Cinema

Queer regressa a Lisboa em setembro e estreia-se no Porto em 2015

O Festival Queer Lisboa regressa à capital para a sua 18ª edição e estreia-se também no Porto em 2015 para onde vai ser estendido. São 120 filmes, entre longas e curtas-metragens dedicadas ao cinema de temática LGBT.

Este ano, farão parte do festival uma retrospetiva dedicada a John Waters, a estreia de cinco filmes de António da Silva, um programa especial sobre África e uma secção Panorama onde serão exibidos alguns filmes de cinema queer do último ano.

Retrospectiva John Waters

John Waters será focado nesta edição como figura de culto do universo queer-trash.  Serão recuperados cinco títulos da primeira fase da sua filmografia, a serem exibidos na Cinemateca Portuguesa: «Polyester» (1981), «Pink Flamingos» (1972), «Female Trouble» (1974), «Desperate Living» (1977) e «Hairspray» (1988).

Queer Porto em 2015

Nos dias 3 e 4 de outubro a retrospectiva de John Waters será exibida na Casa das Artes do Porto. Esta colaboração resulta da parceria do Queer Lisboa com o Cineclube do Porto e a Direcção Regional de Cultura do Norte. A partir de 2015 a Casa das Artes vai acolher a primeira edição do Queer Porto, agendada para a primeira semana de Outubro.

António da Silva

António da Silva, realizador já premiado no festival, vai regressar ao Queer Lisboa com a estreia de 5 filmes: «Beach 19», «Cariocas», «Nudes Dudes» e «PIX«. A versão explícita de «Dancers» será também apresentada em estreia nacional.

Queer Focus

Esta secção é dedicada este ano ao continente africano, numa parceria com o Africa.Cont. Serão exibidos títulos mais clássicos como o senegalês «Touki Bouki», de Djibril Diop Mambety. «Woubi Chéri», de Philip Brooks e Laurent Bocahut, «2 Men and a Wedding» de Sara Blecher (África do Sul), «Mercedes» de Yousry Nasrallah (Egipto, França), e «Dakan» de Mohamed Camara (Guiné)são outros dos títulos a serem exibidos nesta secção.

Panorama

Na secção Panorama elegem-se as longas-metragens fora de competição consideradas merecedoras de destaque no panorama internacional. «Elaine Stritch: Shoot Me» de Chiemi Karasawa, «La Partida» de Antonio Hens, e «Eastern Boys», de Robin Campillo são alguns dos títulos programados.

Livro «Cinema e Cultura Queer«

No ano em que se completam 18 anos do Festival será lançado o livro «Cinema e Cultura Queer», organizado por António Fernando Cascais e por João Ferreira. Serão reunidos vários ensaios assinados pelos colaboradores do Queer Lisboa, bem como por autores convidados e jornalistas. O livro recupera a  história do cinema queer em Portugal, fazendo uma exaustiva análise dos seus principais filmes e realizadores, como lança um olhar crítico ao cinema queer mundial. O lançamento desta publicação terá lugar a 13 Setembro em Lisboa, no Museu do Chiado, e a 3 de Outubro no Porto, na Galeria Wrong Weather.

Categorias
Cinema

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários