Resumos de Novelas

“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de Janeiro

[tps_title]Ep. 109[/tps_title]

Destaque: Sofia e Matilde fazem as pazes, unindo-se para destruírem Laura.

Teresa fica radiante quando o seu médico lhe comunica ter encontrado um rim compatível para lhe fazer o transplante. O único senão é que o dador padeceu de hepatite C e Teresa é foçada a decidir se mesmo assim quer fazer a cirurgia

 

Matilde e Sofia fazem as pazes e tornam-se aliadas para se vingarem de todo o mal que Laura lhes fez.

Laura conversa com Teresa e mostra-se convencida de que conseguiu o seu objectivo de virar definitivamente Matilde contra Laura. Segura que as tem na mãe, confessa que a sua grande preocupação se prende com Margarida, equacionando a hipótese de a internar numa clínica. Teresa diz que a irmã não é uma drogada e que uma decisão dessas não pode ser imposta. Laura promete fala com a filha mais nova mas insiste que Margarida tem um problema de adição que tem de ser resolvido.

Depois de Sofia se ir embora, Matilde assume perante Salvador que acredita que foi a mãe dele a matar Luís e a tentar culpá-la por isso. O marido é apanhado de surpresa pelo argumentos que ela utiliza, pois questiona porque é que Laura entregou o vídeo à polícia, apagando as imagens em que ela própria aparecia nas cavalariças. Salvador fica sem saber como reagir e propõe que viagem para Londres. Matilde lembra que não pode sair do País e garante que depois do que se passou ele não pode esperar que volte a falar com Laura.

Concha, Lé e Mariano não escondem a sua perplexidade pelo momento delicado que Matilde está a viver. Lé diz que pelo menos o emprego está a salvo, mas Mariano acaba por revelar que nem isso é certo, pois o avô descobriu toda a verdade e quer que ele lhe devolva todo o dinheiro que lhe foi dando para o curso de Direito. Mariano está convencido que vai ter de vender a livraria, enquanto Lé acredita que Afonso pode aceitar um plano de pagamento da divida. O livreiro não se convence disso e continua muito desanimado.

Ana lê o recado que uma professora escreveu na caderneta de Vasco, dizendo que ele esteve desatento na aula. Furiosa, decreta que o castigo que vai sofrer é deixar de fazer surf. O filho fica desolado e nem a intervenção de Rosa chega, pois Ana exige à mãe que não se meta no assunto. Nesse momento, Horácio entra em casa levando consigo Jacinto, que se transformou num sem abrigo. Vasco repara na sua barba grande e Ana repreende-o. Horácio força o amigo a ir tomar um banho e a vestir roupas lavadas, para depois jantar com eles. O amigo resiste, mas acaba por se render. Vasco comenta que Jacinto cheira mal.

Benedita elogia os dotes culinários de Simão e Nuno, concordando todos, na brincadeira, que esse poderia ter sido um trunfo a jogar na entrevista com a assistente social que avalia as condições deles para adoptarem uma criança. Nuno confessa que a entrevista correu muito bem e Benedita reconhece que também gostava de ter filhos. Simão acha que já é tempo de ela esquecer Eduardo e seguir com a sua vida.

Jacinto termina o jantar e elogia o empadão de Rosa. Fica surpreendido quando Horácio conta que Artur está no hospital, depois do acidente de autocarro que tiveram. Jacinto diz logo que quer ir visitar o filho e Rosa aproveita para o convencer a falar com Lurdes. Ele lembra que foi a mulher que o expulsou de casa e assume que quanto a eles já não há nada a fazer. Horácio entrega um envelope com dinheiro ao amigo, que se despede deles agradecendo tudo o que fizeram por si.

Laura espera que Teresa se vá deitar para ter uma conversa séria com Margarida, dizendo à filha que pode sempre falar com ela quando precisar. Margarida responde que há assuntos que não se falam com os pais e volta a assumir os seus erros, criticando a mãe por exigir demais de si, reconhecendo que não tem a sua força. Laura responde que se é exigente é porque quer que ela seja uma vencedora. A conversa termina com Margarida a emocionar-se e Laura a dar-lhe um abraço repentino.

João Maria visita Matilde e Salvador para lhes transmitir o seu apoio para o que precisarem e diz ao amigo para tirar a semana para ficar junto da mulher.

Margarida vai desabafar com Teresa enquanto esta se prepara para a diálise da noite e conta à irmã que Laura tentou ter uma conversa séria com ela. No entanto, vinca que nota na mãe em relação a si, uma distância ainda maior do que o habitual. Teresa lembra à irmã que não foi fácil para a mãe ficar sozinha com cinco filhos e gerir os disparates de cada um. Margarida concorda que tem de ocupar mais o tempo e a irmã conta-lhe que vai começar a praticar pilates no dia seguinte, com um treinador que contratou. Margarida faz-se convidada para participar na aula.

Fátima volta a vestir-se de vidente e Carlos fica enlouquecido de desejo assim que a vê. Inevitavelmente acabam na cama.

Fábio está a fazer um trabalho no computador e quer Célia, quer Mariano o criticam por estar a plagiar outras investigações, apresentando-as como suas. A pensar já na noite que vai passar com a namorada, Fábio sugere-lhe acabarem o trabalho no quarto. Célia não se faz rogada e Mariano esboça um sorriso amarelo, telefonando a Beatriz, assim que fica só. Ela recusa o convite que ele lhe faz para se encontrarem, deixando-o algo desapontado.

Sofia entra em casa e procura pelo pai. Beatriz conta que Adelino já se foi deitar e que ela própria o vai fazer.

Na manhã seguinte, Sofia desperta muito animada por ser o dia em que a sua colecção da Mood fica pronta. Adelino aconselha-a a deixar a Boheme, agora que se reconciliou com Matilde. Ela responde que vai ficar apenas os meses necessários para infligir os danos irreversíveis na empresa. Adelino queixa-se de que, agora que ela fez as pazes com a filha, foi Joana a zangar-se com Beatriz. Sofia promete falar com a sobrinha sobre o assunto.

Matilde adverte Salvador de que o facto de se sentir traída pela mãe dele, não significa que esteja contra ele. O marido assegura que vai tirar tudo a limpo com Laura. Matilde acaba por ficar perturbada quando Salvador lhe diz que antes de acusar a mãe, tem de perceber se ela é realmente culpada.

Isabel espera que Salvador saia de casa para oferecer os seus préstimos, caso ele ou Matilde necessitem. Salvador trata a mãe biológica com frieza, vincando que toda a sua vida resolveu os seus problemas sem precisar dela para nada. Isabel fica destroçada com a resposta do filho.

Teresa termina a sua primeira aula de pilates com Vicente que é, afinal, o seu treinador pessoal. A conversa entre os dois é animada e fica patente que simpatizam imediatamente um com o outro.

Salvador confronta Laura para perceber se ela teve intenção de incriminar Matilde e se fez chantagem com Sofia para reaver a Boheme. A mãe finge-se indignada e baralha a cabeça de Salvador ao negar todas as suas suspeitas, assegurando que o que fez foi para proteger Matilde e que era incapaz de chantagear alguém. Laura aproveita para envenenar o filho ainda mais e avisa-o que se prepare porque se Sofia já fez as pazes com a mãe, a vida dele vai virar um inferno.

Isabel pede desculpa a Horácio por chegar atrasada à fábrica. O encarregado sugere-lhe que recupere o tempo perdido à hora do almoço e passa a conter-lhe que encontrou Jacinto na rua, transformado num verdadeiro sem-abrigo. Horácio conta que ele lhe disse ter perdido a fé em que o casamento com Lurdes.

Jacinto visita Artur no hospital e tenta manter a dignidade. O filho pergunta-lhe quando é que volta para casa mas ela não deixa qualquer esperança nesse sentido e diz que eles estão melhores sozinhos. Lurdes trata o marido com muita frieza, magoada com ele por ter saído de casa da forma como saiu.

Sofia tenta chamar Joana à razão e fazer com que ela volte a falar com a mãe. Joana lembra que foi Beatriz que lhe bateu e que antes de voltar a falar com ela tem de deixar assentar a poeira, para pensar muito bem o que lhe vai dizer no reencontro. A tia não insiste mais e leva-a a conhecer a nova equipa com quem vai trabalhar na Boheme. A sobrinha agradece mais uma vez a oportunidade que está a receber e sorri, disparando que um dia vai ter um gabinete daqueles. Sofia passa por Benedita e anuncia-lhe que a sobrinha vai começar a trabalhar na empresa.

Teresa chega á Boheme e vai direita ao gabinete que pertencia Eduardo, onde Laura e Simão estão a conversar. Depois de lhes contar que o treino de pilates correu muito bem e a consulta no médico melhor ainda, recebe uma chamada do hospital a avisar que têm um rim compatível com ela. Teresa fica lívida e sem conseguir dizer nada. Assim que se recompõe conta à mãe e ao irmão, que também não escondem o entusiasmo. No entanto, nem tudo são boas notícias, pois Teresa tem de decidir aceitar o transplante, uma vez que o dador padecia de hepatite C.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários