro que o descobriram porque foi pedir comida a um posto de atendimento dos sem-abrigo, confessando que não sabe como vai dar a notícia a Lurdes. Lé lembra-se de perguntar a Mariano se já ligou o telemóvel para ver se a amiga lhe enviou mensagens ou tentou ligar. Ele desculpa-se com o facto de ter deixado o telefone no quarto porque a bateria do aparelho deve descansar. Lé exclama que essa é uma mentira em que ele próprio não acredita.

Concha regressa ao palacete e conta com algum pesar que Artur está a recuperar bem do acidente e que Lurdes está de rastos pelo que aconteceu ao filho. Célia incentiva Fátima a verificar que surpresa é que Carlos lhe preparou junto ao coreto, depois de a empregada receber mais uma mensagem do motorista. Fátima faz o caminho para o exterior em cima de tapetes ligados entre si e depara-se com Carlos que lhe entrega a rosa que carregava na boca, ao mesmo tempo que a desafia para dançar o tango. A dança começa muito bem, marcada por uma paixão arrebatadora, mas acaba muito mal pois Carlos faz um movimento menos controlado e faz com que a rapariga caia no chão. Aflito, Carlos leva-a em braços para dentro, mas Fátima está demasiado furiosa e expulsa-o do palacete, contando a Lé o desastre que foi o desempenho do motorista.

Mariano surge animado a informar que não faltou ao encontro com a amiga, pois acaba de receber uma mensagem em que ela também desmarcava o compromisso. Lé acha que ela deve ter sentido o mesmo medo que ele sentiu. Fátima, ainda afectada pelo incidente com carlos diz que mariano é maluco.

Salvador consola Matilde que está a chorar depois da discussão que teve com Sofia no cemitério. Matilde limpa as lágrimas e ele promete que a acompanhará ao cemitério no dia seguinte. A mulher acha que é melhor irem jantar a casa de Laura, porque até será bom para se distrair. Salvador confessa que também gostava de falar com Dulce e comenta com a mulher a conversa que teve com Isabel, contando que ficou a saber que, afinal, Francisco era mesmo o seu pai, sentindo-se não como um adoptado mas sim como um bastardo, convencido de que Laura passará a ser uma má recordação por ter sido traída.

Dulce critica Isabel por ter contado a Salvador que é a sua mãe e teme as retaliações de Laura quando a patroa descobrir que ele já sabe toda a verdade.

Horácio conta a Rosa que Jacinto foi localizado a pedir comida na rua e diz que vai tentar encontrá-lo para o convencer a voltar para casa. Nuno chega entretanto e convida a mãe para trabalhar com ele na florista. Rosa dispõe-se a começar logo no dia seguinte e o filho reconhece que até dá jeito porque vai ter mais uma entrevista com a assistente social, para o processo de adopção. Horácio mostra-se desconfortável com o assunto mas perante o desagrado de Nuno, afirma que não se vai meter mais. Rosa pergunta se Nuno tem falado com Ana e ele reconhece que se não for ele a ligar a irmã não dá notícias.

Manel disciplina Vasco e força-o a fazer os trabalhos de casa antes de voltar a brincar, afirmando que não quer que ele tenha negativa outra vez a Matemática. O filho conta que o professor acha que é apenas um problema de concentração.

Laura telefona a Luís e avisa-o para deixar Margarida em paz. Ele responde-lhe que não está em posição de fazer ameaças mas Laura redobra a sua raiva e afirma que não o vai avisar uma segunda vez, pois agora o assunto passou a ser consigo.

Manel ajuda Vasco a fazer os trabalhos de casa e ao ver a caderneta do aluno repara que o filho tem um recado do professor por não ter ainda calculadora, nem um teste assinado. Vasco conta que a mãe se esqueceu e mostra receio de que se o pai conversar com ela sobre o assunto ela se volte a cortar, pois fica sempre muito irritada. Manel fica muito preocupado e penalizado por ver i filho à beira das lágrimas.

Depois do problema que viveu com a chantagem de Luís, Margarida treina no picadeiro sob o olhar atento da sua nova treinadora.

Em casa, Laura demonstra o seu desagrado aos filhos por lhe terem escondido a chantagem que Margarida sofreu e afirma que a sua vontade é colocá-la numa clínica ou num convento a fazer meditação. Teresa confidencia que a irmã lhe contou que tem uma atracção por coisas que sabe serem erradas e afirma que a irmã precisa de ser orientada para se dar com as pessoas certas. Quando Simão e Nuno chegam, Salvador aproveita para dizer que vai à cozinha saber porque é que as bebidas ainda não estão prontas, mas o seu propósito é falar com Dulce sobre Isabel. A governanta livra-se rapidamente de Rita a quem ordene que leve os aperitivos para a sala e, interpelada por Salvador, desculpabiliza Francisco por não lhe ter contado que era o seu verdadeiro pai. Dulce afirma que a relação de Francisco com Isabel foi apenas um devaneio e que ele lhe escondeu a verdade porque queria protegê-lo. Salvador assegura que nunca conseguirá compreender a opção do pai mas Laura chega nesse instante fazendo com que Dulce mude de assunto.

Simão confirma a Teresa que também vai ser entrevistado para o processo de adopção. Salvador fica constrangido com o assunto mas o momento é quebrado pelo regresso de margarida que vem do treino de equitação.

Vasco aproveita o facto de Manel não estar ao pé de si para enviar em nome do pai uma mensagem a Sofia. Ela conversa com Beatriz sobre a nova colecção que a Boheme está prestes a lançar e fica irritada quando lê no telemóvel a suposta mensagem de Manel que diz que precisa de falar com ela. Sofia diz à irmã que não tenciona responder. Vasco fica impaciente por não ter resposta ao que escreveu e envia nova mensagem. Beatriz insiste com Sofia e a irmã acaba por responder à nova mensagem que pensa ser de Manel.

Laura conversa no seio da família e confessa que lhe vai ser difícil encarar Sofia e Andreia na reunião da administração da empresa. Matilde fica desconfortável e decide ir apanhar ar. Laura deseja não a ter perturbado. Salvador confirma que está tudo bem com a mulher.

Matilde vai até às cavalariças e descobre Luís que avança para uma das boxes onde está um cavalo. O antigo treinador prepara-se para envenenar o animal, mas Matilde faz com que ele se detenha, dizendo com ar ameaçador que ela não devia estar ali. Ela afirma que é uma questão de tempo até que a polícia o apanhe mas Luís não se atemoriza e ataca-a. Na fuga, Matilde apanha um ferro que encontra e bate-lhe com ele na cabeça. Luís tomba no chão inanimado e sangra abundantemente. A rapariga foge e encontra Laura que andava à sua procura. Atabalhoadamente conta à sogra que acabou de matar Luís nas cavalariças e que têm de chamar a polícia. Laura tenta acalmá-la e pede-lhe que não conte nada do que se passou. A empresária dirige-se às cavalariças e depara-se com Luís que lhe pede ajuda e tenta rastejar para dentro de uma das boxes. Com uma expressão de quem está prestes a exercer uma terrível vingança, Laura diz que já o tinha avisado, ao mesmo tempo que agarra num chicote e desprende um cavalo. Laura fustiga o animal e faz com que ele pise Luís consecutivamente. Rita, em estado de choque, observa tudo e Laura repara que ela está a ver.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários