Música

Nirvana entram no Rock and Roll Hall of Fame com concerto histórico

Com o objectivo de comemorar a introdução da banda norte-americana Nirvana no Rock and Roll Hall Of Fame e prestar tributo a Kurt Cobain, (falecido há 20 anos), realizou-se na passada quinta-feira no Barclays Center em Nova Iorque, a cerimónia que ficou marcada pela atuação histórica dos sobreviventes da banda norte-americana Nirvana – Krist Novoselic e Dave Grohl –  na companhia de quatro cantoras de origens e gerações musicais muito dispares. Confirmando os boatos de que davam Joan Jett como vocalista, os membros  sobreviventes dos Nirvana tocaram ainda acompanhados por Kim Gordon, St. Vincent e a jovem Lorde, que sequer era nascida quando Kurt Cobain morreu, em 5 de abril de 1994.

A homenagem começou com Michael Stipe, líder dos REM e amigo de Kurt Cobain e encarregue pela indução da banda, tendo dito que os “Nirvana tiveram uma voz que ansiava por ser ouvida”. Krist Novoselic, baixista da banda disse durante a homenagem que “Os fãs dos Nirvana param-me todos os dias e agradecem pela música. Quando ouço isso, penso em Kurt Cobain”. Dave Grohl agradeceu aos quatro bateristas que fizeram parte dos Nirvana antes da sua chegada.  Recebida com algumas vaias, Courtney Love, a viúva de Cobain, também falou, para dizer que tinha preparado um grande discurso, “mas que não o ia ler”. Acabou por dizer que o marido teria gostado da homenagem e surpreendeu tudo e todos ao abraçar Dave Grohl e Krist Novoselic, com quem sempre teve uma relação muito tensa e sérios desentendimentos, inclusive na justiça. “Gostaria que Cobain estivesse aqui, ele teria gostado disto tudo”, disse a cantora que, mais tarde, haveria de escrever no Twitter acerca do abraço. “O momento mais mágico da noite. Obrigado, Dave, adoro-te. Sei que isto fê-lo [a Cobain] sorrir lá em cima.” Na cerimónia estiveram também presentes a mãe a irmã do falecido cantor.

Recorde que o vocalista dos Nirvana foi descoberto já sem vida num quarto secreto sobre a garagem de sua casa em Seattle, onde se terá suicidado. Tinha 27 anos e deixou uma filha de dois anos, Frances Bean Cobain.

 

Veja o video de Lorde a acompanhar os Nirvana na música ‘All Apologies’:

 

 

 

Categorias
Música

Designer de profissão, apaixonada por tudo o que é visual e cultural. https://www.facebook.com/sarayall.design

Comentários