Televisão

TVI define 16:9 como objetivo a médio prazo

A TVI deverá adotar as emissões no formato 14:9 a médio prazo. Luís Cunha Velho e Bruno Santos revelaram à imprensa essa vontade aquando da apresentação da quinta temporada da «Casa dos Segredos».

Questionado pelo nosso site quanto à adoção do formato de emissões televisivas, o administrador não nega a mudança: “Está nos planos, não pode ser uma coisa isolada do canal, o parque de aparelhos que existe em Portugal ainda, que não há estudos que nos ajudem a tomar uma decisão, mas aquilo que pressentimos é que ainda existem muitos aparelhos em 4:3. É obvio que o nosso objetivo é chegar ao HD, antes do HD, temos de passar uma fase intermédia que é o 16:9”.

Bruno Santos, Diretor de Programação, brincou com a questão e respondeu: “boa pergunta, pode fazer a próxima”. O diretor falou ainda em emissões num formado intermédio de 14:9 em alguns programas da antena da estação: “Fazemos uma situação de compromisso por enquanto que é o 14:9 em alguns programas, por exemplo o Rising Star e os jogos da Liga dos Campeões”.

Luís Cunha Velho afasta o cenário de emissões consertadas em 16:9, numa altura em que a RTP já adotou a norma de emissão e as privadas generalistas não demonstraram intenções de o fazer: “Eu não falo numa coisa consertada. É preciso acima de tudo perceber qual é o impacto que isso pode ter nos espectadores, ou seja, qual é o desconforto que pode vir a ter. Nós acreditamos que o parque de equipamentos que está em casa das pessoas já é muito com formatos 16:9, mas não sabemos ainda ao certo, qual é o parque real do 4:3, não será daqui para 10 anos”.

Bruno Santos acabou por sublinhar que o interesse da estação é servir melhor as pessoas e remata: “O facto é que nem nós nem a SIC, temos dado esse passo. Temos aqui uma preocupação que tenha um impacto que desagrade muitas pessoas que estão lá em casa, nós adoraríamos ter um estudo que nos confirmasse que o parque tecnológico é muito superior ao 16:9, como ainda não temos acesso a esse tipo de estudo, estamos a ser muito calculosos”.

O administrador da MediaCapital acabou por assumir um compromisso sem adiantar no entanto qualquer tipo de data: “Nós estamos a trabalhar nisso, Não é uma coisa que tenha sido esquecida. Será para breve, médio prazo”.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários