Palcos & Letras

Porta dos Fundos, o Festival

E eis que do Youtube, “Porta dos Fundos” se transforma num festival. Dias 2, 3 e 5 de Julho, Lisboa abre as portas a este grupo de humor que se tornou num autêntico fenómeno viral na Internet, um dos 20 dos canais de Youtube mais vistos do Mundo.

Fábio Porchat, um dos co-criadores do grupo, atuou a solo e esgotou o Coliseu no passado mês de Dezembro. Na altura, em jeito de despedida, prometeu voltar com todo o grupo. O regresso acontece agora. Além de Porchat, vão estar em Portugal Antonio Pedro Tabet, Gregorio Duvivier, Clarice Falcão, Gabriel Totoro, Julia Rabello, Letecia Lima, João Vicente, Marcos Veras, Luis Lobianco e Rafael Infante.

Criado em agosto de 2012, o canal lança todas as segundas e quintas feiras às 15h00 de Portugal, um novo sketch. O sucesso da Porta dos Fundos rapidamente se expandiu a Portugal onde geram um tráfego mensal superior a 1 milhão de visualizações.

A aposta na sátira de vários temas, sobretudo relacionados com relações entre casais, religião e política é a tónica dominante, tornando o grupo no primeiro canal online a vencer o prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte para “Melhor Programa de Humor Para TV”.

O festival Porta dos Fundos abre no Campo Pequeno, a 2 de julho, com toda a equipa do coletivo. No dia 3, a programação passa para o Cinema São Jorge entre as 19h00 e as 00h30, onde haverá um encontro entre os elementos do grupo e alguns humoristas portugueses, com nomes bem sonantes no panorama nacional. Ricardo Araujo Pereira, César Mourão, Salvador Martinha e João Quadros são os convidados do colectivo a participarem em algumas das sessões. Nesse dia também haverá uma sessão com os guionistas do grupo e a visualização dos sketches favoritos do elenco, com a presença dos mesmos. No dia 5, o Festival encerra com toda a equipa em palco e a presença de um humorista nacional, ainda não divulgado.

Categorias
Palcos & Letras

Comentários