Resumos de Novelas

“Sol de Inverno”: resumo de 24 de Fevereiro a 2 de Março

[tps_title]Ep. 144[/tps_title]

Destaque: Teresa fica furiosa quando sabe que Laura gastou uma fortuna para comprar a coleção da Mood e que depois a fez arder só para prejudicar Sofia. Teresa afirma à mãe que não estará a seu lado nessas loucuras e Manel também dá mostras de não tolerar por muito mais tempo as suas atitudes doentias

 

Salvador e Tomás colocam um cartaz na parede do bar da praia em que anunciam a escola de surf. Margarida aparece nesse momento e quer inscrever-se para ter aulas. Salvador pergunta-lhe se quer que seja ele o seu professor ou se prefere Tomás. Este antecipa-se e, com ar brincalhão assume a tarefa, dizendo que os irmãos não ensinem bem as irmãs. Lúcia escuta a conversa e fica com alguns ciúmes.

Tomás leva Margarida para o areal e explica que a primeira aula tem de ser em terra, para que aprenda como posicionar-se na prancha. Quando ela sobe, ele empurra-a para a areia, num ato de brincadeira que arranca gargalhadas à rapariga.

Lúcia continua atenta e, sem dar muito nas vistas, pergunta a Salvador se a irmã dele tem algum caso com Tomás. Salvador responde que Margarida sente apenas gratidão por Tomás lhe ter salvado a vida.

Mariano conta a Matilde a sua mudança de atitude para com Beatriz por ter descoberto que ela era a Penélope com que ele falava na internet, encarnado a personagem de Eça. Matilde fica agradavelmente surpreendida com a história e aceita ajudá-lo a conquistar a tia, embevecida com uma história tão bonita.

Sofia conta a Beatriz que para evitar mais percalços se encarregou pessoalmente de tratar do lançamento da sua nova coleção. Ao mesmo tempo, relata que Manel foi a sua casa, adivinhando que ele não está bem com Laura. A irmã pergunta se ela ainda gosta dele, mas Sofia não consegue perdoar o facto de ele estar a viver com a rival. Sofia afirma que como Laura está a fazer terrorismo consigo, decidiu pagar na mesma moeda e lhe contou que foi visitada por Manel. De seguida, pega no telefone e combina encontrar-se com Teresa, argumentando que tem de lhe contar algumas coisas que se têm passado entre ela e a mãe.

Joana vai ter com Laura para lhe contar que Sofia persiste em lançar a sua própria coleção de sapatos mas Laura, ainda muito irritada pela discussão que teve com Manel, diz que ela não lhe está a dar qualquer novidade e que também sabe que Sofia não vai ficar de braços cruzados e vai tentar vingar-se dela. Joana fica receosa e Laura manda-a descobrir informações valiosas e diz-lhe para não lhe fazer perder mais tempo.

Eduardo aparece na Boheme com Thaís e apresenta-a a Benedita como sua mulher, abalando a secretária que tenta disfarçar a sua tristeza. Simão passa no corredor por essa altura e apercebendo-se do constrangimento da situação, aproxima-se deles. Eduardo reage com sarcasmo ao perceber que o irmão e a secretária são amigos. Simão não perde a compostura e usa igualmente de ironia enquanto conversa com o irmão. Thaís vê alguns sapatos expostos e diz em grande excitação que quer ficar com todos. Laura sai do gabinete e não fica nada satisfeita de ver o filho com a mulher, apesar de ele se mostrar simpático ao afirmar que foram de propósito à Boheme para Thaís conhecer a empresa e tomarem um café com ela.

Tomás comenta com Salvador a possibilidade de Margarida estar a sentir algo mais do que amizade por ele, mas o amigo acha que a irmã está fragilizada por se ter tentado matar, vendo nele a figura que o salvou. No entanto, Salvador não descarta a possibilidade de ela gostar mesmo dele, considerando que atendendo às fragilidades que sente, se uma relação dessas corresse mal, poderia ser problemático. Lúcia acaba por ouvir a conversa e fica ainda mais ciumenta, murmurando para si própria que tem um sexto sentido. O humor de Lúcia fica ainda mais azedo quando Vicente chega e lhe conta que no próximo fim-de-semana tem de ir ao Porto dar um curso de formação. Para seu espanto, Lúcia afirma que já nem liga a isso e que o que quer é que ele tenha mais disponibilidades para tomar conta dos filhos, pois Matias e Violeta não podem estar sempre no bar da praia quando não têm escola. Vicente promete avisá-la com antecedência quando tiver compromissos profissionais apara ela não ficar aborrecida. Lúcia garante que não está assim por isso, mas apenas por cansaço.

Adelino ganha coragem e telefona a Rosa para saber se ela já leu e se gostou dos textos que ele escreveu. Rosa desfaz-se em elogios, incentivando-o a continuar a escrever. Ao mesmo tempo precipita-se para Ana que está a sair da cadeira de rodas para o sofá, mas a filha rejeita a ajuda da mãe. Adelino aproveita o telefonema para convidar Rosa para tomarem um café no dia seguinte, proposta que ela aceita de imediato. Nuno entra em casa com Camila e conta que a filha se adaptou muito bem ao primeiro dia de escola, apesar de uma certa timidez que é compreensível no início. Nuno acaba por contar que Simão também estava um pouco nervoso com a situação e telefona-lhe a contar que tudo acabou por correr bem com a menina.

Manel lancha com Vasco no bar da praia e o filho confessa que já tinha saudades de estarem só os dois. Tomás aparece e vasco fica feliz por vê-lo. O amigo pergunta se pode contar com ele para voltar a fazer surf e Manel dá autorização, dizendo a Tomás que gostou que ele se tivesse associado a Salvador. O amigo afirma que Laura não apreciou a opção do filho mas Manel afirma que ele só tem de respeitar o que ele quiser fazer da sua vida.

Sofia encontra-se com Teresa e conta-lhe que foi Laura quem lhe sabotou a coleção, comprando-a toda, para depois a queimar. Teresa recusa-se a acreditar mas Sofia entrega-lhe o papel que a própria Laura lhe escreveu a indicar onde estão os sapatos que fez arder. Teresa ainda responde que se a ideia de Sofia é virá-la contra a mãe, não esta a conseguir mas ela responde que a única coisa que pretendia era perceber se ela tinha algo a ver com o crime, adiantando ter confirmado que não. Teresa vai embora, enquanto Sofia fica a vê-la afastar-se.

Manel acaba de ajudar Vasco a fazer os trabalhos de casa e o filho vai guardar os livros deixando o pai a sós com Laura, que acaba de entrar na biblioteca. Ela confessa a Manel que só viu o seu computador e o telemóvel por se sentir insegura e promete não repetir, desde que ele garanta que nunca mais vai estar com Sofia ou contactá-la. Nesse instante, Teresa irrompe pela biblioteca e fecha a porta com estrondo, gritando a sua indignação por ter sabido que Laura gastou uma fortuna a comprar toda a coleção da Mood, para depois a queimar. Como a mãe não nega e ainda justifica que fez o que teve de fazer, Teresa fica ainda mais furiosa e constata que também foi ela a inundar o armazém para sabotar Sofia da primeira vez, fazendo com que a Boheme esteja agora a pagar um preço altíssimo de seguro pelo seu acidente. Laura manda a filha calar-se mas Teresa não a ouve, afirmando que o que ela está a fazer é doentio e que se é para gerir a empresa assim, não contará consigo. Manel está lívido, ainda mal acreditando no que acabou de escutar. Laura reafirma que fez o que tinha de fazer mas Manel pede-lhe que não queira justificar o que não tem justificação e também a deixa a falar sozinha. Laura fica desnorteada, sem qualquer apoio.

Benedita conversa com Simão e Nuno sobre a adaptação de Camila à escola, mas não resiste a confessar ter ficado abalada ao ver Eduardo com a nova namorada. Os amigos consolam-na e afirmam que ela não pode perder o amor-próprio e que deve rejeitar qualquer aproximação que Eduardo possa vir a fazer no futuro.

Teresa está no quarto a ler e recebe uma chamada de Vicente que lhe conta que marcou o próximo fim-de-semana em Madrid para os dois e que não aceita um não. Fragilizada como está depois de ter de discutir com a mãe, Teresa aceita sem pestanejar e quando desliga o telefone, suspira que finalmente algo de bom acontece na sua vida.

Margarida conversa com Laura e pergunta-lhe porque é que Teresa ficou tão irritada. A mãe desvaloriza e responde que são apenas opiniões diferentes que têm sobre a empresa, que motivaram a discussão. Para mudar de assunto pergunta-lhe se está a dar-se bem com as consultas na psicóloga e diz que pode sempre contar consigo. Margarida aperta a mão da mãe e agradece-lhe o apoio. Eduardo entra em casa e estranha quando a mãe e a irmã lhe dizem que Thaís não está e nem disse onde ia quando saiu. Laura troça do filho e afirma que é melhor por uma trela na mulher.

Thaís está nesse momento em casa de Andreia que lhe fala do casamento que viveu com Eduardo, fazendo-a acreditar que quando lhe passar a fase de encantamento, vão começar os insultos, as amantes e até as agressões. Thaís ouve Andreia com atenção e garante que consigo nada disso acontecerá. Andreia garante que está a contar-lhe tudo aquilo apenas para a prevenir, pois já não quer mais nada com o ex-marido. Thaís agradece-lhe os conselhos mas, antes de sair, avisa que se sonha que ela se insinua a Eduardo, lhe dá uma tareia. Andreia fica frustrada, pois a conversa não teve o desfecho que imaginava.

Eduardo embirra com Vasco e manda-o para a cama, agastado com o facto de ele estar a ver desenhos animados no computador. Margarida ouve a conversa e defende Vasco, dizendo que ele estava na sala em primeiro lugar. O rapaz acaba por se aborrecer e vai-se embora. Margarida revolta-se com o irmão e dispara que ele é idiota. Eduardo não se importa e telefona a Thaís, fazendo-lhe sentir que ficou preocupado por ela não ter dito onde ia.

Camila fica radiante por Benedita lhe pintar as unhas e despede-se dela, preparando-se para regressar a casa com Nuno e Simão, cada vez mais conscientes do seu papel de pais.

João maria e Matilde tomam uma bebida no bar da praia e trocam um beijo, no preciso momento em que salvador entra com Tomás e acaba por assistir à cena. Salvador vira costas e vai embora, seguido por Tomás que percebe o que vai na alma do amigo. João Maria sente o ímpeto de lhe ir explicar que não fizeram de propósito mas Matilde segura-lhe o braço, certa de que o ex-marido não iria entender. Lúcia acrescenta que Tomás e Salvador são agora sócios e vão reabrir a escola de surf. Matilde e João Maria ficam surpreendidos com tal reviravolta, mas também penalizados, sentindo cada qual a sua parcela de culpa em relação ao que aconteceu.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários