Resumos de Novelas

“Jardins Proibidos”: resumo de 8 a 12 de Setembro [ESTREIA]

[tps_title]Ep. 4[/tps_title]

Alfonso dança com Mariana quando, subitamente, vê Mónica. O espanhol fica tão desnorteado que acaba por pisar a namorada sem querer. Mónica, por sua vez, dá um encontrão a um convidado, sendo repreendida pelo chefe de sala que a observava.

O restaurante, onde Ju é sócia e gerente, está cheio como é habitual. Ela vai recebendo os clientes com o seu jeito carismático, inclusive um ministro que chega acompanhado da sua esposa, de Aníbal e Cecília. Conversam sobre o hospital e Ju comenta que Teresa é sua sobrinha, uma médica muito querida por todos. A conversa é interrompida pela chamada de Vasco que conta à tia o estado de Clarinha.

Alfonso procura Mónica por entre os convidados e Mariana começa a estranhar o comportamento do namorado, que está totalmente alheado. Quando finalmente se encontram ficam a olhar-se fixamente e Mariana, num gesto brusco, vira-se e bate na bandeja de Mónica, sujando o seu elegante vestido. Mónica fica petrificada, enquanto Mariana grita com ela furiosa. O escândalo é tal que a música para e os convidados aproximam-se, curiosos. Mariana é muito desagradável com a empregada e ela quase chora.

Depois das emoções e das dores que sentiu, Teresa decide fazer uma ecografia. Marta diz-lhe estar tudo bem com o bebé. A médica fica mais descansada, mas não esconde a preocupação com a condição de Clarinha. Marta aproveita a conversa e pergunta a Teresa se foi por causa de Eduardo que ela se separou de Vasco.

Tiago, o filho mais novo de Luís e Leonor, aproveita a ausência dos pais e convida Joca para ir lá a casa. Joca é um grande amigo de Tiago, um rapaz mais velho e com ar gingão. Ele aparece na casa dos Gama com um grupo de amigos do bairro e Tiago fica muito agradado a olhar para as raparigas vestidas de forma ousada.

Quando chegam à cave, Tiago relembra Gonçalo do combinado e o primo sai para os deixar mais à vontade. No entanto, para desconsolo do grupo, Gonçalo não deixa nem uma garrafa de álcool no frigorífico. Tiago e Joca decidem por música para animar a festa e as raparigas começam logo a dançar.

Teresa admite que tem uma grande cumplicidade com Eduardo. Marta tenta disfarçar, mas fica muito incomodada com a proximidade dos dois e aconselha-a a pôr tudo de lado e concentrar-se apenas na saúde da filha. Ao saírem do gabinete médico, Teresa tem Eduardo à sua espera e Marta fica a vê-los a afastarem-se, de pensamentos perdidos em memórias passadas. A obstetra recorda o dia em que fazia escalada nos Açores e caiu de uma escarpa, acabando por perder o seu bebé.

Depois da confusão, o chefe de sala despede Mónica. Alfonso pede-lhe que a readmita e, sem que ninguém veja, dá-lhe uma grande quantia de dinheiro. Mónica, que já se preparava para ir embora, fica espantada quando o chefe lhe diz para se voltar a fardar, salientando que há alguém na festa que se preocupa muito com ela.

O Dr. Luís promete aos pais de Clarinha que tudo fará para a salvar, dizendo que a criança já se encontra em primeiro lugar na lista de espera para transplantes de coração. Clarinha acorda e vê Teresa e Vasco juntos, esboçando um leve sorriso. A criança pede aos pais para não continuarem zangados e Vasco assegura-lhe que eles são uma verdadeira família. Vasco e Teresa sabem que isso é mentira, mas neste momento só querem ver a filha tranquila.

Mónica regressa ao trabalho e faz de tudo para evitar Alfonso. Do outro lado da sala, Mariana continua irritada por ter manchado o seu vestido. Enquanto isso, Tomás fala com o chefe de sala e Mónica, que os observa, pensa que foi o namorado que a ajudou a ter o emprego de volta. Tomás nega ter sido ele e Mónica, rapidamente, percebe que foi Alfonso que o fez.

Carol e Rui começam a entender-se. Enquanto dançam, ele confirma que é virgem e só se entregará à mulher por quem se apaixonar. Carol fica embevecida com a sensibilidade de Rui.

A noite de Mariana vai de mal a pior. Depois do escândalo com Mónica, Mariana tem um ataque de ciúmes e discute com as amigas, Eugénia e Isabel, que olham sedutoras para Alfonso.

No hospital, Teresa continua ao lado de Clarinha, angustiada por não saber como explicar à filha que vai precisar de um coração novo. Eduardo tenta acalmá-la e abraça-a, enquanto Marta os observa do outro lado do vidro, recordando, novamente, o dia do acidente.

Recorda como ficou gravemente ferida e que assim que recuperou os sentidos, ligou para Eduardo a pedir socorro. Mas o médico ia entrar numa cirurgia e rejeitou a chamada. Como não conseguia fazer mais nenhuma chamada, Marta arrastou-se num esforço sobre-humano, determinada a salvar-se a ela e ao bebé.

De volta à realidade, Marta tenta controlar o choro e a raiva que sente por ver a preocupação de Eduardo com Teresa. Assim que Eduardo se aproxima, ela pede-lhe que nunca mais lhe dirija a palavra.

A festa privada de Tiago está a correr tal como ele esperava. Os casalinhos divertem-se e dançam, estando cada vez mais envolvidos. Quando Tiago se preparava para beijar Mena, Luís entra na cave. Furioso, discute com o filho e manda os seus amigos saírem já dali. Tiago sente-se humilhado por ser repreendido à frente de todos.

Carol e Rui dirigem-se ao bar e, sem que ele veja, Carol pede para ele uma bebida com álcool. No primeiro gole Rui percebe que Carol o tentou enganar e vai embora profundamente desiludido. Carol fica sozinha e desconsolada por ter estragado tudo.

Clarinha parece estável, mas subitamente os seus sinais vitais alteram-se e o ritmo cardíaco está cada vez mais lento. Os alarmes de emergência começam a tocar e a enfermeira constata que a menina entrou em bradicardia.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários