Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Novelas

“Mar Salgado”: resumo de 22 a 28 de Setembro

[tps_title]Ep. 11[/tps_title]

Amélia implora a André para que não conte a Leonor que Carlota é sua filha e de Gonçalo, pois a descoberta da verdade destruiria a sua família. O irmão fica muito indeciso mas acaba por ceder para não magoar a sobrinha, concordando que Carlota não iria compreender a imundice que Gonçalo e Amélia fizeram. Amélia abraça o irmão mas ambos ficam comprometidos quando Leonor aparece repentinamente e os vê naquela situação. Amélia vai embora e André disfarça com dificuldade o motivo que o levou a pedir a Leonor para ir falar com ele, inventando que precisa mesmo de um programador informático e quer contratar Diogo. Leonor fica desconfiada com a atrapalhação de André.

Gonçalo consegue contactar Alice que está na Síria numa missão humanitária e diz já saber que ela o traiu e contou a verdade a Leonor sobre os bebés. Desesperado, afirma estar disposto a esquecer a traição, desde que a enfermeira diga a Leonor que o que a revelação que fez era falsa e resultante da sua instabilidade emocional. Alice mostra-se determinada e responde que pela primeira vez desde há muitos anos dorme de consciência tranquila e que não tem razões para continuar a mentir. De seguida, desliga o telefone na cara de Gonçalo, que fica possesso por não conseguir restabelecer a ligação.

Idalina conta a Júlia que convidou Leonor e Diogo para jantarem em sua casa, mas fica desconfiada por Júlia demonstrar vontade de fazer o mesmo, mas arranjar desculpas para adiar o convite. Rute faz-se convidada para que Idalina a deixe ir jantar a sua casa, dizendo que gostava muito de ouvir as histórias que Leonor terá certamente para contar. Idalina responde que ela quer é estar com Messias por causa do seu dinheiro e Sílvia critica a irmã por ser uma interesseira. Rute assume que quer arranjar homem que lhe dê uma boa vida, ao contrário da irmã que rejeita estar interessada em Diogo, que lhe pareceu um rapaz parvo.

Joni rasga com grande irritação o cartaz que Tina lhe pôs na banca a anunciar que o seu peixe estava em promoção e queixa-se do prejuízo que isso lhe trouxe. Bento confessa que não sabia que o rapaz que o desviou da banca estava “ao serviço” das concorrentes, enquanto Tina goza a situação e Cremilde conta dinheiro. Aurora e Chico ainda levam peixe da banca de Joni a metade do preço e ele jura a Tina que vai dar-lhe a resposta ao ataque que lhe fez.

Leonor consegue falar com o médico que era director clínico do hospital onde o bebé que foi abandonado na igreja foi internado. Silva Ferreira assume não se recordar muito bem do caso mas indica o nome de uma médica que pode lembra-se de como ocorreu a morte da criança. Leonor mostra-se grata pela ajuda.

Amélia vai ao colégio para ver Carlota e justifica a sua presença dizendo que queria matar saudades. A rapariga fica envergonhada perante os colegas e a prima Kika, quando Amélia a abraça e a beija.

Leonor regressa a casa e repara que Diogo está a comer uma caixa de gelado, aconselhando-o a não abusar. Depois conta-lhe que a  conversa com o pediatra não acrescentou nada ao pouco que sabe sobre o bebé que morreu na altura em que também deu à luz. No entanto mostra-se esperançada que a médica que lhe foi indicada possa esclarecer algo mais. O irmão continua a pesquisa que está a fazer no computador e ela lembra-se de insistir com ele para que telefone a André para ir trabalhar na sua empresa. Diogo confessa que preferia um trabalho no Dubai e pergunta à irmã se já conseguiu saber mais alguma coisa sobre os filhos através do amigo. Leonor responde que acha que André lhe está a esconder algo.

João avisa Messias que Rute anda interessada no dinheiro que ele ganhou em França e o filho fica agastado como facto de os pais e a irmã desconfiarem da simpatia da vizinha.

Rute mostra com orgulho e até alguma excitação as roupas e sapatos que comprou. Sílvia e Daniel questionam onde é que ela foi arranjar o dinheiro, mas a irmã não abre o jogo. Hugo mostra-se indiferente mas fica zangado quando a irmã lhe diz que bebés trocados na maternidade não têm opinião.

Sara, oferece ajuda a Laurinda que está a preparar o jantar mas a sogra diz de imediato que na sua cozinha manda ela. Eva brinca e comenta com a cunhada que a adaptação à vida lá de casa parece estar a ser suave. Laurinda comenta que gostava que Eva trabalhasse consigo, em vez de estar na Polícia Marítima. Sara mete-se na conversa e apanha por tabela, pois a sogra dispara que se ela não fosse professora de educação física, talvez conseguisse um emprego. Bento só pensa em comer e pergunta a Ricardo o que faz na vida, para além de cortejar Eva. O namorado da sobrinha responde que trabalho num banco e Bento apressa-se a dizer que os fatos lhe causam falta de ar. Henrique e Filipe regressam do trabalho e o pai pergunta a Eva se está lá em casa para lhe passar mais multas. Ela devolve a provocação e pergunta se ele cometeu mais alguma infracção. Filipe também amua com o pai porque Henrique decide que na manhã seguinte ele o acompanhará até à lota para ver como se trabalha por lá. Sara, faz sinal ao marido para que não contrarie o pai.

Leonor e Diogo vão jantar a casa do mestre João. Diogo vai jogar com Messias e Pedro, enquanto Leonor conta ao mestre que já conseguiu falar com o médico que chefiava a pediatria do hospital que recebeu o bebé abandonado. Apesar de pouco ter sabido, mostra-se esperançada que a médica com quem vai falar a possa esclarecer sobre o que se passou para a criança ter morrido. João aconselha-a a ser prudente, assim que ela diz que a perda dos filhos foi um crime e que Gonçalo esteve envolvido.

André surpreende Gonçalo a discutir com Amélia por lhe ter contado a verdade sobre Carlota, confirmando que ela é a filha biológica de Leonor. André irrita-se com o facto de Gonçalo não se mostrar arrependido de ter roubado os filhos à mãe e quase o agride por isso. Amélia consegue separar os irmãos e André insiste para que contém a verdade a Leonor. Amélia lembra-lhe a promessa que fez de não contar o que sabe, mas o irmão assume que vai ser difícil guardar tal segredo. Furioso, André vai embora e diz que não vai jantar em casa, pois não consegue olhar para a cara do irmão.

Patrícia confia que André não conte a Leonor que Carlota é sua filha, na esperança de que ele queira poupar a sobrinha ao sofrimento que tal revelação lhe pode trazer. Gonçalo está cada vez mais nervoso com a situação e culpa Amélia por ter contado tudo a André.

Antónia lamenta que André não jante com a família mas a conversa segue animada, pois oferece mais um telemóvel a Sebastião, para que o irmão esteja mais contactável. Ele agradece por boa educação mas logo avisa que não o vai usar. Carlota agradece-lhe o poema que lhe fez por ocasião do seu aniversário e Kika faz um trejeito de desdém. Sebastião pergunta a Gonçalo e Patrícia como estão, causando-lhes algum desconforto. Martim quebra o silêncio que se instala e convida Sebastião para o ajudar a escolher o vinho do jantar.

Leonor elogia o jantar que Vitória confeccionou e garante que o restaurante que vai abrir será um sucesso. Diogo aproveita para contar que acaba de receber uma proposta de trabalho no Dubai. Leonor sorri, surpreendida. Rute interrompe o jantar de família, justificando o interesse em ouvir as histórias que Leonor e Diogo têm para contar sobre o paraíso onde viveram nas arábias. João critica Rute por só pensar em ter uma vida faustosa.

Nuno faz companhia a André, tentando perceber a razão de ter passado o jantar quase sem abrir a boca. Ele confessa que Gonçalo se envolveu em mais uma das suas trapalhadas e muda de assunto. Nuno conta que Leonor vai começar a trabalhar no centro de mergulho e André confessa que decidiu afastar-se dela.

Pela manhã, Patrícia vê Leonor entrar no centro náutico e fica irritada. De imediato pega no telemóvel e faz uma chamada.

Nuno recebe Leonor para o primeiro dia de trabalho e distribui as tarefas que ela acolhe com prazer.

Gonçalo conta a Amélia que Leonor começou a trabalhar no centro náutico e a irmã fica em pânico, pois Carlota foi ter aula de vela com Kika e pode cruzar-se com a mãe verdadeira no clube. Amélia telefona a Carlota e pede-lhe que volte para casa, com a desculpa de que têm de ir às compras para a viagem. Como é óbvio, Carlota recusa e diz que não vai faltar à aula que está prestes a começar. Kika comenta com a prima que a mãe dela está a comportar-se de maneira estranha. Nuno aproxima-se das raparigas e apresenta Leonor como a nova instrutora de mergulho. Leonor e Carlota cumprimentam-se com dois beijos. André chega nesse momento e olha a cena com grande apreensão.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários