Televisão

EXCLUSIVO: Filipa Gomes e Filipa Vacondeus em entrevista sobre «À Boleia da Filipa»

Depois de um «Prato do Dia» especial de Natal, Filipa Vacondeus e Filipa Gomes juntam-se no «24 Kitchen» para uma verdadeira experiência gastronómica intergeracional. O Propagandista Social esteve à conversa com as apresentadoras do programa «À Boleia da Filipa» e traz-lhe uma entrevista exclusiva.

A entrevista teve lugar na apresentação à imprensa das novidades da grelha do canal «24 kitchen» que, além deste «À Boleia da Filipa», incluem também «Prazer de Comer» com o chef Nuno Queiroz Ribeiro.

Fique com a entrevista concedida pelas Filipas ao Propagandista:

Após a bem sucedida experiência com «Prato do Dia», regressam com este «À Boleia da Filipa». Já contam com muitos episódios gravados?

Filipa Gomes:
Já foram gravados muitos episódios, estamos ainda no processo de gravação.

IMG_5763Como tem corrido esta reunião de Filipas?

Filipa Gomes:
Tem sido incrível! É engraçado que nos não nos conhecíamos de lado nenhum. Eu conhecia-a da televisão, nunca me passou pela cabeça algum dia encontrá-la pessoalmente, mas de repente houve uma grande empatia entre as duas. É uma coisa muito intima. Parece que nos conhecemos à anos e anos…

Filipa Vacondeus:
Eu também a conhecia da televisão. Foi uma figura que eu me fixei logo. Que achei deliciosa portanto houve uma empatia que eu acho que não é preciso nos dizermos, vai-se ver no programa.

Que experiências destacam desta aventura?

Filipa Gomes:
Não dá para dizer… Tivemos coisas giríssimas, nos cozinhámos receitas de Norte a Sul, foi super divertido. Gostámos muito dos mercados…

Filipa Vacondeus
Para mim foi muito giro os mercados. É uma coisa que as pessoas hoje em dia já não vão tanto. Devem voltar a ir porque é uma fonte de frescura.

Filipa Gomes:
É uma sinceridade muito espontânea das pessoas que vinham ter conosco, que de repente se alienavam das câmaras e tudo e vinham ter conosco e falavam e isso era muito quentinho, era muito bom.

IMG_5771Costumam receber conselhos e sugestões uma da outra?

Filipa Gomes:
Eu principalmente, e então a Filipa Vacondeus que tem imensa coisa para ensinar, é muito generosa e não se importa nada de partilhar. Aliás, uma das coisas que ela queria era muito partilhar…

Filipa Vacondeus:
Isto foi uma brincadeira a quatro mãos, uma brincadeira seria evidentemente. Eu não era mais que ela nem menos do que ela. Juntamos realmente os saberes e os sabores que eu acho que é muito importante quando as pessoas trabalham juntas respeitarem-se que foi aquilo que aconteceu uma a outra, a forma de cada uma trabalhar. Eu acho que ela trabalha lindamente. Eu já dei provas de anos e anos portanto quem gosta gosta quem não gosta…

Filipa Gomes:
Sim, mas é óbvio que estamos a falar da Filipa Vacondeus que é uma pessoa que tem muitos anos disto e que conhece a gastronomia portuguesa como ninguém portanto acho que todos temos muito a ganhar em ver o programa. Eu própria aprendi várias coisas de todos os dias, inspirações, dicas, coisas muito pessoas e do dia-a-dia.

Filipa Vacondeus:
Quando se está a trabalhar em conjunto, e a não s gladear-se, as coisas saem espontaneamente tanto de um lado como de outro. Em nada e nunca eu quis parecer uma professora porque nunca fui é não gosto. Não gosto de ser professora de nada.

IMG_5885Este regresso à televisão é especial para a Filipa Vacondeus?

Filipa Vacondeus:
Eu nunca deixei de estar na televisão. Tinha estado três anos seguidos agora na RTP, na «Praça da Alegria», e constantemente era chamada para ir à SIC fazer uma brincadeira ou para ir à TVI fazer outra. Eu nunca deixei de estar na televisão. Com um programa é evidente que me soube muito bem voltar, sobretudo porque é uma coisa diferente. É um programa giríssimo que não há outro, tem uma vivacidade enorme…

Havia muito contacto direto com as pessoas durante as gravações?

Filipa Gomes:
Imenso, eu acho que essa é uma das mais valias, para mim foi das coisas mais enriquecedoras paralelamente com o facto de estar com a Filipa, claro. Conviver com as pessoas foi muito bom.

Filipa Vacondeus:
Até para mim, o estar com as pessoas, as pessoas ficarem contentes, o carinho e gostarem do que nós fizémos foi uma maior-valia

IMG_5811Depois do especial Natal em que trabalharam já juntas, existia o feedback que a experiencia poderia repetir-se?

Filipa Gomes:
São duas coisas diferentes, nós primeiro tivemos o «Prato do Dia», com a presença da Filipa Vacondeus, foi uma experiência esporádica. Depois as coisas têm o seu processo natural e acabámos a fazer este programa mas que começou com uma proposta da Filipa Vacondeus ao «24 Kitchen».

Filipa Vacondeus:
Fui eu que fui lá, perdi a vergonha. Gosto imenso dos programas e portanto fui lá e alvitrei se seria engraçado ou não e pegou. A proposta que fiz foi um programa neste estilo, não me atrevi em falar em Filipa nenhuma. Quando me propuseram a Filipa é que eu fiquei encantada e disse: adoro, adoro, adoro!

FOTOGRAFIA: Luís Miguel Costa

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários